Boas práticas em projetos de análise de canais digitais

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Colaborou Marcos Giuntini*

É muito importante considerar as análises como ferramentas de negócio, para que sejam úteis. Sendo assim, os projetos de métricas envolvem aspectos muito mais abrangentes do que apenas configurações e funcionalidades.

Segue abaixo um resumo de boas práticas que consideramos importantes para aproveitar o potencial de retorno dos canais digitais, com base na análise de métricas:

  • Alinhe os objetivos de negócio da empresa com os interesses de seus usuários e retrate suas metas na configuração dos relatórios e na análise das informações;
  • Dê ênfase às atividades alinhadas aos objetivos de negócio e forneça incentivos para melhorar constantemente os resultados;
  • Seu negócio deve estar apto a identificar e agir rapidamente sobre as oportunidades. Se você não consegue agir assim, aprenda como;
  • Considere a realização de melhorias nos canais digitais, com base na análise. Mesmo sem ter completa certeza do que mais impacta nos números, realize suposições e faça pequenas mudanças, uma de cada vez. A cada melhoria, volte a medir os impactos gerados;
  • Construa uma boa solução a curto prazo, ao invés de uma excelente solução a longo prazo;
  • Na implantação da solução a curto prazo, não esqueça da visão de longo prazo (12 a 18 meses), para direcionar o projeto e evitar trabalho adicional;
  • Crie e documente processos e padrões que possam ser replicados e comparados a cada nova avaliação.

[Webinsider]

* Marcos Giuntini é sócio-diretor da Avantare, responsável pelas áreas de Inovação e Tecnologia.

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Avatar de Daniella Morier

Daniella Morier(daniella@avantare.com.br) é sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa.

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3 respostas

  1. Olá Daniella e Marcos,

    Muito Agradecido pelas informações!!

    Vocês pontuaram assertivamente as considerações de discussão de briefing! (minha percepção)

    Em nossos propostas junto a nossos clientes buscamos sempre trabalhar com etapas de desenvolvimento e métricas que transmitam significado de negócios.

    Um ponto comentado com maestria foi a necessidade de implantar as alterações de curso (correção ou reforço) das ações implementadas, sempre com base na análise do impacto gerado.

    FANTÁSTICO!!

    Forte Abraço,

    Pedro Majeau
    pedro@negocios-de-valor.com

  2. Daniella,

    Muito bacana esse checklist. Acredito que isso seja o básico para qualquer projeto e achei super interessante o conceito Construa uma boa solução a curto prazo, ao invés de uma excelente solução a longo prazo. Assim criamos uma satisfação – mesmo que temporária – no cliente e ainda criamos tempo para aprimorar e correr atrás da excelência.

    Um detalhe que me chamou a atenção foi: Seu negócio deve estar apto a identificar e agir rapidamente sobre as oportunidades porém, como você mesmo disse, as empresas não conseguem responder a tempo. Empresas pequenas sofrem desse mal, pois não detêm de recursos (financeiro, tecnológico e humano) para preparar um contra-ataque.

    Acredito que quando a empresa chega em um patamar onde é possível explorar uma oportunidade rapidamente, o crescimento é exponencial.

    No mais parabéns.

    []´s

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