Qual o melhor formato para e-mail marketing?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se a sua empresa pretende dar início a um projeto de e-mail marketing, um fator extremamente importante é o formato no qual o e-mail será enviado.

Na verdade, a escolha do formato dos e-mails é muito importante para qualquer pessoa que utiliza com freqüência o correio eletrônico, e não apenas aos interessados em e-mail marketing. Portanto, este texto serve a todos.

Quais são os principais formatos? Por que se preocupar com o formato? E qual o formato que o mercado mais utiliza? Lendo essa matéria você encontrará respostas para estas perguntas.

Os principais formatos de e-mail

Os programas conhecidos como clientes de e-mail (entre os mais comuns estão o Outlook Express da Microsoft, o Thunderbird e o IncrediMail, entre outros) permitem enviar mensagens em três principais formatos:

  • Texto: o e-mail no formato texto é o mais aceito. Todos os clientes de e-mail podem exibir a mensagem nesse formato. A desvantagem é que a mensagem não pode conter cores, imagens, negrito, itálico e outros recursos aceitos por outros formatos. É possível inserir tão somente texto.
  • HTML: o formato HTML permite um e-mail rico em conteúdo, com imagens, cores, tabelas, anexos, som… No entanto, os diversos clientes de e-mail podem exibir sua mensagem de maneiras diferentes. Podem até deixá-la ilegível.
  • Texto/HTML: essa opção inclui ambos formatos (texto e HTML) na mesma mensagem. A vantagem é que de um modo ou de outro o usuário conseguirá visualizar o e-mail. A desvantagem é que o e-mail torna-se duas vezes maior (ou mais pesado, ou mais caro).

Por que escolher o formato HTML?

Agora que você reconhece os principais formatos de e-mail, qual deles escolher para a sua comunicação com clientes ou leitores? Já adianto a você, leitor, a minha preferência pelo formato HTML. Mas cada caso é único e você deve analisar livremente e fazer a sua escolha.

As justificativas pela escolha do formato HTML são inúmeras. Vou enumerar algumas:

Conteúdo rico: a flexibilidade do formato HTML permite diversos recursos como cores, imagens e som. É um excelente atrativo.

Organização do conteúdo: o formato HTML permite uma melhor organização do conteúdo e torna a leitura mais agradável.

Reforça a identidade da empresa: se os documentos que circulam em sua empresa carregam seu logotipo, nada mais indicado do que incluí-lo também em seus e-mails.

Taxa de leitura: é possível, por exemplo, no envio de um e-mail publicitário, saber quantos usuários realmente abriram a mensagem.

Análise de interesse: em um e-mail publicitário é possível saber, por exemplo, em quais produtos os usuários clicaram para obter mais informações.

A flexibilidade que o formato HTML permite é o seu ponto forte. Mas há também o outro lado desse formato, os seus pontos fracos. É isso o que veremos na próxima etapa.

Por que não escolher o formato HTML?

Vimos os pontos fortes do formato HTML e agora precisamos ouvir o lado negativo. Vamos o que dizem os anti-HTML, cujos argumentos também são importantes:

E-mail HTML é mais pesado que texto. Isso é uma verdade e tem muitas implicações. Mas já que temos cada vez menos tempo para ler nossos e-mails pela correria do dia-a-dia, não seria muito mais fácil capturar a atenção de um leitor através de uma imagem? Em alguns casos vale aquele velho jargão popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. Além disso, segundo pesquisas do Ibope/NetRatings, o número de usuário com acesso a internet banda larga tem aumentado de maneira significativa.

HTML nem sempre é exibido corretamente. Uma grande verdade. Se a sua mensagem HTML aparece corretamente em seu cliente de e-mail, não quer dizer que aparecerá corretamente no cliente de e-mail dos seus leitores. É preciso que você teste e se certifique que a mensagem será vista corretamente nos principais clientes de e-mail.

HTML é reconhecido como spam. Acontece mas não é uma regra. Segundo estudo da ClickZ, apenas 19% dos emails HTML são classificados erroneamente como spam. Além disso há muitos tipos de filtros e a maioria não classifica HTML como propaganda não solicitada. Sem falar que os filtros têm se aperfeiçoado constantemente. (você é novo aqui e não sabe o que é spam? São mensagens eletrônicas, não solicitadas, enviadas em massa, geralmente propaganda, geralmente de produtos ou serviços oferecidos de forma ilegal. Pior do que spam é o phishing, que é uma tentativa de golpe.)

