História das marcas: como surgiu a Coca-Cola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

coca-cola-antiqueA marca Coca-cola foi criada por Frank Robinson, que também desenhou à mão o logotipo.

Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos.

Pemberton era farmacêutico e sua intenção não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater a dor de cabeça.

Cinco anos depois Pemberton vendeu os direitos de comercialização da Coca-Cola. Quem comprou foi um empresário chamado Asa Griggs Candler.

Muita gente diz que Pemberton fez besteira ao vender a fórmula. No entanto, quem entende do assunto, sabe que o sucesso não vem do sabor da bebida em si, mas sim do marketing.

Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda que popularizaram a marca.

Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.

Foi neste ano que um comerciante chamado Joseph Biedenharn propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.

Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.

Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.

Marketing incisivo

Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-Cola por todos os eventos possíveis. Ele era adepto de um marketing incisivo. Em uma de suas campanhas, por exemplo, enviou representantes da empresa de porta em porta para instalar um abridor de garrafas de parede, tudo grátis.

Aliás, a chegada da Coca-Cola no Brasil tem a ver com essa ousadia de Robert Woodruff. Durante a Segunda Guerra Mundial ele prometeu que todo soldado americano poderia comprar uma Coca-Cola pelo mesmo preço pago nos EUA (cinco centavos), independentemente de onde ele estivesse.

Por isso, com a instalação da base americana em Recife, na mesma época, a bebida chegou ao Brasil para fazer valer a palavra de Woodruff.

O primeiro slogan da marca no Brasil foi “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões”.

Tinha coca?

É provável, mas não confirmado, que a primeira fórmula da bebida levasse folhas de coca em sua composição, além de noz de cola e caramelo. Por isso Robinson teria escolhido o nome Coca-Cola, composto pelas duas principais matérias-primas do refrigerante.

Mas por que incluir folha de coca na receita da bebida? Simplesmente porque a folha de coca tem grande eficácia no tratamento de enjôo e dor de cabeça. Basta lembrar que muitos dos habitantes dos Andes mascam a folha para evitar o soroche, mal-estar causado pela altitude.

Na época do surgimento da bebida (1886) era comum o uso dos princípios ativos da folha de coca em remédios.

Esses são dois dos argumentos que sustentam a possível inclusão dessa planta na fórmula original da Coca-Cola.

Cabe lembrar, mais uma vez, que essa possível inclusão existiria apenas nas primeiras versões da bebida, quando ela ainda tinha fins medicinais.

Atualmente não há no refrigerante nenhum ingrediente relacionado à folha de coca. Na verdade, até mesmo essa informação de que algum dia a fórmula da bebida levou folha de coca é questionável. A própria Coca-Cola não assume.

Existem os que dizem que só a noz de cola fazia parte da fórmula. O termo ?coca? teria sido inserido por Robinson simplesmente por ser sonoro e combinar com ?cola?.

Curiosidades

1. O termo Coke é um apelido, uma abreviatura da pronúncia em inglês da marca Coca-Cola.

2. A cada dez segundos, 126 mil pessoas consomem um produto da The Coca-Cola Company.

3. Coca-Cola faz mal? Desentope pia? Derrete um prego? Nada disso jamais foi provado.

4. A Sprite foi o segundo refrigerante lançado pela marca, 75 anos depois de sua fundação.

[Webinsider]

Eduardo Nicholas (eduardonicholas@uol.com.br) é escritor e mantém o blog Dicionário das marcas e o Twitter @eduardonicholas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

67 respostas

  1. amo coca cola, mas poderia ser mais barata, pois sou pobre e nao posso compra, se possivel me mandem uma de presente urgente. obrigado.

  2. Gente a coca fazendo bem ou mal ninguém se importa…ela é famosa já mexeu até cm o psicológico do mundo…CA entre nós até em um almoço de domingo VC compra a tal marca só porque ela é popular e cara kkkk…vai nessa q VC vai oferecer quaquer refrigerante de cola rsrs…enfim já diz que a formula era farmacêutica e…enfim todo remédio é droga e toda droga vicia…na minha opinião ah sim Coca na bebida…e ponto.

