Design e criação em e-mail marketing passo-a-passo

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Esta matéria apresenta um caso prático de desenvolvimento de peças de e-mail marketing, como realizado pelo e-commerce Gimba.com em 2007 e 2008.

O desafio neste caso é diferente de muitos trabalhos de design, pois não se trata de uma peça meramente estética. O e-mail marketing é uma peça singular, que carrega em si conceitos e funções. A comunicação acontece em tempo real e o cliente em potencial está a um clique da empresa ou, mais que isso, do próprio produto.

É uma responsabilidade criar peças de e-mail marketing de maneira inteligente, pois podem representar boa parte do faturamento de uma grande loja virtual, de maneira direta ou indireta, quando apresenta o site, seus produtos e serviços ao cliente.

Campanha em 2007

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Foi necessário determinar a hierarquia do e-mail e apresentá-la cognitivamente ao usuário. Fazer inúmeras versões de organização prejudicaria a navegação intuitiva.

Uma dica essencial para designers metidos a auto-suficientes: saber ouvir. Obviamente as decisões não foram tomadas somente por mim, pois sempre tivemos excelentes profissionais no e-commerce do Gimba.com. A parceria com aqueles que vieram antes de mim e detinham o conhecimento de como a empresa e um site deste porte funcionam só acrescentou qualidades ao meu trabalho.

Sendo assim, juntos definimos a hierarquia dessa primeira versão e coube a mim tornar o projeto real.

Existem duas hierarquias a serem definidas.

  • 1. A do próprio e-mail marketing;
  • 2. A do box do produto.

E assim foi desenvolvido:

Hierarquia do e-mail marketing

Convencionamos que todas as peças teriam o seguinte formato.

1. TOPO

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Dividido em três partes por discretas linhas verticais para dar a exata sensação desta hierarquia. Suprimir as linhas, por mais discretas que sejam, deixaria as informações embaralhadas, forçando um desgaste mental, mesmo que mínimo por parte do usuário e tudo que será desenvolvido partirá desta premissa.

1.1 Esquerda
Logo da Loja Virtual.

1.2 Centro
Busca no site, onde o usuário pode encontrar qualquer produto do site Gimba.com a partir do e-mail.

1.3 Direita
? Gimplus – Programa de fidelidade do Gimba.com
? Telefone do atendimento ao cliente

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2. DEPARTAMENTOS
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Todos os departamentos do site, como se o cliente nele estivesse.
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3. SAUDAÇÃO
Texto de saudação, resumindo de maneira objetiva o conteúdo do e-mail.

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Foi inserido ao redor dele um discreto contorno cinza, para dar a sensação de organização. Diferente do modelo 2006, no qual o texto ficava jogado, sem acabamento.
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4. BANNER PRINCIPAL
Arte relacionada ao produto ou conceito em destaque e com cor que transmita uma ambientação com o conceito.
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5. PRODUTOS
2 linhas com 3 produtos em cada uma delas.
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6. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Dados relevantes como a duração da promoção do e-mail, condições, exceções etc. Também com a borda cinza que dá a noção de acabamento e organização visual.
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HIERARQUIA DO BOX DO PRODUTO

BOX
Separar o produto em discretas caixas não se trata apenas de acabamento. Essa prática cria uma organização visual instantânea e intuitiva para que o cliente compreenda melhor o conteúdo de cada produto, sem misturar ou se confundir com tantas informações. Parece um conceito simples e de fato é, mas, note a diferença:
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Repare outros modelos de disposição de produtos em E-mail Marketing sem a utilização de algo que dê senso de organização aos itens e pode causar desconforto ou confusão ao cliente:
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e
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Segue a organização do box:

1 TÍTULO
Esta é uma diferença que parece insignificante, mas é de fundamental importância para o cliente identificar imediatamente o que é o produto, visto que as fotos nem sempre são suficientes. Colocar primeiramente a foto e depois o que é o produto praticamente misturado com suas especificações prejudica a identificação instantânea do que é cada produto.
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Repare a diferença de identificação imediata do que se trata o produto, sem o texto, o tempo que o cliente demora para identificar as imagens de alguns produtos.
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2. IMAGEM
É recomendável que as imagens sejam mais que atraentes e mostrem detalhes que possam ser decisivos no impulso da compra. É também verdade que nem sempre é possível conseguir as imagens assim, visto que estas são enviadas de cada fornecedor e, na habitual correria do dia-a-dia, é praticamente impossível monitorar todas uma a uma.
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3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Agora que o cliente já assimilou instantaneamente o que o produto é, chegamos ao momento adequado para informá-lo dos seus respectivos atributos. São eles marca, versão, qualidade, quantidade e toda e qualquer informação que o defina e o diferencie de seus similares.
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4. DESCRIÇÃO
Este é um espaço que qualifica e agrega valor ao produto. Uma descrição com retórica explicativa, atrativa e vendedora é uma maneira de tornar a experiência do cliente mais estreita e aproximá-lo da compra.
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5. PREÇO
A disposição dos preços é uma célula à parte em toda a composição do e-mail, visto que a organização, além de ser feita internamente neste box, também é realizada com os boxes vizinhos, tornando o layout limpo e organizado.

Aparentemente, esta prática pode parecer preciosismo de designer, mas não é. A função do designer é transformar conteúdo em produto de consumo e uma peça totalmente organizada e limpa visualmente faz com que o inconsciente do usuário trabalhe menos e a sua concentração resuma-se a aproveitar o conteúdo de maneira simples e objetiva.

Assim, a ordem dos valores seria sempre:
. De
. Por
. Economize
. (respiro)
. Parcelamento

A fonte escolhida para “de” e “economize” são pequenas, visto que são informações hierarquicamente inferiores à por e ao parcelamento que também têm tamanho idêntico entre si. As cores do valor de “por” e do valor de “parcelamento” também são iguais, criando no inconsciente do cliente uma sensação de equivalência. O respiro entre o “De/Por/Economize” e o “parcelamento” é para distinguir e individualizar que informação está conexa. “De/Por/Economize” é um bloco de informações que se completam e o “parcelamento” é outro bloco de informação.

