Enquanto a promoção não vem e os tempos são de downsizing, corte de custos e enriquecimento de cargos com novas tarefas e atribuições, que tal entender algumas pequenas coisas que podem ser grandes diferenciais na nossa carreira?
Embora as características técnicas de cada profissional estejam mais ou menos equiparadas, o nosso modo de ser e nossas atitudes podem fazer a diferença quando mais necessitamos, melhorando nossa vida e a de outros à nossa volta. Vejamos, pois, dez dicas para o dia–a–dia nas empresas em tempos de crise:
1. Fale com todos com educação e cordialidade. Seja solidário e ajude com a real intenção de resolver os problemas quando solicitado – e quando possível. Apenas faça com boa vontade e não espere retorno por seus atos.
2. Responda aos e–mails de todos sempre, não apenas quando interessa ou quando foi o chefe que os enviou. Seja simples, direto e educado.
3. Aprenda a incluir os outros na conversa quando o seu interlocutor estiver acompanhado. É deselegante e grosseiro ignorar outras pessoas (principalmente só olhando para uma delas) ao falar no meio de um grupo. Afinal, se fosse algo particular seria mais adequado esperar para tratar a sós, não acha?
4. Quando possível, evite limitar–se a um pequeno grupo de “parceiros” dentro do próprio departamento. É recomendado ter um bom relacionamento com todos e focar–se no trabalho com profissionalismo e ética.
5. Quando trabalhar em equipe, aja com naturalidade e esteja aberto às críticas e opiniões alheias. Use a razão para mostrar que seu ponto de vista está correto, caso necessário, com argumentos sólidos e precisos. Se tiver que buscar fontes, vá em frente.
6. Fique longe das fofocas e conversas paralelas de corredor. A impressão de boicote, armação ou preconceito contra o trabalho de outros é altamente destrutiva para qualquer ambiente corporativo.
7. Se tiver problemas de relacionamento com alguém que trabalha com você, o mais adequado a fazer é falar diretamente com essa pessoa para resolver as dúvidas ou mal–entendidos e esclarecer a situação. Terrível é comentar por trás e tornar aberto para outros colegas algo que poderia se acabar com uma boa conversa.
8. Levante a cabeça se tiver que falar algo pessoal ou mais delicado com seu chefe. Nada de ter medo ou se deixar levar pelos comentários dos demais colegas. Tenha seu feeling e sua sinceridade, levando (ou buscando) possíveis soluções para a situação.
9. Jamais comente o erro de algum colega ou um desafeto. Saiba separar o lado pessoal do profissional e deixe seu chefe ser chefe!
10. Lembre a cada dia que o mundo gira mesmo e o tempo passa. É muito melhor ser humilde e atuar com responsabilidade para que as coisas fiquem um pouco melhor à nossa volta. Como todos temos altos e baixos, prefira ter essa boa consciência a tentar correr mais tarde para reparar possíveis deslizes, quando tudo e todos já ficaram para trás. ;–) [Webinsider]
.
Alexandre Bobeda
Alexandre Bobeda (@dezbloqueio) é redator, professor, designer instrucional, autor publicado. Criou o dezbloqueio conteúdo & ideias.
18 respostas
Me ajude a entender uma situação. Há 5 anos um aluno fez uma reclamação de uma professora para mim. Orientei-o a conversar com ela, antes de ir a diretoria. Ela viu o aluno falando comigo e ouviu seu nome e achou que eu falava mal dela. Tentei falar com ela, mas ela me humilhou e disse que nunca mais queria falar comigo e até hoje é assim. O que devo fazer?
adorei suas dicas de relacionamento, trabalho como coordenadora de uma escola no campo e gosto de apresentar algo para melhorar nossos reracionamentos.
ok….. quero aprender mais com vcs!
Muito bom esse artigo, parabéns!
Gostei muito das dicas,legal esse saite pois as vezes falamos e agimos de forma deselegante com nossos colegas de trabalho que passam desapercebido!!!Shalom!!!
Muito bom e oportuno. Irei comentar em nossas reuniões no setor de suprimentos na empresa em que trabalho onde muitas das regras se encaixam. Com certesa o resultado será excelente
saber mais não faz mal
As 10 dicas são muito valorozas, e por isso
podia-mos colocar em dodas as Empresas em
um encart, como os 10 madamento de uma Empresa!
A ser compridas.
Foi uma pena eu achar estas dicas so agora… Pois encaixaria bem no meu trababalho de comportamento organizacional… intitulado: Atitude dentro das organizações.
Estas dez dicas são muito importantes para nós mesmo, por que as vezes pensamos que não falta mais nada para ser corrigido em nosso comportamento e tratamentos com o proximo.
O BOM CLIMA ORGANIZACIONAL É FUNDAMENTAL PARA SUCESSO DE TODOS, PARA ISSO, O EQUILÍBRIO EMOCIONAL É O REMÉDIO PARA ALGUNS.
Na Firma, onde Trabalho,A Chefia,Não Tratam Todos Por Igual.Aqui Estão 10 Regras Fundamentais, Que Precisarião De Ler.
lê com muita atenção,seria muito bom,se todos podessem ter acesso a esse tipo de conteúdo,foi muito bom para min.obrigado
Muito interessante essas dicas pois, ajuda e muito quem as segue no comportamento dentro da empresa….
Muito interessante, localizei este texto quando procurava MENSAGEM relacionado com ATITUDES, para inserir no calendário(500 unidades) anual que distribuimos. Devido a limitação do espaço, cerca de sete linhas, utilizarei parte da mensagem, considerando o credito do autor.
Caso haja impedimentos, solicito retornar.
muito importante
leia com atenção
As 10 dicas são realmente corretas e muito importantes para que possamos ter um bom relacionamento no nosso trabalho. Essa dicas deveriam ser distribuidas por escrito internamente nas empresas para melhorar o ambiente de trabalho.