HTML carrega vírus. Usuários mal intencionados podem enviar mensagens HTML não seguras. Isso é verdade. Mas não é bloqueando mensagens HTML que você impedirá que vírus contaminem seu computador. Além do mais, os clientes de e-mail mais modernos possuem mecanismos de proteção.

Qual formato mais utilizado pelo mercado?

Pesquisa recente publicada pelo Opt-In News mostrou que o formato HTML é o preferido pelos especialistas em suas campanhas de e-mail marketing. De acordo com a pesquisa, 81% das campanhas de e-mail marketing utilizam o formato HTML, enquanto 16% utilizam o formato texto e 3% utilizam outros formatos.

Os que preferem o formato HTML justificam sua escolha da seguinte maneira:

  • 28%: HTML permite um layout mais atrativo
  • 24%: permite uso de cor no e-mail
  • 21%: podem ser incluídas imagens
  • 20%: anúncios são mais efetivos no formato HTML do que em texto

Conclusão

Então podemos estar certos de que o melhor formato para o envio de nosso e-mail marketing é o HTML? Poderíamos, mas não deveríamos.

Não se deixe seduzir pelos benefícios do HTML e tê-lo como único formato. Se quiser atingir todos os leitores, desenvolva um e-mail marketing em ambos os formatos. Permita que o usuário escolha a sua preferência. E, uma vez escolhida, honre a escolha do usuário e não imponha a sua própria preferência. [Webinsider]

Carlos Humberto L. Costa (carloshumberto@intelvision.com.br) é consultor em e-business e atua na Intelvision

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

57 respostas

  1. Tenho a mesma dúvida do colega,

    Já tenho a arte em jpg, tenho que transforma-lo ? recebo mensagens de erro após envio,
    Tens algum programa para me indicar?

  2. Olá, boa tarde!
    Faço o envio dos emkts da minha empresa através de HTML, mas tenho dúvidas em relação a melhor forma de desenvolver o HTML quando fazemos o “fatiamento” da imagem.
    Inicialmente realizava esse “fatiamento” da forma mais comum, através de “tables”. Porém o código HTML ficava mto grande e com muitos “colspam e rolspam”. Acreditei que, com isto, alguns servidores de emails poderiam classificar meu emkt como spam e mudei o desenvolvimento do emkt para o “fatiamento” via “map”. O map não cria tabelas no html, apenas um mapeamento através de coordenadas, o que deixa o código muito menor e sem nenhum “table”, “colspam” ou “rolspam”.
    Gostaria de saber se existe alguma forma de desenvolvimento de HTML que minimize a rejeição no recebimento.
    Obrigada.

  3. olá, estou iniciando minha profissão com wed design, gostaria de saber se devo enviar trabalhos ( foders, folhetos e outros) no formato html ou outro, em qual formato.
    Obrigado!!!

  4. Boa tarde

    Gostaria de tirar uma dúvida, e Logo da empresa em e-mail markentig fica em cima ou em baixo e se existe diferença em uma criação quanto a localização do logo. Tem uma regra obigatória.

  5. Parabéns Carlos pelo Post. Parabéns a todos que opinam diariamente. O grande problema, é que as pessoas (tanto quem manda quanto quem recebe) acham que MARKETING=PROPAGANDA -> ERRADO. Propaganda é uma pequena ferramenta dentro do marketing que auxilia (Excelente comentário sobre Philip Kotler). Empresas Brasileiras não tem a visão ainda do real desempenho de um departamento de Marketing. Tenho um mailling próprio, e utilizo em diversos lugares. Onde menos tenho retorno é no Brasil. Onde mais tenho: EUA. SE o email mkt fosse enviado de profissionais de mkt para profissionais de mkt, o resultdo seria espetacular. Dados sobre uma pesquisa de mercado, um cana de distribuição, um novo lançamento necessário a um público-alvo específico, coisas deste gênero tem muito retorno. Deveria haver uma convenção de quem manda/quem envia. Spammers nunca estudaram marketing. Marketing não se faz, se estuda e planeja. Faz parte das estratégias de qualquer grande, média, ou micro empresa que no mínimo sabe o que está fazendo (e o que é marketing, claro!). Volto a repetir: Marketing não é publicidade nem Propaganda. É algo muito mais abrangente que isso. Grande abraço e estou à disposição dar minha humilde contribuição a todos que assim desejarem. Caso contrário, clique XXX para não receber mais… rsrss. Abraços!!

  6. Acredito sim em email marketing. Ja desenvolvemos uma campanha em 2004 com resultados acima do planejado e esperado. Neste momento, estamos inclusive analisando de fazermos nova camoanha de email marketing,para Curitiba e Grande Curitiba, porem só não localizamos empresa que nos de tranquilidade e segurança, tanto nos endereços qto no envio.Vejam bem, para nós é somenter divulgação de casos clinicos e de medicina chinesa(acupuntura estetica), portanto não tem finalidade comercial,então, o que for atingido sera otimo.
    Podem nos ajudaar recomendando sewrv~ços ou empresa?
    sds.
    Clinica Dr Antonio Cezar M Santos

  7. Boa tarde Carlos,

    Tive a aoportunidade de ler um interessante artigo seu na Webinsider sobre O melhor formato para o e-mail marketing.
    Sou publicitária e trabalho em uma escola na cidade de São Roque SP. A escola conta hoje com uma tecnologia de ponta e uma maneira de nos comunicarmos com os pais dos alunos são as newsletters. Para tanto, adquirimos o software Send Blaster, mas estou tendo muitos problemas para o envio não só de textos, como textos associados a imagens.
    Você teria uma orientação sobre o uso do Send Blaster?

    Antecipadamente agradeço sua atenção!

    Abraços

    Ana Cristina

  8. Gostaria encaminhar peça publicitaria por e-mail vc indicaria alguma empresa de Curitiba?
    Tenho uma farmacia de manipulação.

    Parabens!!

    Att,
    Dario

  9. Bom dia,

    Poderia me ajudar?

    Necessito fazer e-mkt com links tanto para e-mail quanto para site. Isso eu já fiz, porém não sei como devo salvar este arquivos (ja que foi feito em Flash).

    Quando no flash não consigo enviar via e-mail. Voce saberia dizer qual procedimento devo adotar?

    Grato

    Fabio

  10. Bom Dia Srta Mariza,

    Infelizmente não conheço nenhuma empresa séria que venda mailing para o mercado de Curitiba.

    Aliás essa não é uma prática muito boa, pois seu retorno é muito baixo, sem falar que é uma questão bem polêmica.

    Caso tenha mais dúvidas estamos a disposição !

    Abraços,
    Carlos H.

  11. Olá Carlos,

    gostei muito do seu artigo, polêmico, mas super útil.

    Voce conhece alguma empresa, aqui de Curitiba, que venda mailing, para e-mkt?

    Obrigada

    Mariza

  12. Boa tarde Carlos, você cita a possibilidade de se medir os cliques em determinadas áreas de uma news e até o relatório de acesso à news. Como se pode obter esses dados? Existe algum software específico?

  13. sempre recebo e-mail marketing e muitos jogo fora mas existe muitos bem legais e bem atrativos gosto muito da americanas e http://www.vendotudo.net são duas empresas otimas em preços e por isso como sou um cliente que compra muito gosto de receber spam mas como sou a menoria

  14. Ola Carlos Costa,

    Pelo que pude observar não houve citação do tipo Rich Media nos mails, alguma razão para isso?

    Odair

  15. Ola Galdino,

    Só vi agora esse ambiente para troca de informações e achei fantástico. Gostaria de resaltar que se a campanha de e-mail mkt for bem planejada até a data e hora da emissão dos mails deverá ser pensada…