Cabe também salientar que quando uma das informações é suprimida, ou seja, não existe “De/Por/Economize” ou o “parcelamento” a informação é excluída, mas nada entra em seu lugar, deixando seu espaço vago. Em princípio pode parecer desperdício de espaço ou que o vazio pode incomodar o usuário, mas ao colocar as informações lado a lado, compreende-se imediatamente a sensação de integração e organização cognitiva que essa ação transmite.
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6. BARRA GIMPLUS
Como mencionado anteriormente, o Gimba.com possui um programa de fidelidade e a barra Gimplus informa o número de pontos que o cliente ganha na aquisição de cada produto.
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7. OUTROS ELEMENTOS

7.1 Cor
As cores do Título, Informações Técnicas, valor/Por, valor/Parcelamento e Barra Gimplus são sempre as mesmas do banner principal.

É importante que o usuário identifique cada e-mail como único. Para isso, usamos o mesmo padrão de organização, mas com cores diferentes. Como os e-mails são enviados com freqüência, é interessante que um e-mail não se confunda com outro, pois as promoções anunciadas duram 7 dias, e fica mais fácil para o cliente encontrar um produto que viu dias antes, perdendo o mínimo de tempo.

A cor da fonte dos textos longos passou de preto para cinza escuro. Branco e preto é o maior contraste possível e minimizando esse alto contraste na leitura, minimizamos também a possibilidade de desconforto na leitura.
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7.2 Linhas Horizontais
As linhas horizontais separam os micro-blocos de informação dentro do box do produto, sempre com a intenção de tornar a organização clara para o usuário.
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7.3 Selo FRETE GRÁTIS

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Anteriormente, quando um produto apresentava Frete Grátis, era meramente adicionado um texto tímido com essa inscrição. Como este é um predicado muito atrativo para pessoas que compram online, imaginei que essa informação merecia mais destaque. Contudo, não poderíamos nos contentar em colocar essa informação maior e posicionada, em cada envio, de maneira diferente. Foi criado então um selo padronizado, sempre colocado no mesmo lugar: canto superior direito do box. Caso apareça o selo no canto superior direito, o usuário habitual já entende que se trata de Frete Grátis e quando não está posicionado ali, entende automaticamente que não.
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Não sendo mais necessário ler o termo frete grátis.
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7.4 PROMOÇÕES EVENTUAIS
Uma linha com a arte de alguma promoção eventual do site.
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EMAILS ESPECIAIS

1 TERÇA É NA GIMBA.COM
Todas as terças-feiras havia no site um produto com preço muito bom e essa informação era enviada à nossa base de clientes cadastrados. Porém, ainda era de pouco impacto. A terça-feira era especial e o e-mail, apesar de respeitar os conceitos mencionados acima, deveria passar este conceito de se tratar de uma promoção única, ímpar, diferente.

Como todos os banners de TERÇA É NA GIMBA.COM eram amarelos:
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Optamos por deixar o e-mail todo amarelo. No início, parecem cores muito fortes, mas este era justamente o conceito. O inconsciente do cliente ligaria o surgimento de um e-mail todo amarelo, com a barra vermelha e os dizeres Terça Feira é na Gimba.com e www.gimba.com, a uma promoção realmente especial.
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2. TEMÁTICOS
Tinham como objetivo destacar um departamento, conceito ou promoção do site.
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EMAIL MKT ? GIMBA.COM ? versão 2008

Os e-mails foram um sucesso, trazendo inegável retorno financeiro e de branding para a empresa. Contudo, com a virada do ano, vem a necessidade de mudança. A internet não permite erros, tampouco inércia, dada sua dinâmica.

Todavia, a mudança pela mudança não era suficiente. Toda a equipe sempre quer mais e, mais uma vez, os profissionais envolvidos no processo chegaram às soluções relevantes que mantivessem para cima a curva de qualidade das nossas peças de e-mail marketing.
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As soluções levantadas foram as seguintes:

– Sintetizar ao máximo o tamanho vertical do e-mail, para que os usuários tomassem contato com os produtos com o mínimo de rolagem possível.

– Cores mais vivas, para que, além da questão estética, os fatores identificação e ambientação do e-mail fossem ainda mais relevantes.

– Ainda mais inteligência na exposição dos preços.

– Apresentação randômica de serviços do site.

O e-mail foi desenvolvido da seguinte forma:
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? COR
A cor principal do e-mail toma toda a área que corresponda ao destaque e produtos.

A função é a já mencionada identificação imediata com o e-mail do Gimba.com e entre todos da mesma empresa o cliente identifique um entre os demais.
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A HIERARQUIA das informações se apresentou ideal da seguinte forma:

– TOPO
O topo diminui sua altura de 315px para 55px e nele contém apenas o logo Gimba.com e um link direto para o serviço de FaleConosco do site.
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– DESTAQUE
Imediatamente abaixo do topo já figura o destaque. A distância que era de 310px na peça de 2007 para o cliente ter contato com o produto principal ou promoção do e-mail, agora é de 60px.
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– PRODUTOS
Os produtos são igualmente dispostos em 2 linhas de 3 produtos cada. As diferenças são:

01. O box branco o resguarda do background colorido, que não havia na peça de 2007.

02. 2 barras vermelhas, identidade visual da empresa identificam o título e os pontos de Gimplus.

03. Depois de título, imagem do produto e identificações técnicas e campo preço e pontuação de Gimplus. As descrições foram suprimidas da parte visual justamente para tornar o e-mail verticalmente menor.

04. Logo em seguida, vem o bloco de valores “de/por/economize/parcelamento” com a mesma lógica de organização e alinhamento do e-mail marketing de 2007, apenas dando maior destaque ao ítem “por”.

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USO DA TAG “ALT”

– Quando o Outlook ou qualquer outro aplicativo de gerenciamento de e-mail ou até o próprio navegador não abrir a imagem por qualquer razão, aparece escrito o que está na Tag ALT.
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– É de extrema utilidade para a navegação de deficientes visuais, por navegadores que interpretam o texto através de mecanismos específicos.

