Sobre

vicente_grafiti_sudoeste_330_px_pb_Fotor_nostalgia

Vicente Tardin é o criador e editor-chefe.

vtardin@webinsider.com.br :: (61) 99197-8333.

 

 

 

Sobre o Webinsider

O Webinsider é um dos principais sites de artigos e conteúdo analítico sobre marketing, negócios, criação, conteúdo e comunicação no ambiente online, cuja atuação iniciou em 1997, sob o nome Webworld.

Iniciou como Webinsider em junho de 2000 e valoriza textos com ideias e informações de qualidade, úteis para profissionais e estudantes que interagem com projetos de tecnologia, propaganda, startups e novas mídias, além de sempre ter panoramas muito interessantes sobre carreira, negócios e branding.

Os colaboradores do Webinsider são profissionais do mercado, veteranos ou iniciantes, sempre motivados pela difusão e compartilhamento de conhecimento e reflexões.

História

O Webinsider é uma publicação da Z Editores Ltda. e começou a ser projetado em 1997, quando o jornalista Vicente Tardin foi convidado a editar a primeira versão do site IDG Now. Em seguida, ainda na IDG, criou o Webworld, com conteúdo para o profissional de internet, que tanto precisa de ideias e criação.

Tardin editou o Webworld por três anos e em seguida, em 2000, criou o Webinsider, dentro do mesmo modelo, que funcionou dentro do portal Zip.net, com o apoio de Daniel Chalfon, Michel Lent Schwartzman e Fernand Alphen. Após a Zip.net, o Webinsider passou pela Globo.com e está desde 2005 no UOL.

Hoje, o Webinsider é um ambiente reconhecido para a publicação de artigos que valorizam o debate e o aprendizado no ambiente online, de forma sempre construtiva e dinâmica.

Conheça melhor a equipe que cuida do Webinsider hoje.

Agradecimentos

Ao longo da história, o Webinsider contou sempre com a ajuda e a colaboração de diversos profissionais de internet, sem a qual não poderia prosseguir em diversas ocasiões ao longo do tempo.

Obrigado em especial mil vezes também para Fabiano Denardin, Edelmar Ziegler (Ícaro), Marcello Póvoa, Manuel Lemos, Marcos Montenegro, Felipe Vaz, Henrique Costa Pereira, Flávio Kaminisse, Tiago Ayer, Paulo Rebêlo, Viviane Danin, Igor Broseghini, Eduardo Kasse e Juliano Alvarenga.

Primeira versão

O primeiro layout do Webinsider foi criado pelo designer Phillip Rodolfi, em 2000. Tinha um aspecto “futurista Atari”, digamos, e abusava da cor amarela, bem forte. Ao entrar em uma sala onde trabalhavam profissionais de internet, era muito fácil a distância localizar os monitores que exibiam o site.

A proposta era simples: havia uma divisão com os colunistas fixos na coluna da direita, em fotos com close. No centro, cada novo texto ia para o topo e alternavam-se três únicas seções no início (Negócios, Marketing e Tecnologia). Uma divisão mais granulada de seções veio com o tempo. Nesta época ainda não usávamos tags e nem havia ainda espaço para comentários nos primeiros anos. A otimização para buscadores inicou ainda neste período.

Esta interface durou de 2000 a 2006. Foi um ótimo trabalho, marcante e duradouro. A imagem é de maio de 2006.

A segunda versão

Foi justamente este ano, com a direção de arte de Henrique Costa Pereira e a programação de Flavio Kaminisse, da equipa da Webroom, aconteceu a segunda interface, mais calma, mais organizada e melhor adequada à epoca, com tags e espaço para comentários.

A maior sobriedade fez muito bem ao site. A leitura ficou mais confortável; o reconhecimento dos buscadores se consolidou. Na época da mudança muitos leitores se queixaram do abandono do “amarelo queima retina”, mas logo as vantagens se tornaram evidentes, apesar do apego de muitos fans do amarelão. Veja como foi em A recriação do Webinsider: a segunda interface.

A imagem é de 2011. O período 2006 a 2012, outros seis anos, mostrou que interfaces sólidas aguentam muito tempo. Agora, na versão atual, muitas melhorias foram alcançadas, especialmente na busca. Optamos por usar a busca do Google, considerando que a busca nativa do WordPress não atende bem o nosso formato e é preciso que a relevância tenha prioridade sobre a recência, por exemplo. Agora ficou muito mais fácil encontrar os artigos.

Aumentamos também a largura da coluna de texto e assim podemos exibir imagens maiores nos artigos. Outras melhorias estão menos à vista, como a maior leveza – o site carrega mais rápido, consome menos recursos de servidor e deixa o usuário esperando bem menos. Também organizamos melhor os espaços para a inserção de anúncios.

Muito obrigado a você que nos acompanha este tempo todo e também a você que está chegando agora.