    Abraço
    Odair

  16. Bom este tópico já foi colocado a algum tempo, mesmo assim vou adicionar algo…
    o email merketing muitas vezes é enxergado como spam que recebemos muitas vezes com aqueles anúncio de viagra ..ou quadradinhos multicoloridos com algum negócio da china…bom mas o conceito do verdadeiro e,ail marketing vai desde uma lista opt-in (realmente) a possibilidade da pessoa clicar em link e não receber novos emails, a elaboração da peça , se uma peça bem desenhada tanto visualmente e no seu código ela já tem muita chance de ser bem aceita, estamos em tempos em que o relacionamento talvez sejá um pouco conturbado exatamente por causa de spams, mas afinal você quando aborda um possível cliente, seja pelo telefone, seja por email marketing ou qualquer outro meio, o máximo que devemos esperar é um não ..ou seja no caso do email marketing ou a pessoa pede pra retirar o nome da lista ..ou continua recebendo, o email marketing é uma forma de relacionamento, então não deveríamos enxerga~lo como um grande dragão que quer nos engolir ..afinal é um simples email ..clique em retirar seu nome da lista e pronto..se te interessar continue recebendo ..afinal o que são 2 ou 3 minutos dispensados a uma outra empresa que esta fazendo contato com você??..claro que sempre há quem abuse da ferramenta – enviando emails todo dia não retirando o nome da lista ou mesmo não colocando link para retirar da lista, caso isso aconteça..mantenha sua paciência e envie um email para o remetente, se mesmo assim não adiantar, classifique o email como spam e envie ao orgãos competentes. bloqueio o endereço e pronto…Já vivemos em um mundo comercial muitas vezes tão intolerante, que as vezes esquecemos do tão bom, (quando feito de forma certa), Marketing de relacionamento que pode sim começar através de uma email marketing. Lamentável o caso do ponto Frio citado pelo Fabio Fzero, mas nem todos os dedos da mão são iguais!!!

  17. Olá pessoal!

    Gostei muito do debate de todos, achei muito produtivo todos os relatos.

    Aproveito a oportunidade e respondo a pergunta de alguns, dizendo que possuo um software de e-mail markting, onde podemos controlar e medir todos os resultados de campanhas ou simples ações, dispondo de estatísticas de visualizações e cliques dos clientes. Ferramenta fácil e muito eficiente.

    visite http://www.embi.com.br (produto embi mailing)e solicite avaliação do produto, inclusive existe um vídeo interativo demonstrando a ferramenta no site.

    Abraços a todos e não percam a oportunidade de testas a ferramenta.

    Rossano Lima
    (11) 2157-0954

  18. Olá Luis,

    Agradeço imensamente por compartilhar conosco sua experiência ! Acredito que será útil a muitas pessoas, tanto através do passo-a-passo, como através da experiência de sucesso !

    Agradeço novamente !

    Sucesso com seus trabalhos !

    Um Forte Abraço,
    Carlos H.

  19. Carlos Humberto, gostaria de compartilhar uma experiência de sucesso de e-mail marketing.
    Nem HTML e não somente TXT, mas tudo junto e mais um pouco foi o que desenvolvi para um cliente…
    Vamos ao trabalho, passo a passo:
    1) Desenvolvemos todo o conteúdo, abusando de recursos gráficos, utilizando Photoshop para colocação de imagens e textos; para alguns isso parece um absurdo, mas no próximo passo a coisa melhora;
    2) Finalizado o trabalho e aprovado pelo cliente, quebramos o arquivo utilizando o recurso de slices do Photoshop, gerando inúmeros quadrados que não excedessem 100×100 pixels;
    3) Gravamos o arquivo a partir do Photoshop em formato HTML; nesse ponto o Photoshop cria uma pasta Images no diretório que você escolher e grava cada slice em formato GIF, com o nome que você atribuiu ao arquivo PSD e uma numeração sequencial;
    4) Em um programa de edição de HTML abrimos o arquivo gerado pelo Photoshop e refizemos todos links http com o endereço completo de cada slice no site do cliente, regravamos o arquivo HTML;
    5) No programa de envio de e-mails colamos o código HTML, que mais parecia um arquivo texto mas na verdade estava lendo todos os endereços dos slices armazenados no site do cliente.
    Resultados…
    1) O carregamento era super rápido para quem recebia o e-mail;
    2) Os acessos podiam ser medidos em um relatório de page-views do hospedeiro do site, com informações do dia mais acessado, horário e origem do acesso;
    3) Nenhum cliente pediu para ser retirado de nossa lista, e, o que foi uma surpresa… indicavam outras pessoas para receber o e-mail.
    Empresas como Livraria Saraiva utilizam técnica similar, e com sucesso…
    Espero ter ilustrado de forma significativa seu artigo… Abraços!

  20. Boa Tarde Alex,

    Estou respondendo vosso email nesse momento. Logo logo você receberá meu contato.

    Um Forte Abraço !

  21. Boa tarde Carlos,

    Estou pensando em desenvolver uma campanha de e-mails, para isto já conto com um programa de envio em massa de e-mail, porem tenho notado que grande maioria dos e-mail voltão, mesmo no formato txt, acho que isso ocorre por má configuração do prórpio programa, mas minha dúvida também está no que diz respeito ao formato de e-mail.

    Por isso abaixo relaciono algumas dúvidas que gostaria que me ajudasse:

    1) Uma vez resolvido o problema do formato do e-mail, vc saberia me dizer a melhor forma de enviar os e-mail, digo em termos de programa para este fim e suas complicações, tipo e-mail que existe, mas aparece como inválido, ou até mesmo em relação a tão comentada lista de proxyes que até hoje não consegui entender como tratar;

    2) Noto que várias empresasa que me mandam news ou até mesmo propagandas pedem para que baixe a imagem naquela faixa acima do e-mail no outlook, isto também ocorre na recepção de emails em contas tipo gmail ou hotmail, isto é html? Isto sempre ocorrerá? Será que a maioria do público nem toma atenção para aquela perguntinha pedindo para baixar a imagem e dai e-mail fica inelegível?

    3) Com a pergunta acima questiono a preferência colocada em sua matéria, será que é mais válido mandar apelos em imagens e limitar a campanha ou enviar em texto ter a grande maioria dos e-mail vistos e até mesmo tirando um pouco do ar de propaganda chata, com um dos comentário acusou?

    4) Como faço para mandar txt/html? Ele terá a mesma aceitação de apenas txt?

    Bem, acho que estas são minhas dúvidas caso lhe interesse gostaria de conversar contigo para uma possível assessoria no que tange o assunto, pois acho que esta uma boa maneira (sendo utilizada com ética) de atingir clientes.

    Atenciosamente.

    Alex

  22. Olá Abraao,

    Obrigado pelo comentário e amém ao que você disse… rsss… Como sempre prevalece o bom senso e a preferência do cliente !

    Abração !
    Carlos H.

  23. Ops..esqueci de falar que particularmente eu prefiro sem sombra de dúvidas, o HTML.

    Mas isso varia. O que quis dizer é que tanto faz desde que seja bem feito, e do modo como o cliente quizer.

    Abs!!

  24. Claro que cada um tem a sua opinião, bem como o seu toque pessoal ao desenvolver. Porém, creio que todos acreditam que E-mail Marketing é uma ferramenta útil sim, desde que usada com bom senso.

    E concordo plenamente como o Carlos e seu amigo publicitário: Você prefere mandar uma mensagem ao seu cliente com um visual moderno e atraente ou uma mensagem semelhante a um telegrama do pentágono da época da segunda gerra ??

    Tanto faz o modo como é feito. O que se deve buscar é a melhor forma de apresentar pro seu cliente. Se ele quer texto, amém; se quer HTML, amém também.

    Faça o seu melhor, independente da forma. E use e abuse do E-mkt, com respeito e bom senso.

  25. Olá Rafael Moreira,

    Eu particularmente gosto do email HTML. Ainda mais depois que conversando com um publicitário ele me falou algo que achei interessante, Você prefere mandar uma mensagem ao seu cliente com um visual moderno e atraente ou uma mensagem semelhante a um telegrama do pentágono da época da segunda gerra ?…

    Esse pensamento me chamou a atenção !

    Obrigado pelo comentário !

    Um Forte Abraço,
    Carlos Humberto L. Costa

  26. Simples,adptação..

    Concordo que as newsletter é um dos meios mais aceitos pelos usuários.Portanto,por que não colocar uma pequena imagem em gif(ou jpg)com link na news,avisando sobre a principal novidade do site ou o lançamento da semana.Lembrando Darwin..webdesigner

  27. Olá Marcelo,

    Bem colocado, não obrigatoriamente.
    Mas a formatação de uma mensagem simples para HTML aumenta o seu tamanho !

    Abraços,
    Carlos H,

  28. Isso mesmo ?Olheiro?, basta abrir o source para verificar a poluição

    Um bom HTML não é poluído. Especialmente se o uso for para colocar as letras em fonte verdana e cor cinza (por exemplo, um estilo simples inviável em plain text) não usa mais que uma ou duas frases perto de um texto de conteúdo que pode chegar facilmente a mil palavras.

    Por isso usei não obrigatoriamente.

    Pode aumentar o peso, pode, dependendo de como for feito. Repito, NÃO obrigatoriamente.