– Ou meramente pra auxiliar quando o mouse está em cima da imagem.
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BARRA DE SERVIÇOS
O site Gimba.com não oferece apenas produtos. Também existem diversos serviços e conceitos diferenciados como programa de fidelidade, mostrar a segurança do site, mudança de telefone, ferramentas diferenciadas como negociação online, etc. Foi criada então uma barra de serviços onde esses serviços e conceitos são expostos.
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PARTE FINAL
A barra de departamentos passou do topo para o fim do e-mail. Não foi suprimida porque a partir dela existem muitos cliques, e mesmo que não houvessem, é uma forma de interação com o cliente, comunicando de maneira resumida o que há no site.

Em seguida, os textos de rodapés com datas, prazos, esclarecimentos e especificações e uma barra vermelha, como a do topo, para dar unidade ao email, dando a idéia de começo (topo), meio (conteúdo) e fim (rodapé e barra).
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No mais, as soluções aplicadas são as já apresentadas na versão 2007. A versão 2008 é composta por mais estudos, mas é fruto da versão 2007, com todas as experiências que tivemos na prática.

Espero que aproveitem essa matéria, que apesar de longa, foi feita com detalhamento para que de fato possa ajudar. Um grande abraço a todos. [Webinsider]

Luiz Dias em www.luizdias.net. Agradecimentos especiais à Equipe Gimba.com 2007 e 2008.

Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

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71 respostas

  1. bom acho que o luiz ajudou muito no que preciso pois irei começar a desenvolver emails marketing para empresa que trabalho semana que vem então estou vendo algumas dicas para começar, bom aos que criticam só uma coisa email marketing é muito importante para uma empresa sim pois conheço uma empresa que manda email mkt todos os dias inclusive eu recebo e essa empresa fatura mensalmente em torno de 7 MILHÕES, e não é uma empresa enorme não, é simplesmente que eles investem no marketing da empresa com isso o faturamento passou de + – 1 milhão para 7 milhões então para os que criticam pesquisem primeiro antes de ir criticando o artigos das pessoas porque este artigo é muito bom, para mim que nunca elaborei um email marketing me ajudou muito.

  2. Pingback: A diferença entre o E-mail Marketing e o Spam
  3. Excelente artigo e de muita utilidade.

    Que perda de tempo, ficar dando corda para pessoas contraditórias, por favor, temos mais o que fazer!

    Em relação à importância da ferramenta de e-mail mkt, as compras coletivas que o digam, pois somente puderam ser viabilizadas pelo e-mail mkt, isso é marketing proativo, pode até ser negativo se mal usado, mas é mkt.

    Como disse um dos comentaristas anteriormente, todo computador tem a tecla delete pra isso mesmo, para o exercício da democracia na informação.

    Santa paciência….

  4. Gostei muito do artigo, o WebInsider sempre oferece conteúdo de qualidade.
    Só um FZero “a esquerda” pra reagir com tanta ignorância e prepotencia.

  5. Tah na cara que a esposa dessa tal de ZERO aih em cima deve ser compradora assidua desses produtos que chegam por email. Por esse motivo a sua falta de visao fica evidente. Alem do cara ser developer, claro.

  6. Acho que tudo é relativo. Em geral não me agrada email mkt mas as vezes é ofertado justo aquilo que você está qurendo comprar, portanto acho válido em doses homeopáticas.

  7. Amigo, há um equívoco enorme quando vc diz ninguém. Eu faço muitas promoções e distribuo bônus para compra em meu site via email marketing, para clientes que se cadastram e para listmail. Dá resultado, dá retorno e MUITA mas MUITA GENTE MESMO adora promoção e ADORA receber desconto.
    Vc está COMPLETAMENTE EQUIVOCADO

    et

  8. Caramba… mais de 2 anos depois e o negócio continua quente? É… e-mail marketing dá no que falar mesmo.

    Mas desculpa “Fabio FZero”. Trabalhei muito tempo diretamente com e-mail marketing em empresas que levam isso a sério e ganham MUITO, mas MUITO dinheiro com isso.

    Sim, e por quê? Por que enganam as pessoas? Não, porque quando você trabalha DE VERDADE com e-mail marketing e passa a medir seu ROI, aprende que não se atira pra todo lado pois o retorno sobre isso é lastimável e realmente só serve pra cansar o receptor.

    E-mail marketing sério é muito diferente de SPAM. Ele é um serviço que baseia-se em toda uma lógica (manual ou automática) para entender o perfil do usuário e indicar os produtos que mais poderiam agradá-lo. Parece simples, mas é muito complexo, mesmo para os mais experientes.

    Resumindo: não é viável “queimar” e-mail com alguém que não esteja interessado.

    Não tinha realmente esta percepção até trabalhar especificamente com isso e PESQUISAR a respeito. E garanto que e as dicas do amigo Luiz são valiosíssimas, pois, em sua essênca, funcionam até hoje. Vide Amazon, Target, Barnes & Noble e outras que são muito boas no assunto e copiadas no mundo inteiro.

    Não vou citar nomes, mas cito valores. Já produzimos e acompanhamos e-mails que geraram direta ou indiretamente uma receita de quase 2 milhões de Reais em 3 dias. E sei de e-mails, hoje, que ultrapassam os 3 mi. E sim, pelo menos na minha época, o opt-out funcionava de verdade e no nosso caso a taxa era baixíssima 😉

    Quanto ao RSS, sei que escreveu isso há algum tempo. Então veja agora, por exemplo, os Twitters de lojas que anunciam promoções relâmpago exclusivas apenas para estes seguidores.

    Tudo deve se integrar cada vez mais, então, pra continuar no mercado, espero que esses anos tenham mudado sua visão sobre o assunto.

  9. Luiz, muito obrigado mesmo pelo artigo.

    Veio em tempo oportuno, usei todas as suas dicas de usabilidade e de marketing visual para começar a fazer os meus projetos.

    Parabens pelo sucesso.

    Beijos

  10. Ótimo artigo. Aborda os principais pontos para a construção de e-mail marketing. Independente da opinião pessoal de cada um, e das experiências frustantes ou não, o post se propôs a mostrar o passo a passo da construção dessa mídia, e o proposto foi cumprido de forma exemplar. Se alguém tem problemas com alguma empresa que insiste em mandar esses e-mail, mesmo após informar que não deseja mais receber os mesmos, bom, aqui não é lugar pra fazer tal reclamação. A reclamação deve ser feita perante tal empresa, pois é seu direito não receber tais e-mails. Não reclame com quem está apenas passando um conhecimento.