  3. coca cola e uma marca que daqui a mil anos vai perdurar ,pois o principal de uma marca e a propaganda e a qualidade do produto. hoje a coca cola naum precisa mais fazer propaganda pois o que seria o mundo sem coca cola rsssssss os se tiver algum erro de português no meu comentário paciência pois vai tudo na mesma sopa valeuuuuuuuu

  4. Sou umas das maiores fãs da coca-cola no Brasil i sei toda a história da marca i algumas informações estão erradas Pemberton não teria como vender as ações 5 anos depois sendo que ele morreu 2 anos após criar a fórmula original da coca-cola pois era viciado em uma espécie de droga

  5. Realmente o sucesso dessa conquista que durou tantos anos valeu muito a pena.. a história e longa, mas vale a pena conhecer . Parabéns a todos que fizeram parte dessa conquista ou que tenha contribuído… muito sucesso, 😉

  6. O pior nem é as consequências da coca cola mas sim os erros de português nos comentários dessa matéria. #TRISTE

  7. Eu tomava muito refrigerante(coca-cola). Este nome de trás para frente da maneira escrita no logotipo está escrito “Alo diabo” […] Além de trazer muitos danos à saúde, há 13 anos atrás dentro da pet trazia de brinde RATO e ácidos,caramelo IV em alta dose. Que é muito prejudicial à nossa saúde, pois no Brasil este caramelo IV possui em sua fabricação 7 vezes mais…

  8. Eu sei que a coca-cola é muito gostósa,eu gostária de saber, tudo que as pessoas falam da coca-cola, que ela faz mal as pessoas, que ela da cancer,nos traz um transtorno a nossa saúde ou das pessoas,isso é verdade ou mentira,que traz com sigo a marca da maldição.que tem história na parte da Biblia,isso com firma.

  9. Eu amo o bolinho no mesmo nível de que eu amo a coca-cola. Eu amei o site e eu amo o bolinho, porque ele tem recheio azul escuro e granulados dourados e também amo a coca-cola!

  10. bom texto por faz muitos comentarios sobre a coca-cola, muito legeal é que coca-cola de trás para frente significa alo diabo…

  11. bom o texto é bem elaborado adorei irei irar uma bo nota na escola.e tem muitas coisas q naum sabia q tinha na coca cola
    beijos dina

  12. bom a historia da coca e cheia de mitos ….
    ja ouvi falar que a coca e uma bebida dos deuses e que sua formula e um grande segredo so um de seus socios sabem a formula…
    legal de mais neh..]

  13. por que tem gente dizendo que o nome coca-cola de tras para frente e diabo?
    QUEM SO ESPENDO ME DIGA E PORQUE EU NÃO POSSO PESQUISA ESSA COISA SO POR QUE EU SOU DE MENOR EU TENHO RAIVA EU QUERO PESQUISA.
    ALGEM QUR SER MEU AMIGA (O).
    PORQUE EU VOU ENVIARA A VOZ DELA BRIGADO COM MINGO OK SE VC QUE SER MEU AMIGA (O)E SO ME MANDAR UM COVINDE PELA ORKUT NÃO SEJA PAIA TAR E MANDA RAPIDO QUE EU ESTOU A OLANI DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA TAHU EU VOU CUNTI SE VC ME MANDAR UM VIDE VAMOS SORRI JUNTOS E MEU MSN E MAIRAPERREIRA17@HOTMAIL.COM EU ACHEITO TODO MUNDO TA OK?

  14. muino bua a ideia de marquitin da cocacola para agradar seu clientes , isso fez com que tornace uma estratégia pra conquista o mercado Internacional

  15. se todo refrigerante fosse saborozo como a coca ,talves o resto do mundo seria seria um m m m m pouco melhor……………..

  16. primeiro parabens pelo editor da historia da coca cola esclarecedor se faltou alguma informação existe um certo segredo sobre a coca cola que nunca ninguem vai descobrir este é o sucesso da coca cola o segredo.sei de uma coisa quem esperimenta gosta e tem se oferecido de geração em geração no mundo inteiro ela tem um sabor incomparavel com qualquer outro refrigerante aproveitando este espaço parabens coca cola 125 anos.sempre coca cola!!!!

  17. Pelas pesquisas e informações,tudo sobre essa bebida,provavelmente,tem ingredientes fortes e muito ruins.`Coca cola é uma das melhores bebidas!Muito bom mesmo´ é o que todos dizem.Pois Coca cola é bom beber quando faz calor,ou melhor,pro nosso refrescamento.Dizem também que Coca cola significa(de trás pra frente): Olá(ou alô)Diabo.
    Também,Coca cola é uma bebida (literalmente pra quem gosta) muito forte e gaz-gânio,provoca mal hálito,por causa GÁS.(a palvra GÁS está em forma de bastão porque é ele que provoca dores)

  18. É impressionante como crianças que ainda nem sabem falar direito e conseguem se expressar para pedir Coca Cola.
    Pedem :Cocói, Cacola,Caco,Cói,Cacaco,Cocola, etc…
    Meu neto abria a geladeira e mostrava a Coca-Cola.
    Nada substitui a Coca-Cola !

