Consultoria em conteúdo

Conte com a consultoria do Webinsider para o seu projeto. Gostamos muito de marketing de conteúdo, gestão de conteúdo, blogs corporativos e projetos editoriais. Pode chamar, se quiser falar sobre o seu.

Vicente Tardin e Viviane Danin são os editores do Webinsider, publicação pioneira que ajuda na formação de milhares de profissionais desde 1997.

Somos também consultores em projetos de conteúdo, à frente de uma equipe experiente em comunicação corporativa, jornalismo e propaganda. Agora você pode contar com editores, analistas de conteúdo e consultores para planejar, criar e editar a comunicação da sua empresa.

O que fazemos

Fazemos planejamento, estratégia e execução de projetos nos quais a oferta de conteúdo é o chamariz que vai atrair pessoas até o seu negócio, via buscadores e compartilhamento. Vamos tratar bem estas pessoas e construir fidelidade através de interesse, utilidade e boa comunicação. E assim criar um grupo que aprecie receber ofertas de vendas em troca de informações que deseja.

O que é “conteúdo” exatamente?

É o que as pessoas procuram e está espalhado em blogs, portais, e-books, vídeos, webinars, podcasts, relatórios, concursos, press releases, newsletters, infográficos… O que importa é escolher a iniciativa mais adequada para sua mensagem chegar à sua audiência e se comunicar com ela. Depende de cada caso.

Uma estratégia para atrair o cliente (e retê-lo) passa pela oferta de conteúdo de alguma forma relacionado ao produto ou serviço em questão. É o que chamam de marketing de conteúdo,

Como trabalhamos

vicente_palestra_conteudo_Fotor_moldura_frostedÉ simples, você entra em contato com Vicente Tardin, o fundador do Webinsider, e combina uma conversa sobre o seu projeto e necessidades.

Fique à vontade para chamar: (vtardin@webinsider.com.br), fone (61) 99197-8333 ou Skype Vicente Tardin.

Se o e-commerce do cliente é fraco na descrição dos produtos, vamos melhorar isso. Oferecer mais informações, de forma mais amigável. Incluir ficha técnica de cada produto e depoimentos de compradores são itens que ajudam a vender e trazem mais clientes via buscadores.

Se a busca orgânica do site ou loja do cliente é fraca, fazendo com que o cliente dependa essencialmente de investimentos em link patrocinados, convém criar e manter um blog dentro do site, com conteúdo relevante para quem se deseja atingir. É um trabalho constante e que exige qualidade, mas traz muitas recompensas quando se acerta.

Se a marca e a missão da empresa são desconhecidas, pensar em campanhas de branding dirigidas a públicos específicos. Há tanto o que fazer! É entender, planejar e priorizar.

Equipe

vicente_grafiti_sudoeste_330_px_pb_Fotor_nostalgiaVicente Tardin. Jornalista e editor experiente, é o fundador do site Webinsider. Consultor de gestão de conteúdo e projetos editoriais para a Petrobras e o Sebrae.

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Viviane Danin. Jornalista com experiência em gestão de projetos web, edição de conteúdos e estratégias de conteúdo para negócios. Com MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo, é sócia-diretora na empresa Webinsider Conteúdo e Consultoria e subeditora e articulista do site Webinsider.

 

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Eduardo Kasse. É escritor, analista de conteúdo, editor e amante dos cães. Tem publicados livros e contos de literatura medieval fantástica. Atua no planejamento estratégico da informação e edição de textos e artigos para diversas empresas e profissionais.

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Patu Antunes. Jornalista com um master em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona. Experiente em marketing digital, redes sociais, relações públicas, análise de mídia e produção/edição de conteúdo.

O que fizemos no verão passado

Estivemos bastante ocupados e envolvidos na reformulação do Portal Sebrae.

Consultoria e gestão de conteúdo

mei_captura_Fotor_300_nostalgiaParticipamos da equipe que desenhou a reforma do site e seus serviços, prestamos consultoria na gestão de conteúdo e na atualização da política editorial.

Foi um trabalho de estratégia mas também de formiguinha: selecionamos os melhores conteúdos do antigo portal, que foram analisados, atualizados e refeitos dentro de nova estratégia e posicionamento. Quase dois mil textos, base da qual temos muito orgulho.