  29. Olá Olheiro,

    Isso mesmo Olheiro, basta abrir o source para verificar a poluição e consequentemente o peso do email html. Imagine a ausência de conceitos simples de tableless então… Daria uma table, dentro de um tr, que fica dentro de um td… Resumidamente uma bagunça….

    Então fica claro que o peso aumenta !

    Sem falar nas imagens que são requisitadas de um servidor… Será que isso não aumentaria o peso ?!

    Obrigado pelo comentário olheiro !

    Abraços !

  30. 1) Texto/HTML NÃO dobra o tamanho da mensagem obrigatoriamente. E se dobrasse significa que elas tem o mesmo tamanho, então o item ?E-mail HTML é mais pesado que texto? é falso.

    Não, não é falso.

    Se abrir o source de um mail textplain e de um mail formatado em html isto é percebido em fração de segundo.

  31. Olá Gilbson,

    Agradecemos pelo comentário !
    Como você comentou o assunto é extenso… Mas logo que possível publicaremos matérias técnicas e práticas, para agradar ambos os lados.

    Obrigado novamente e precisando de algo não hesite entrar em contato !

    Um forte abraço !
    Carlos H.

  32. Carlos,

    Parabéns pelo artigo.
    Como o assunto é muito extenso acredito que, se possível, seria uma boa idéia continuar escrevendo sobre email mkt (ferramentas etc..)

    Abraço

    Gilbson

  33. Olá Manuel Bertelli,

    Achei muito interessante sua colocação. Estarei dando uma pesquisada nisso ! Obrigado !

    Abraços,
    Carlos H

  34. Bom Dia Manuel Lemos,

    Respeito sua opinião ! No entanto, você a de convir comigo que Emails necessitam de um cabeçalho MIME-Type, OK ?! Onde não temos apenas MIME text/plain e MIME multipart/alternative. Ao contrário do que você afirmou temos também MIME text/html.

    Prevalece o bom senso na leitura dessa matéria, ela não contempla a verdade absoluta. Não há maneiras de dizer o que é o certo e o errado. Meu intuíto é apresentar algo claro e útil, e também logicamente aprender com a experiência de cada um de vocês.

    Sendo assim, disponibilizo meu email carlosweb@intelvision.com.br onde poderemos debater alguns conceitos técnicos, como RFCs, protocolos, spam, navegadores…

    Aguardo o contato de todos !

    Agradeço imensamente pelos comentários. Afinal todos tem algo para contribuir !

    Um Forte Abraço,
    Carlos H.

  35. Oi Carlos! Legal o tópico!

    O que queria comentar é que várias empresas tem documentações/guidelines na produção de seus e-mail marketing com boas práticas de produção visando compatibilidade com a maioria dos leitores de e-mail, como usar de restrição de cores, formato de exportação das imagens, tags que devem ser evitadas e dicas que valem para quem está produzindo a peça.

    Não apenas o gerente de marketing deve ter essa idéia nítida ou o webdesigner, mas todos que possivelmente aprovarão a peça. Sempre tem aquele diretor que dá palpite achando que tá contribuindo pra caramba com o trabalho.

    Acho que fazendo uma busca no Google é fácil de achar as guides do Yahoo! e da extinta AOL.

    Seria bacana um outro tópico sobre isso. 😀 Ajudaria muita gente a fazer e-mail marketing funcional e, quem sabe, virar uma prática mais difundida.

    Trabalhando assim, não dá pra ter medo do HTML em hipótese alguma. 😉

    Abraços e sucesso!

  36. E-mail marketing, Newsletter e afins não funcionam!

    As empresas que pretendem ter um canal de comunicação com seus clientes deveriam considerar o uso do feeds. A informação vai chegar na hora que a pessoa achar melhor conveniente.

  37. Há uns 5 anos atrás… numa cidade não muito distante…

    Eu tinha saco pra responder todos os spans do dia com outros spans… primeiro eu testava a caixa de origem, se já não estava cheia. Me prestava a entrar nos sites divulgados nos spans para catar e-mails válidos dos anunciantes.

    Depois de juntar algumas dúzias de e-mails de spammers, mandava a instalação do netscape (v4), mp3 do marilyn manson… ou qualquer arquivo ou arquivos grandes que estivessem ali dando sopa. Fazia isso quantas vezes fossem necessárias para bloquear a caixa da vítima por over-quota.

    Outros tempos, outra paciência, outro conceito de diversão… mas acho que todo mundo deveria fazer algo parecido.

    Hoje me contento com bouncing mail… os spammers nao valem o trabalho.

  38. Olá pessoal,

    Considero o comentário de todos vocês extremamente pertinentes mas devemos lembrar que quando falamos em E-mail Marketing estamos falando de uma ferramenta muito poderosa e muito utiliza por grandes empresas, ou seja, é uma ferramente de marketing e publicidade que tras ótimos resultados e é muito bem aceita no mercado.

    Devemos separar e-mail marketing de spamm. O e-mail marketing deve ser utilizado de maneira correta seguindo todas as políticas de spamm e de privacidade do usuário que recebe. O comentário de nosso amigo Fábio é pertinente mas note que não se aplica a este artigo de nosso amigo Carlos que está tratando do e-mail marketing como uma estratégia de comunicação com o cliente de maneira profissional e educada, diferente do que é o Spamm.

    O e-mail marketing vêm se mostrando cada vez mais eficiente e agora com uma nova abordagem que éa fidelização de clientes e pesquisas de satisfação o que é um avanço em gerenciamento de clientes.

    Um abraço a todos e parabéns ao Carlos Humberto pelo artigo.

  39. discordo da materia em seis pontos… discordo fortemente…

    1) Texto/HTML NÃO dobra o tamanho da mensagem obrigatoriamente. E se dobrasse significa que elas tem o mesmo tamanho, então o item E-mail HTML é mais pesado que texto é falso.

    2) Também pode ser feito analise de interesse em e-mail não-HTML. É só saber como fazer.

    3) E-mail HTML só é significativamente mais pesado que o texto se enviar mensagens embbeded (ou se for mal feito, tirado direto do photoshop por exemplo).

    4) HTML correto É exibido corretamente. HTML é um padrão, clientes seguem o padrão e exibem o que aparece pra eles. Basta saber fazer o HTML e não pedir pro estagiário do estagiário do almoxarifado dar o toque final. Passe por um programador antes de enviar.

    5) Os bons filtros de anti-spam seguem analise de Baynes mais sobre o conteúdo escrito do que sobre o formato MIME. Estes são classificados erroneamente sejam HTML ou TXT puro.

    6) HTML NÃO carrega vírus. javascript e codigo ativo carregam vírus. As falhas de segurança que diziam ser inerentes ao HTML acontecem apenas em renderizadores IE-based através de falhas do windows na exibição de imagens remotas que a microsoft já corrigiu. Ninguém deixa de receber HTML por isso.

    Ao leitor Fabio FZero, o que voce recebeu nao foi e-mail marketing, foi diretor de marketing ganha demais e faz de menos. Email é muito util SIM pra relacionamento, mas não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com a sua filha (como ficar enviando mensagens inconvenientes toda semana). Ja dirigi ações de e-mail marketing tanto no Brasil quanto nos EUA e o maior problema é a mentalidade da empurroterapia, que ja tem algum tempo só da certo para vender vereador e deputado. Nos últimos 3 anos tive uma unica reclamação de recebimento não solicitado, e o reclamante reconheceu que o erro era dele.

  40. Ao contrário do descrito por este artigo, não existem 3 formatos de mensagens de e-mail, mas sim apenas 2: texto (MIME text/plain) e texto+HTML (MIME multipart/alternative).

    Tal como para a Web, também existem padrões para envio de e-mail definidos nos documentos conhecidos por RFC.

    Esses documentos recomenda envio de mensagens sempre com uma versão de texto, nem que seja para dizer que a mensagem é de HTML e que requer um programa que suporte mensagens HTML para ver a mensagem.

    Quem enviar mensagens apenas em HTML pode ficar com a certeza que a mensagem será classificada como Junk em muitos sistemas de e-mail como por exemplo o Hotmail.

    Outros erros crassos de quem quer enviar mensagens em HTML, mas não sabe fazê-lo devidamente e as mensagens nem sequer chegam aos destinatários:

    – Javascript e Flash nas mensagens: esqueça, isso abre problemas de segurança.

    – Endereços dos destinatários em Bcc: . Quando os sistemas de e-mail recebem, não vêem o endereço do destinatário nos cabeçalhos To: ou Cc:, assumem isso como um indício de envio de e-mail em massa, o que muitas vezes é verdade. Logo classificam a mensagem como SPAM.

    – Mensagens que dependem de arquivos CSS externos para aparecer bem. A maior parte dos sistemas de Webmail descarta tudo o que está na secção das mensagens em HTML.

    Esta discussão comenta sobre estes e outros problemas que fazem com que as mensagens nunca cheguem aos seus destinatários por serem confundidas com SPAM:

    http://www.phpclasses.org/discuss/package/14/thread/2/

    Durante muitos anos tenho usado este componente em PHP abaixo que me tem permitido enviar newsletters em texto e texto+HTML para centenas de milhares de pessoas cadastradas para receber newslettters.

    Este componente tem sido aprimorado durante os anos para compor as mensagens devidamente respeitando os padrões de envio de e-mail e assim evitando os problemas citados acima. Recomendo.

    http://www.phpclasses.org/mimemessage

  41. All,

    É lamentável que algumas empresas venham a causar tantos incomodos aos seus clientes como apresentado pelo comentário do Fábio FZero. Um link para solicitar exclusão do mailing que estivesse bem posicionado e que FUNCIONASSE abrandaria problemas assim.

    Mas infelizmente os bons pagam pelos maus. Os spammers prejudicam a ótima ferramenta que é o E-mail Marketing e dificultam o acesso aos olhos dos usuários, afinal, tudo é spam para os clientes.

    Em contrapartida, os resultados do E-mail MKT são ótimos! Eu recomendo! Saiba quantos clientes visualizaram seu email, de onde eles são, quais links eles visitaram e principalmente o que compraram! Desafio alguém a citar outra ferramenta tão precisa em seus resultados e relatórios quanto o E-mail Marketing. Tenta com panfletos…rsrsrssrsr

    []´s

  42. Boa Tarde Fabio FZero,

    Concordo perfeitamente com você quando diz que, sem saber previamente os conceitos de Marketing não se deve utilizar do email marketing como ferramenta.

    Então fica a frase do grande Kotler Marketing é a atividade humana dirigida para a busca da satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores, através dos processos de troca.

    Com certeza a Ponto Frio não tinha claramente esses conceitos.

    Respeito sua opinião, mas lembre-se que a culpa não é da ferramenta !

    Um Forte Abraço,
    Carlos H.

  43. Boa Tarde Eduardo Loureiro,

    Bom para medir clique em um link é fácil, nada de complicado, basta botar um contador no carregamento da imagem.

    Já para verificar quantos visualizaram o email marketing, existe a seguinte maneira… Nada avançado… O conceito seria: utilizar a tag de inserir imagem, no entanto colocar um script php dentro da tag. Exemplo:
    Esse script.php conteria um contador.

    Haveria a possibilidade do gerente de news passar o ID do cliente para o script, aí você saberia qual cliente view e qual não viu a mensagem.

    No entanto, lembre-se que alguns clientes de email bloqueiam o recebimento de imagens.

    Deu para ter uma vaga idéia ?! Espero que sim…

    Um Forte Abraço !
    Carlos H.

  44. Para a linguagem publicitária usada no e-mail marketing, o HTML é sem dúvida a opção. No entanto, fazer o usuário baixar e-mails pesados e muitas vezes abri-los e não os visualizar corretamente pode causar uma frustração que vai contra os objetivos do e-mail marketing. Principalmente se os e-mails que chegam não foram explicitamente solicitados…

  45. O melhor formato de email marketing é NÃO MANDAR FAZER EMAIL MARKETING. Ponto. É uma técnica ultrapassada, ineficiente e irritante. Qualquer empresa que me enviar esse tipo de coisa dizendo que eu solicitei (provavelmente quando comprei alguma coisa e não vi um link em letras pequenas dizendo não receber emails) perde um cliente imediatamente.

    O único tipo de email que uma empresa pode mandar são newsletters – e só quando explicitamente solicitados. Passei um bom tempo tentando sair da lista de ofertas do Ponto Frio e só consegui quando abandonei meu endereço de email antigo. Não façam.

    Atenção gerentes de marketing de agências online, vou repetir bem devagar, já que vocês não costumam entender certos conceitos de primeira:

    N-Ã-O F-A-Ç-A-M.

    De novo: Não façam. E tenho dito.

  46. Boa tarde Carlos, você cita a possibilidade de se medir os cliques em determinadas áreas de uma news e até o relatório de acesso à news. Como se pode obter esses dados? Existe algum software específico?

    [],

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *