E o final de 2003 bate nas nossas portas em ritmo acelerado. É meio de dezembro, mas por alguma razão, já me sinto quase em fevereiro do ano que ainda vai entrar.
Tempo vai, tempo vem e aqui estamos novamente (ou ainda), em pleno artigo 2000 do Webinsider. Uma piscada de olhos atrás a gente estava no 1000.

Outro dia reencontrei um antigo cliente, ex–executivo de internet, agora andando pelas bandas da telefonia celular. Na primeira oportunidade ele me perguntou com um certo ar implicante, “mas e ai? Continua nessa de internet”?

De bate–pronto, me senti meio ‘left–out’. Tipo, ‘perdi alguma coisa genial e não estou sabendo’. Tipo, ‘será que eu tô marcando bobeira insistindo nessa tal de internet’?

Olhando os números NASDAQ, tudo aos poucos volta a se valorizar. É inegável vermos o mesmo movimento de bolha que antes era com ‘.COMs’ agora atacar na telefonia móvel. Os amigos todos andando com quatro aparelhos de celular cada, vários clientes da área batendo na nossa porta e investindo em consolidação de marcas. De um jeito ou de outro, não deixa de ser tecnologia e dados, mas junto com isso vem a recuperação das empresas ligadas à internet. Recuperação ou ajuste à realidade, deveríamos nos perguntar.

Por que era inegável o exagero com as especulações financeiras em torno das pontocom em 2000, assim como óbvia a exagerada depressão do mercado de internet em 2002.

2003 parece ter sido o ano da volta ao equilíbrio na balança. O telefone aos poucos foi voltando a tocar, e muito. O mercado voltou a aquecer e os clientes voltaram a trabalhar internet na medida da sua necessidade: muito (vejam o artigo Selvagem suposição, de março de 2003).

2004 desponta como o ano da consolidação do mercado. Demanda, oferta e preço em equilíbrio. Sem exageros selvagens, nem suposições milagrosas, mas com muito trabalho, mais profissionalismo e mais mercado consolidado.

A concorrência entre profissionais vai aumentar, assim como a profissionalização. Novas produtoras de internet vão se firmar, as agências de publicidade encontrarão modelos funcionais e a verba investida no meio ganhará acréscimos substanciais.

Os aventureiros vão estar em outros mares e outras bolhas. Vai restar aos novos e velhos ‘interneteiros’ espanar a poeira, tirar o ânimo guardado no armário e voltar a trabalhar forte no mercado interativo mais estruturado e profissional que já tivemos.

No final de 2004 estaremos aqui de novo, fazendo um balanço do ano e eu aposto (venho apostando há oito anos) todas as minhas fichas que vai ter sido muito bom dizer ‘sim, continuo nessa de internet’ para meu antigo cliente.

Bom fim de ano. E preparem–se para trabalhar. [Webinsider]

Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é fundador e Chief Product Officer na Lent/AG.