Atuamos na reformulação da equipe editorial e na formação e capacitação de novos editores.

quero_abrir_captura_Fotor O conjunto de ações tornou possível desativar completamente o portal antigo, sem perder conteúdos importantes.

Foi muito bom recriar áreas chave do antigo portal, como as destinadas a empresários que desejam abrir uma empresa ou aderir ao regime de Microemprendedor Individual.

A definição destes projetos editoriais hoje norteia a preparação e edição de conteúdos para serem publicados.

O novo portal do Sebrae vai atingir novos marcos em atendimento e relacionamento ao cliente logado, em ambiente CRM.

 

Diagnóstico Empresarial

diagnostico_captura_FotorFoi marcante a experiência de participar da criação da lógica interna e da interface para o usuário do novo serviço chamado Diagnóstico Empresarial Do Sebrae.

Trata-se de um processo de autoavaliação da gestão que o empresário faz de seu negócio.

É bastante consistente – cada pergunta é uma oportunidade de reflexão e aprendizagem, através de exemplos do que seriam as melhores práticas de uma gestão eficiente e competitiva em cada uma das áreas importantes.

O diagnóstico também identifica necessidades e oferece soluções do Sebrae adequadas ao momento atual daquela gestão. Este trabalho tornou-se a base do atendimento realizado pelo portal do Sebrae para o cliente logado.

Um blog piloto para um novo público

desafio_Fotor_300Aprendemos muito na criação de um blog em template público e sem nenhum plugin, que serve de piloto para futuras iniciativas e apoio a programas criados pelo Sebrae visando o público potencial empreendedor, na faixa dos universitários. O nome dele é Desafio.

Do ponto de vista do conteúdo, o destaque é a linguagem leve mas de boa profundidade em momentos mais técnicos.

O blog hoje publica posts sobre os games educativos do Desafio Universitário Empreendedor e sobre os temas de gestão ligados aos jogos.

 

Treinaweb, um case de marketing de conteúdo

treinaweb_Fotor_molduraA Treinaweb é uma empresa parceira do Webinsider e atua na área de ensino técnico a distância. Boa parte do público alvo da Treinaweb (programadores, gerentes de projeto, designers no ambiente online) está presente entre os leitores do Webinsider.

Trabalhamos com banners no Webinsider, técnicas de SEO por conteúdos, posts focados nos temas dos cursos oferecidos.

Criamos uma página Cursos no menu, muito acessada, que servia de ponto de partida ao site do cliente.

Trabalho longo e duradouro, com resultados que permanecem online, mesmo após o encerramento da campanha, que durou mais de um ano.

 

 

iStockphoto: branding, campanhas e conversão

fotogrago_istockphoto_300_molduraA iStockphoto, subsidiária da Getty Images, investiu em presença no Brasil e precisava apresentar sua proposta de negócio, que é oferecer fotos de qualidade para uso profissional, a preços muito baixos e sem restrições de uso.

Considerando que o público do Webinsider é também público alvo da iStockphoto (designers, gerentes de projeto, profissionais de comunicação), a campanha prosseguiu por três anos, envolvendo uma variedade de ações.

Foram usados banners tagueados, técnicas de SEO e conteúdos destinados a contribuir com metas internas, como o estímulo a novos fotógrafos, videomakers e ilustradores no Brasil a se associarem à iStockphoto para oferecer seus trabalhos ao mundo e serem remunerados por isso, ao mesmo tempo em que enriquecem o catálogo do banco colaborativo com imagens brasileiras.

Conteúdo na veia

e-marcas_molduraRudinei Modezejewski, diretor da empresa e-Marcas, que atua no negócio registro de marcas, patentes e direito autoral, escreveu um texto para o Webinsider com as 20 dúvidas mais comuns em relação ao registro de marcas.

Isso foi em 2007. Com o tempo, este tornou-se um dos conteúdos mais lidos no site. Recebe muitos comentários e perguntas, que o autor responde.

Um caso onde um único texto produz constante geração de leads para a e-Marcas e uma oportunidade de relacionamento estimulada pela busca orgânica.

 

Conteúdo para e-commerce

O mais novo trabalho é inserir conteúdo para fertilizar as páginas de um e-commerce muito diferente. Desse contamos mais tarde.

Fique à vontade para chamar o Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) – fone (61) 99197-8333 – e falar sobre seu projeto de conteúdo.