  19. O que eu faço para ganhar pelo menos uma coca por dia de gratis porque nao to dando conta de comprar coca mais não sou pobre uai…

  20. gostei muito da historia sobre a coca cola.
    ela é muito intereçante, essa historia, deixou-me bastante fascinado,pois pessoas assim, é que fszem o mundo progredir esse susseso que me deixou muito alegre.historia muito linda.

  21. Que seja o marketing a alma do negocio, acho que podemos confirmar com a história da coca-cola, mas também acho que a qualidade do produto ajuda, o sabor da coca-cola é insubstituível, já tentaram e tentam copiar, porém não conseguem…
    Valeu pela história amigo!!
    FÊ…

  22. recebi um imail com fotos de um garoto de 4 anos que tinha comido uma bala de mentos e logo apos tomou um lata de coca zero log aos ele ter engerido ele começou a passapr mal e morreu a caminho do hospital. quero saber se realmente isso foi verdade! e se tem algo que prove isto, pois as fotos eram muito verdadeiras!

  23. Tem uma informação errada. Os filhos de Asa Candler, não vendem as suas ações da Coca depois de sua morte. Eles as ganham de presente de Natal, quando o empresário tinha 65 anos. Sem contar para o pai eles vendem as ações para Woodruff, a que Asa detestava.Isso aconteceu em 1917, Asa Candler só morre em 1929.

  24. eu queria saber sobre a simbologia a coca cola pois estou fasendu um trabalho sobre issu e se vc achar alguma coisa que e relacionado na simbologia nos comercias da coca cola eu agradeço

  25. Evidente que a Coca-Cola vicia,visto que seus componentes foram inseridos na fórmula para isso.Agora ao invés de se lavar a bôca para eliminar o sal ou se pedir uma fruta após a refeição,se pede um refrigerante com açucar puro que lhe prejudica a saúde.Isso é um hábito que qualquer um pode ter,entretanto se curva aos apêlos comerciais e ao vício que o produto lhe proporciona.Água gelada é muito bom também

  26. Sobre marketing da coca cola. eu me lembro muito bem em 1976, que a a propaganda chegou a cumulo de colocar nos filmes, entre os espaços da película, que se utilizava + ou – 32 fotos por segundo, inseriam neste espaço minúsculo- beba coca cola. você não via na propaganda, mas seu sub quociente sim. então sentíamos uma vontade de tomar a bebida.
    por sorte autoridades competentes da época, descobriram esta artimanha.
    AT Edison.

  27. Apesar do artigo ser pequeno creio que foi apenas um chamariz para a estratégia de marketing de empresas como a Coca-cola que fazem fazem de ser produtos companheiros constantes dos consumidores.

  28. Consumidores de cerveja, com disturbios sexuais, estão conseguindo uma reversão do quadro de dificuldades de ereção, fazendo uso diario de coca-cola tradicional. 99,8% consegue a normalização eretil, anterior ao uso da cerveja.
    Segundo um estudo na alemanha, consumidores diarios de coca-cola, são menos sucetíveis aos impulsos homosexuais presente no consumidores de cerveja. Os consumidores de coca-cola são em porcentagens maiores, Heterosexuais.

  29. A história da Coca-Cola, assim como de várias outras grandes marcas do mundo, é bem vasta e cheia de mitos, curiosidades, estratégias e sorte. Por esse motivo – e pela abundância de textos mais detalhados sobre a marca na internet e em livros – merecia um texto melhorzinho, não? Não deu pra entender qual é, exatamente, o sentido desse artigo.
    O Webinsider é um canal respeitado e cheio de conteúdo muito bem produzido. É esquisito encontrar, por aqui, algo tão raso e sem novidade quanto essa pincelada ligeira na história de branding da Coca-Cola. Que tal explorar um pouco mais as estratégias de branding e tecer uma análise com mais personalidade, hein?

  30. Tem uma história sobre os poderes da Coca-Cola que aconteceu, ou teria acontecido, em São Paulo.

    Quando Abreu Sodré era governador do estado, o Coronel Fontenelle foi convidado a organizar o trãnsito da cidade. Por sua ordem, os guardas de trânsito colavam um enorme adesivo opaco, muito difícil de ser retirado, em carros estacionados em lugares proibidos, impedindo os motoristas de fugir antes da chegada do guincho.

    Conta-se que, um dia, um infrator criativo removeu o adesivo, derrubando Coca-Cola sobre ele à medida que o descolava do parabrisa. Conta-se, tambem, que foi aplaudido quando fugiu com o carro.

    Os tempos mudam, não o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *