Atitude frente ao cliente. É isso que ele espera. É por isso que ele está pagando, às vezes bem. Para ver você projetar, nas paredes e nos projetos, uma imagem profissional. Criatividade, prazos cumpridos, atenção, superação. Estamos 24 horas por dia representando a nós mesmos. E para começar bem, a primeira impressão é a que fica. Qualquer erro pode ser fatal e você vai descobrir que dá muito mais trabalho refazer uma imagem do que criá–la do zero.
Existe o momento certo?
Para começar bem, você precisa investir na sua apresentação. O melhor insumo, contudo, não está no tipo de papel do folder ou quantas cores terá seu cartão, mas na postura que você escolherá para seguir com sua Eupresa.
Independente do perfil profissional (você será um consultor? Um profissional rápido e ultra–especialista? Alguém com um “quê” generalista que coordena de cima o que os outros só vêem por baixo?), você terá que assumir uma das duas posições: pro–ativa ou reativa. Ou seja: ou você vai à luta, correndo atrás de clientes, ou espera telefonemas e e–mails de indicação. Sinceramente, no Brasil de hoje, recomendo a primeira. Não um vôo cego, esteja bem dito, mas uma prospecção seletiva sem exagerar na dose e procurando um nicho, de preferência.
Ok, mas como, afinal, chegar bem? Evito aqui “cuspir” regrinhas. Se o fiz alguma vez, por favor, me avisem. Portanto, não tenho como dizer qual é a melhor maneira de se apresentar a um cliente, uma vez que cada cliente é um mundo particular, com suas necessidades, algumas delas que ele nem sabe que tem. Aqui damos munição. A mira é com você. No entanto, algumas coisas que podem ser ditas sobre como estar bem preparado para fazer uma apresentação. Em resumo, e aqui, mais uma vez, estarei sendo didático ao extremo, podemos dizer que são cinco os pontos centrais.
1. Saiba tudo sobre sua área de atuação
Valorize seu conhecimento diariamente para, numa reunião de apresentação (aliás, desde a primeira ligação você está sendo testado, não se esqueça disso) não seja pego no contrapé. Embora você represente uma especialização, saiba que o mercado está cada vez mais inteligente e não serão poucas as vezes em que o outro lado saberá quase tanto quando você. Portanto, amiguinho, goleiro não lê jornal, como se dizia nas peladas na minha infância. Atenção total a sua atividade.
2. Demonstre que você estará trazendo valor para o negócio do seu cliente
Muito prazer, sou aquele que vai trazer mais negócios, mas cliques, mais lucro para sua empresa através de um trabalho de comunicação bem feito. É claro que não dá para chegar assim, mas em resumo é isso. Temos que deixar claro, sempre, que nosso trabalho vai além de layouts bunitinhos e textos espirituosos. Eles têm uma função: trazer clientes, fechar negócios, etc e tal. Deixar isso bem claro é, entre outras coisas, o primeiro passo para cobrar mais. (isso é outro capítulo que veremos mais à frente)
3. Saiba ouvir
Ah sim! Muitas vezes, a melhor apresentação é ficar calado, sim senhor. Se não pela loquacidade de quem te recebe, pela necessidade de conhecer o terreno em que você estará pisando. Apresentar–se, portanto, como interessado em solucionar o problema do cliente e manter esta postura até a entrega final é perfeito para ser chamado novamente.
4. Saiba falar
E tem as horas que é preciso ter opinião. Já que você ouviu e sabe, tecnicamente, do que está falando, não tem mal nenhum. Vale lembrar que um leve tom didático sempre faz bem, a ser regulado, obviamente, de acordo com o nível de conhecimento/experiência do cliente que você está atendendo.
5. Treine antes
Consiga fazer a mesma apresentação em diversos tempos (você nunca sabe o que vai encontrar: pode ter uma sala de 100 metros quadrados te esperando, ou até mesmo o sofá da recepção). Tenha uma linha de raciocínio previamente ensaiada. Saiba trabalhar com imprevistos. Até mesmo grave e ouça depois. A chance de poder preparar algo é tão grande que vale a pena testar antecipadamente. [Webinsider]
…………………………………………………………………………….
Acompanhe no Carreira Solo o Mini–curso gratuito para o profissional autônomo encontrar melhores oportunidades.