    Abraços!

  11. Primeiramente achei a matéria muito boa, principalmente para quem está começando assim como eu, foi bem didático e muito bem explicado. Com certeza alguns detalhes levarei em conta na hora de fazer o meu trabalho.
    Quanto aos odeio e não-odeio do emailmkt, confesso que sempre odiei recebê-los e pouco nele acreditava na sua capacidade e retorno. Então com o tempo percebi que ele é útil sim, pois com a correria do dia a dia e excesso de informações pela web e mundo a fora, eu não vou lembrar de entrar nos sites para ver suas promoções e corro o risco de entrar e perder várias promoções bacanas. Acho que ele acaba tendo a mesma utilidade que o RSS, q é para lembrá-lo de que aquele site existe e olha lá! tem uma coisa bacana em promoção.
    O que estraga mesmo, são empresas que não respeitam o cancelamento do seu cadastro, eu já cansei de cancelar a do Submarino, já fui no site, pelo sac, já xinguei a mãe da mãe da mãe do incopetente que não me ajuda, mas acredito que isso só tende a melhorar. Afinal estamos gatinhando em relação as ferramentas na web.
    E respeito a opinião de quem não gosta, mas seria legal se eles respeitassem quem gosta também, afinal naõ existe o certo e nem o errado é tudo questão de experiência e opinião pessoal.

  12. Estou tentando me livrar do e-mail marketing da Americanas, Dell e Jornal o Globo faz um bom tempo. MAS NÃO CONSIGO. Me descadastro e nada. Continuo recebendo. Que lastima. ODEIO MARKETING MAIL. Mesmo sendo legal, EU ODEIO! Abraços!

  13. uau, que baita aula!
    de brinde ainda uma aula de respeito a opinião (ou ignorância) alheia

    brincaderinha…rsrs
    na verdade, eu adorei o artigo, achei muito útil MESMO eu vou é estudá-lo. Abraços e não se mordam rs

  14. O próprio Publisher e autor deste post, de maneira muito democrática e louvável, aceitou o comentário do Fábio, mas parece que os outros comentários, alguns deles, beiraram a falta de espírito democrático, para não falar em desrespeito gratuito.
    Todas as opiniões (a dele e as de quem o criticou desta forma raivosa) são um tanto exageradas, pois se é verdade que O SPAM está se tornando uma praga que só perde para ameaça de vírus(daí a quantidade de programas desenvolvidos para combatê-los, tanto vírus como SPAM)também é verdade que o e-mail Marketing é uma ferramente poderosa e eficiente para alavancagem institucional e comercial, principalmente se utilizada de forma segmentada e com os devidos mecânismos para sua cessação, colocados de forma clara e prioritária. Isso respeitado, é sucesso garantido!

  15. Não é tanto um comentário e sim um pedido de informação.
    Quais programas eu poderia usar para montar ou construir um Newsletter?
    agradeço a atenção.

    Ivan Clemente.

  16. É Fabio FZero, te digo uma coisa companheiro, e-mail marketing funciona sim, se…. gera ruído na internet, deixa lento servidores, usa muita banda, gera muitos ciclos na CPU e deixa as pessoas com raiva.. NÃO ME INTERESSA… a internet é isso!

    O importante é que tem resultado e eu estou faturando (e muito bem).

    Intawm companheiro se você é contra o e-mail marketing ou spam, o problema é SEU!

    e VIVA O E-MAIL MARAKETING -> esse sim da resultado!

  17. Pessoal estou com um Frre de mail – marketing pra fazer, é um anucio de vagas remanescentes de uma Universidade, num tenho a minima de quanto cobrar por este trabalho, aguem sabe me dizer?

  18. Gostaria de parabenizá-lo pelo elucidativo texto. Como ultimamente venho pesquizando forma mais adquada de divulgar os títulos da Editora Kalango, com destaque para os lançamentos, a leitura de seu texto ajudou bastante.

    Uma mensagem bem organizada e limpa.

    Certamente que o olhar do consumidor ao contemplar um e-mail marketing elaborado dentro dos conceitos apresentados repousa e se senti desempedido de pressões visuais.

  19. Muito interessante este post.
    É claro que a maioria das informações aprendemos na faculdade e etc, mas alguns aspectos são sempre bem vindos.

    Uma pergunta, pelo visto é totalmente inapropriado e desleal eu querer divulgar meu trabalho como free-lancer através de um email mkt para uma pessoa que não pedio para receber meu email mesmo que no email conste caso não queria mais receber este email… ????

    Obrigado !!!!!!!!!

  20. É muito legal esse artigo. Gostaria saber como coloco isso em pratica, já que sou leigo nisso. Gostaria de saber como fazer e-mail personalizado como esse que vc mostrou. Quem puder me ajudar ficaria grato.

    Abraços

  21. Olá Luiz,..parabéns pelo artigo.

    Como estudante, todo esse conjunto( artigo e polêmica) foi um prato cheio pra entender toda essa dinâmica do e-mail marketing…e que mesmo com toda a sisudez demonstrada pelo ponto de vista contra, é muito proveitoso toda essa discussão.Afinal, isso é a web.

    abraços.

  22. Luiz, parabéns pelo artigo!

    Para o amigo Fzero, sugiro a leitura de matérias que envolvem ROI e investimentos em marketing, o email marketing é uma das mídias com maior retorno e o investimento é baixo. Claro que muito se perde devido ao pre conceito em torno da mídia, mas os números não mentem!

    Email marketing tem ROI elevado, funciona e toda empresa deveria experimentar.

    Abraços!

  23. Concordo com você Joana odeio esses tipos de email, acho que teria que criar algo mais criativo eu estou fazendo várias pequisas para isso acontecer contem comigo!!

  24. Olá Sr. Fabio FZero, me responda uma coisa… Quem te trouxe? Está parecendo aquele tiozinho da vila que ninguém suporta e que fura a bola quando cai no quintal. Luiz, parabéns pela matéria.

  25. Gostaria de lembrar aqui que o e-mail marketing, quando feito com a permissão e responsabilidade, é a única mídia que respeita a privacidade, pois disponibiliza uma maneira prática de cancelar o recebimento.
    Você tem como cancelar uma mala-direta ou um telemarketing?
    O recebimento de e-mail marketing é cancelado com 1 ou dois cliques. Não entendo porque as pessoas criticam tanto, talvez seja apenas ignorância, como a do FabioZero ou simplesmente a falta de reflexão sobre o assunto. Confundir SPAM com email marketing é muita ignorância, do tipo que não devia aparecer por aqui no webinsider.

  26. Incrivel foi que a oposição conseguiu chamar a atenção de 90% dos leitores. Fazer diferente é bom, ir contra a corrente pode ser uma excelente forma de atrair os holofotes. Parabens a todos que participaram do debate e ao Luiz que foi o gerador do conflito. Um abraço a todos.

  27. Luiz.

    Como vocês lidam com a questão do bloqueio de imagens? Fica ativado em alguns webmails como o gmail, e existe também no outlook. Causa 2 problemas: desconfigura visualmente o email e bloqueia a contagem de abertura, que é feita pela imagem.

  28. Olá Luiz!!!

    Achei seu artigo o máximo, pois detalha bem seu trabalho passo a passo e está bem próximo do que faço dia-a-dia… pena que ainda não conseguimos levá-lo para trabalhar conosco rsrsrs… mas enfim, sucesso sempre!!!

    Beijus

  29. Luiz muito boa a explicação, contribuiu e muito em vários conceitos, profissionais como você fazem a diferença no mercado.

    Parabéns!

    Abraços,
    Anderson Santos

  30. Luiz, parabéns pelo artigo que de forma didática mostra a preocupação com os detalhes de um email mkt. E o principal, de se fazer um email mkt que traga resultados e seja útil ao cliente.

    Quanto aos comentários citados, acredito que ainda existam muitas empresas que fazem o antimarketing, utilizando bases sem permissão do usuário atuando como spamers, mas isso não é ser profissional, e não deve ser levado como regra para um mercado.

    Acho que isso só diminuirá quando o Projeto de Lei 00367/2003, de autoria do senador Hélio Costa, for realmente aprovado e iniciar a cobrança de multas para os que agirem fora da lei.

    Acredito que o email mkt funciona e que os verdadeiros profissionais sabem fazê-lo da maneira correta e ética.

    Pois apenas desta forma uma campanha pode trazer bons resultados.

    Abs

  31. Senhores, vamos organizar o debate.

    1) O texto com as dicas e explicações está ótimo. Parabéns!

    2) O ponto levantado pelo FZero não estava em discussão. O tema era criação do mail mkt e não a proliferação do spam. Misturou as bolas.

    3) O mesmo FZero não demonstra muita sensibilidade para apresentar argumentos.

    4) As coisas estão ficando meio passionais.

    Uma vez que o debate descambou para o spam, tenho que concordar com um ponto da turma do FZero: mail mkt é tratado com descaso pela maioria das empresas, o que acaba com o respeito e admiração que se pode ter pelo serviço. Eu compro online e SEMPRE desmarco o opt-in, mas mesmo assim, após algum tempo, recebo mensagens. Falo de empresas pequenas e desconhecidas, mas tbém de Americanas, Ponto Frio, Submarino etc.

    Um mail mkt bem feito exige preparo, estudo e competência. Ponto para o autor. O uso da ferramento, entretanto, exige mais profissionalismo de quem assina o cheque que paga o designer. Nesse sentido, ponto para o FZero.

    Abs gerais!

  32. Penso que o Fábio e a Renata pararam no tempo. Infelizmente essa característica arredia é típica de uma pequena parcela do pessoal de tecnologia, que não entende nada e se revolta contra o tráfego desnecessário.

    Mas o que me revolta, é que os dois não possuem embasamento (nenhum). Basta olhar qualquer pesquisa para notar que o tráfego desnecessário é quase totamente composto por SPAM – caracterizado neste caso por vírus (que alocados num PC, se espalham para toda a lista de contatos em efeito pirâmide) ou Increase your ….

    Enfim, o e-mail marketing é e foi (entre outros fatores) responsável pelo crescimento exponencial de muitas empresas que hoje sustentam a estrutura, que vocês, Fábio e Renata, defendem da maneira errada.

    Nos poupem!

  33. FZero. Estuda um pouquinho mais cara. Leia Kotler, Serpa, Olivetto, Lupetti, etc…
    Leia um pouco mais de cultura, principalmente a educacional.

    Aí depois você reclama como opinião e não como um ser supremo dotado da verdade absoluta.

  34. Luiz, gostei muito da matéria, uma contribuição valiosa. Ótimo case.
    O e-mail marketing é uma das ferramentas que mais utilizo nas campanhas para Web.

    Graças as soluções profissionais de hoje como o Easy Mailing (inclusive a Gimba.com é um usuário satisfeito do Easy), os clientes podem acompanhar em tempo real as campanhas de e-mail marketing e visualizarem o retorno de campanha e investimento, enquanto que as mídias convecionais levam maior tempo para apresentarem estes resultados.

    É triste saber que ainda muitos conseguem confundir profissionalismo com amadorismo.
    Cabe a nós profissionais conscientizar os clientes e difundir à prática correta de e-mail marketing.

    Mais uma vez obrigada Luiz pela valiosa contribuição e parabéns pela matéria.

  35. Olá. Gostaria de reiterar tudo o que o FabioFZero disse. Vocês são marketeiros loucos. E-mail marketing = spam. Exemplo: eu me cadastrei no Imovelweb três meses atrás e disse que não queria receber e-mails promocionais. Não recebi. Agora estão me enviando semanalmente suas promoções de vendas de imóveis. O mesmo é válido para o Ponto Frio e Americanas.com, para quem tive que desenvolver filtros que mandam os spams automaticamente para meu lixo. Talvez o spam de vocês funcione porque o usuário médio da internet brasileira é um MIGUXO que clica em qualquer coisa que vê (por isso pega tanto vírus). Mas asseguro que o usuário mais experiente, como eu e o Fabio, que está na Internet desde os modems de 9600, certamente odeia ter sua caixa postal entupida por lixo.

  36. Caro amigo Fábio,

    Não vou comentar absolutamente nada sobre sua opinião. O que achei errado já disse anteriormente que, generalizar não é um meio que bons leitores e pessoas culturadas deveriam tomar.

    Acredito que, como você já martelou inúmeras vezes na mesma tecla e confesso que cansou, sua opinião é válida como de todo usuário da internet.

    Sendo assim, a postura tomada pela atitude de considerar e-mail marketing uma prática de mal hábito é perfeitamente normal quando está revoltado com e-mails típicos no sentido de socar informação na cabeça do usuário leigo.

    Nota-se o seguinte, muitas pessoas, como eu já anteriormente mencionei, não tem tempo de ficar ocioso a ponto de ficar pesquisando por promoções e o e-mail marketing (colocando em consideração que as pessoas vêem o e-mail e acabam olhando as promoções por comodidade, a espécie de jornalzinho que se rebia em casa) seria uma opção para essas pessoas.

    Não é questão de ser chorão, mas sim criticar uma postura que não espera-se de leitores aqui do Webinsider. Infelizmente é triste ler comentários deste tipo, fere um pouco a imagem de profissionais da internet que são considerados pessoas bastante informadas.

  37. Fábio,
    isso ocorreria somente se o seu diretor for um idiota – e seria spam. Não existe lógica em enviar uma mensagem que incomode o usuário, se vc persistir em quem solicitou cancelamento, vai perder dinheiro e queimar sua marca. Não confunda decisões tomadas por um idiota com uma campanha bem pensada.

  38. Já disse: parem de ser chorões, deixem de desculpas esfarrapadas e pratiquem o que dizem. Eu não estaria reclamando aqui se vocês estivessem dizendo a verdade e sendo *estritamente* opt-in.

    Eu me pergunto se vocês gostam de email-marketing. Digo, sinceramente, DE VERDADE. Vocês abrem suas mailboxes e pensam que legaaaaaaaAAAAALLL!!! um email daquela empresa que eu aaaAAAAAMOOOO! YAY!? Céus, que vida estranha a de vocês.

    Enquanto eu marcar num formulário que *não quero receber emails* e, seis meses depois, receber um monte de márquetchim por conta de um diretor que diz ah, pega a base toda de clientes e envia o informativo mesmo assim, vocês não têm argumentos válidos.

  39. Parabéns Luiz por compartilhar sua experiência que com certeza foi adquirida com muito trabalho e estudo. O resultado é sucesso na certa!

    Sobre a discussão e-mail marketing/spam, posso dizer por experiência própria que quando aplicamos corretamente as bases do marketing de permissão – duplo opt-in e opt-out, sem considerar o fator interesse do usuário e conteúdo relevante – o e-mail marketing funciona sim e contribui em diversas áreas além do resultado financeiro: agrega valor à marca, gera e mantém relacionamento com os clientes e tráfego para o site.

    Sem as ferramentas mais simples de permissão e respeito à vontade dos usuários, o que poderia ser uma forma barata e bastante mensurável de comunicação pode então se tornar motivo de antipatia à empresa.

    Luiz, obrigado pela qualidade das informações. Por causa de artigos como esse que assinei para receber sempre (com minha permissão) os e-mails do Webinsider e sei que, caso não deseje mais recebê-los, posso cancelar a qualquer momento!

    bom trabalho!

  40. Só um idiota poderia fazer um comentário tão infeliz…

    Infelizmente Fabio FZero, vc perdeu a oportunidade de ficar calado.

    Acho que aqui cabe a bela frase:

    POR QUE NÃO TE CALAS?

  41. Primeiramente gostaria de parabenizar o autor pela brilhante matéria. Tudo faz absoluto sentido e com uma explicação totalmente didática. Parabéns e obrigada pela útil contribuição!

    Em segundo lugar, acredito que se tem algum cabotino aqui esse é o próprio que o escreve, o Sr. Fabio FZero certamente está totalmente equivocado em suas observações, pois eu mesma trabalho na área e obtenho resultados incríveis com e-mail mkt, é a campanha que me gera maior ROI. Portanto, o problema não é fazer a crítica ou não concordar, o problema é não ter propriedade e experiência para falar do assunto.

    Luiz, novamente meus parabéns pela matéria.

    Um bom dia a todos!

  42. Olá Luis Dias,
    Parabéns pelo material apresentado. Para mim que respiro email marketing é muito bom ouvir um design pensando em email marketing estrategicamente, sem se apegar literalmente à beleza, e sim, a sua principal meta: as vendas.

    Para quem se interessa pelo assunto, acesse o site http://www.virtualtarget.com.br. Lá encontrará diversos materiais sobre essa prática. Arquivos recomendados:

    Double opt-in- Entenda como funciona o processo de Double opt-in e como este pode ajudar a melhorar a base de dados. (http://ptbr.virtualtarget.com.br/biblioteca.php/17)

    Montagem do template- Como montar um template funcional.
    (http://ptbr.virtualtarget.com.br/biblioteca.php/15)

    Design de email marketing para ecommerce ou B2C
    (https://ptbr.virtualtarget.com.br/artigos.php/1/42/design-de-email-marketing-para-ecommerce-ou-bc)

    Emails transacionais – faça o email trabalhar para você (https://ptbr.virtualtarget.com.br/artigos.php/1/39/emails-transacionais—faca-o-email-trabalhar-para-voce)

    E para aqueles que não se interessam pelo tema, sugiro que leiam assim mesmo, pois, generalizar as empresas que trabalham com email marketing como SPAMMERS, é fechar os olhos para essa prática tão promissora.

    Acredito que todos nós- os contra e os a favor- temos que ficar de olho no projeto de lei anti-Spam promovido pela CGI: (http://www.virid.com.br/noticias.php/122)

  43. Como disse o Levi, o artigo é de grande utilidade. Também passei para o pessoal que trabalha comigo, a fim de assimilarmos todos alguma experiência. Achei muito interessante ver a evolução de uma campanha para a outra.

    É muito importante saber o que está sendo feito e como está sendo feito. Cada um retém para si aquilo que considerar útil. Para o resto, existe Del no teclado e também em nossa mente.

