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Quando faltam referências para a criação na web

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Celina Uemura

Quem é webdesigner já se deparou com o problema de não encontrar referências boas (às vezes nem sequer ruins) para a criação de um site encomendado por um cliente de determinada área. Para citar um exemplo: há um tempo atrás, ao criar um site para uma empresa de advocacia, não encontrei muitas referências boas – a maioria dos sites era feita pelo “famoso” sobrinho.

O que fazer nessas horas? Além do bom senso, é necessário também alguma noção dos conhecimentos básicos para diagramação, como gestalt, teoria de cores etc. Mais que isso, é bom buscar referências em outros lugares (tanto que hoje em dia vemos muitos designers criando a partir de outros sites, a ponto da criação ficar parecida com o site original, o que também pode ser conhecido como plágio).

Em que lugares procurar referências? No dia–a–dia, nos lugares em que vive, freqüenta, passa. Na rua, na sua casa, no lugar onde você trabalha, nos objetos que estão ao seu redor, nas galerias e exposições que você visita, nos filmes que assiste, na música que ouve, no livro que lê…

É claro que é mais difícil retirar daí suas referências, mas ninguém disse que era fácil. Fácil é pegar a coisa pronta e adaptar, difícil é inovar e criar do zero.

Ficar “antenado” é essencial. Estar ciente das coisas que acontecem ao redor, saber quais as tendências atuais no mercado tanto em web (novas tecnologias) quanto design (web, design gráfico, design do produto, etc.). E também o que acontece no mundo, economia mundial, cultura nacional.

É necessário também desenvolver um briefing completo do projeto, com o público–alvo bem delimitado, os concorrentes diretos e indiretos, conhecer o serviço e/ou produto e quem compra o serviço e/ou produto. Para assim, a partir dessas informações, poder fazer uma pesquisa sobre o que o público consome, como ele compra tal serviço e/ou produto. E também se colocar no lugar do usuário. Você como usuário do serviço, estaria interessado na forma como ele é apresentado? Ou como você se interessaria por tal coisa?

Nessas horas precisamos ser criativos e tentar juntar coisas que aparentemente pareciam estar separadas, mas que poderiam estar unidas. Como a frase que ouvi num evento, a função do designer é entender a problemática do cliente, conseguir visualizar o problema disposto a diversas áreas na empresa e sintetizar tudo numa solução coerente. Isso vale para a web e é aplicável a outras áreas do design..

Você pode pesquisar sites concorrentes no Google ou no Yahoo).
E referências de sites bem resolvidos (em termos de design) em:

Crossmind

Netdiver

Moluv

Favourite website awards [Webinsider]

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Artigos de autores diversos.

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