    Abraços e parabéns!

  44. O uso das tags ALT e TITLE, conforme explicado acima, são coerentes e importantes na acessibilidade das peças. Mesmo fora do Outlook (exemplo da imagem), a maioria dos leitores (web/desktop) não exibem imagens remotas sem autorização prévia. Muitos usuários desconhecem essa ferramenta – alguns consideram um erro e apagam a mensagem.
    Todavia, com o sucesso dos links patrocinados o jogo pode virar. Utilizarei como exemplo o popular Gmail. Experimente citar câmera digital no corpo da mensagem e repare na quantidade de concorrentes que serão exibidos ao lado – muitas vezes, com um preço menor que o anunciado por você.

    Enfim, é um tiro no pé? Até que ponto?

    * O e-mail marketing do Shoptime não é visível no Gmail com Firefox por um simples erro de código. Já alertei via atendimento e não me deram atenção. É interessante reparar que mesmo dentre os maiores players nacionais existe falta de planejamento – incrivelmente em uma das ferramentas mais importantes.

  45. Fábio,

    eu gostaria de manifestar meu desprezo por sua falta de habilidade em defender sua posição com educação.

    Represento um player médio de e-commerce no Brasil com faturamento mensal de R$350.000,00. Profissionais bem remunerados se baseiam em pesquisas e planejamento. Nossos clientes adoram receber lançamentos por e-mail – ficam antenados. O e-mail marketing possuí um alto índice de segmentação baseado nos dados colhidos no cadastro e CRM.

    Enfim, existem n fatores nos bastidores de um e-commerce bem estabelecido e não vou perder tempo discutindo com você. Se a sua preocupação for servidores e banda, como desenvolvedor preocupe-se em pensar em ferramentas para combater o spam. Pesquise sobre o tráfego desnecessário na rede, conheça as porcentagens e diferencie spam (scam, pishing etc) e seus milhões de bounces de e-mail marketing.

    Quanto ao RSS você tem razão. Todavia, a ferramenta ainda não possui a aceitação/penetração do e-mail e naturalmente levará tempo até se estabelecer para os usuários mais leigos.

  46. Caro amigo Fabio FZero,

    Caso o senhor só tenha preconceitos e não conheça as ferramentas que a internet pode proporcionar limite-se a apenas ler e ficar calado.

    São profissionais que estão tentando por livre e espontânea vontade ensinar algo à alguém.

    Se você tem algo melhor, ficaríamos grato com a sua contribuição.

    Sou Diretor de Arte de uma grande agência, porém não desmereci o conteúdo, pelo contrário foi de grande utilidade para eu poder transmitir aos assistentes e estagiários como usar esta ferramenta de comunicação.

  47. Email Marketing NÃO É Spam….

    Recebo vários email´s marketing que desejo e espero receber e imagem da empresa não fica negativa ao contrário, muitas vezes não recebo e vou no site verificar minha assinatura.

    Claro se ficar colocando seu email em tudo que é cadastro que tem na net…fica complicado

    Ótimo artigo…parabéns. Aliás aproveitei e visitei a Gimba.com e fiz meu cadastro

  48. Meus dois cents:

    – E-mail marketing funciona e muito bem. Uma pena que poucos estão aproveitando isto. Claro que a quantidade de spam na rede dificulta o trabalho, mas meus resultados não mentem.

    – Quanto ao artigo do Luiz, parabéns. Pessoalmente só não concordei com a caixa de busca dentro do e-mail e uso excessivo de imagens para texto principalmente na área de produtos. Mas isto é questão pessoal.

    Um grande abraço,

  49. Eu adoro ver a reação dos defensores do email marketing! Geralmente são justamente os mesmos que dão a idéia de assinar o usuário automaticamente depois de qualquer atividade de compra no site (afinal, se o cliente comprou ele *certamente* quer saber de promoções, certo?) e chamam isso de opt-in. Querem exemplos? Sem problemas:

    – Americanas.com
    – Submarino
    – Mercado Livre

    …isso só para ficar nos maiores exemplos (e só nos brasileiros). O mais curioso é que alguns desses sites colocam uma checkbox perguntando se o usuário quer receber emails, mas ela é totalmente ignorada. Opt-in à revelia, que lindo.

    Isso me dá todo direito de não confiar no que vocês dizem. Posso mesmo chamá-los de mentirosos, ou no mínimo hipócritas.

    O email-marketing nunca vai recuperar sua reputação enquanto vocês disserem uma coisa por aqui e praticarem outra em suas agências. E não me venham com desculpas esfarrapadas. Deixem de ser chorões e inventem maneiras melhores de atingir seus consumidores.

    Eu não vejo ninguém usar estratégias baseadas em RSS, por exemplo. Por quê? Porque elas são GARANTIDAMENTE opt-in, e a última coisa que um marketeiro quer é ficar *realmente* nas mãos da escolha do consumidor.

    Portanto, senhores Luiz, Vitor, Davi e todos os outros tímidos demais para comentar ou escrever artigos, mas que são tão ou mais cabotinos quanto: saibam que vocês são os geradores de ruído da internet, responsáveis pela lentidão de diversos servidores, ocupação espúria de largura de banda, uso desnecessário de milhões de ciclos de CPU e alvo da raiva de 99% de seus consumidores (o 1% que sobra tem um bom filtro de spam).

  50. Nossa, um texto de tão alto nível para um comentário tão medíocre! misturar e-mail marketing (que incluem opt-in em todos os casos que conheço de lojas online sérias) com SPAM é no mínimo falta de conhecimento do mercado e do atual comportamento de consumidores que compram pela Internet!
    Tudo bem, você pode odiar receber esse tipo de propaganda e ter tido o azar de cair em alguma lista de lojas que compram mailling de alguém pra te atazanar (ou mesmo é das antigas, como eu, que sempre recebia essas propagandas mesmo, o que hoje já está bem melhor), mas dizer que NINGUÉM gosta desse tipo de e-mail, como se a sua opinião fosse o centro do universo e nada importasse, é um total egocentrismo, na minha opinião.

    Eu mesmo odeio receber SPAM, como todos, mas assino com prazer algumas listas semanais de ofertas, e já comprei algumas vezes por elas. Afinal, qual o problema de se receber um e-mail por semana, na média, com ofertas selecionadas e que muitas vezes eu não teria tempo de ficar indo no site para pesquisar? Dizer que esse serviço não interessa a ninguém é uma tremenda bobagem, até porque como está descrito no artigo do autor o resultado foi bastante positivo, o que mostra que em momento nenhum este serviço denigre a imagem da empresa ou não interessa a ninguém.

    Estamos na era da Internet e são estudos como este que vão ajudar a formar conteúdos mais sérios e competentes, onde ganha não apenas a loja ou empresa, mas principalmente o consumidor. Aproveito para parabenizar o autor, pois trabalho com Web desde 97 na parte de programação e contribuiu muito para eu entender melhor o lado do design, que já não tenho tanta afinidade!

    Acho que o comentário anterior foi bastante tendencioso e não reflete a realidade que temos hoje. O texto aqui nada tem haver com SPAM, e essa analogia não faz o menor sentido para mim. Também faltou um pouco mais de discernimento para enxergar que nem sempre a sua opinião é a verdade absoluta dos fatos, como se vc fosse o conhecedor perfeito do assunto. Acredito que quem trabalha com o lado comercial da Web não tem como concordar com essa opinião equivocada…

    Finalizo parabenizando mais uma vez pela qualidade e ótimo desenvolvimento do texto! Só faltou ter os links para as imagens em tamanho maior, pois senti falta para ver alguns detalhes, mas o texto compensou!

  51. Acho que por isso existe a opção Assinar e-mail marketing sim, na web temos comportamentos educados.

    Reportar spam = e-mail indesejado. Então se o usuário cadastrou seu e-mail, habilitou a opção de receber, não tem o por quê de ficar criticando o hábito de e-mail marketing.

    Além do que existem muitos que não podem visitar o site e a prática do e-mail ajuda a informar o usuário.

    Generalizar é um pouco triste…

  52. Querido amigo, já ouviu falar de opt-in?

    As dicas foram valiosas. Dissecou muito bem o trabalho, está no nível de uma Americanas. Para os bilhares de webdesigners que lêem web insider, tenho certeza que ajudou alguns a fazer coisas menos desorganizadas/amadoras.

    Tudo bem, quem já está em grandes agências já sabia disso tudo, ou quase, ou mais, mas enfim.. this is web insider..

  53. Caro Fábio FZero, permita-me responder seus questionamentos.

    Quero iniciar dizendo que compreendi que seu questionamento não é em relação à matéria e sim em relação a prática de envio de E-mail Marketing pelas empresas, mas penso que devo esclarecer.

    E-mail Marketing NÃO É SPAM, definitivamente, uma vez que quem os recebe SE CADASTRA VOLUNTARIAMENTE no site para receber promoções e serviços que julga relevantes e a partir do momento que não quer mais recebê-los, há a opção de descadastro chamada OPT-OUT e creia-me, a nossa base de cadastros é bem ampla e o número de opt-out mensal não atinge 1%.

    Você pode até não gostar, não acreditar nesse tipo de mídia, mas classificar E-mail Marketing e SPAM de maneira generalizada, denota no mínimo ausência de conhecimento.

    O E-mail Marketing é uma mídia limpa e objetiva. Cabe aos designers, profissionais do marketing e profissionais envolvidos com o conteúdo usarem fundamentos pertinentes para torná-lo relevante ao consumidor/cliente. Caso não atingíssemos esse nível de representatividade e relevância, as expressivas vendas que representa nos e-commerces mundo a fora não aconteceriam, uma vez que temos todas as estatísticas de acesso e vendas através do E-Mail Marketing. Técnica e fundamento diferenciam profissionais de aventureiros.

    Respeito muito sua opinião, contudo conclamar tão enfaticamente empresários, diretores de marketing a meramente DESCONSIDERAR o texto acima é uma prática no mínimo desrespeitosa aos profissionais da área, que evidentemente não trabalham de maneira irresponsável, impensada ou sem planejamento. Antigamente, poucas pessoas acreditavam na venda online, por isso entendo sua resistência. Talvez seja o caso de pensar melhor. Talvez não.

    Um grande abraço,
    Luiz

  54. Concordo em partes com o Fabio FZero.

    Concordo que Ninguem quer receber email-marketing sem ser solicitado.

    Entretanto, para consumidores de determinadas empresas que quando se filiam, concordam em receber noticias de promoções e produtos, o email-marketing passa a ser um modo importante de divulgação.

    Recebo, com permissão, emails do submarino, uol, saraiva e americanas, por exemplo, e apesar de muitas vezes dar apenas uma olhada nos produtos e ofertas, acho interessante para saber as novidades dos serviços desses sites.

    Claro que não gostaria de ter minha caixa de email inundada de correspondencias de ofertas não solicitadas.

    Mas gostei do artigo que mostra como o site gimba.com planejou e se organizou para fazer uma distribuição dos seus produtos de forma elegante e funcional, pensando em vários aspectos e usabilidades dos seus emails.

  55. Queridos empresários e diretores de marketing, desconsiderem o texto acima e lembrem-se apenas da seguinte linha abaixo:

    Email-marketing = Report as Spam

    Eu amo o Gmail por ter incluído esse botão. É extremamente útil! Não pensem que as pessoas infelizes que usam Outlook gostam de email-marketing: elas só têm um pouco mais de dificuldade de se livrar dele.

    Mas sério, é fato: NINGUÉM gosta de email-marketing.

    Repetindo: NINGUÉM.

    – Ah, mas aumenta a penetração da marca…

    Sim, e fixa ela na cabeça dos seus clientes como uma marca IRRITANTE, INTRUSIVA e INCÔMODA. Eu não compro em lojas que mandam email-marketing. Portanto, para fixar mais uma vez:

    N-I-N-G-U-É-M

    Segundo a definição do Michaelis:

    ninguém
    nin.guém
    pron (lat nec quem) Nenhuma pessoa. Usa-se às vezes com partícula negativa, expletivamente: Não me convencerá ninguém.

    Espero que a mensagem tenha sido transmitida.

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