Foco no sucesso do cliente: não force uma venda

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Não raro, durante treinamentos de marketing, comunicação e vendas, encontramos alguns profissionais angustiados. Apesar de concordarem com o que é apresentado, sentem-se imobilizados em aplicar na prática o conteúdo.

A razão? A resistência de gerentes que, em nome do resultado, se esquecem do encantamento do cliente, forçando o engessamento do discurso de vendas, mesmo que as necessidades de um cliente sempre variem em relação a outro.

Quando insistimos apenas no produto ou serviço, sem flexibilidade para perceber que a sua necessidade pode ser um pouco diferente, corremos o risco de jogar todos os clientes na vala comum. É preciso ter foco no sucesso do cliente.

Com serviços e produtos cada vez mais parecidos, o diferencial está na experiência do atendimento, e esse tem sido o desafio de muitos vendedores: provar aos seus gerentes que, dentro dos novos parâmetros de fidelização, mais do que nunca é melhor perder uma venda do que perder o cliente por esgotamento.

O convencimento pela sedução e pelo encantamento criam melhores relações do aquele que tem como base a pressão e o sufocamento. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “- Comprei para pararem de torrar minha paciência”?

A persistência é uma das grandes forças do profissional de vendas. Porém a linha do bom-senso, desenhada pela capacidade de ouvir nossos clientes, ajudam na consolidação do terreno. É preciso trabalhar não só no sentido de lucrar, mas de alinhar a solução na cabeça, no coração e no bolso do cliente.

O alinhamento do discurso e da oferta entre gerentes e vendedores é preciso, porém deve funcionar como um mapa a ser seguido, especialmente na fase de qualificação e primeiro atendimento do cliente. Porém… o mapa nunca é igual ao território! É nessa hora de olho-no-olho que o profissional de vendas descobre o melhor a oferecer para cada cliente, estabelecendo uma conversa produtiva e buscadora de resultados crescentes e consistentes.

O sucesso de uma equipe de vendas deve ser medido também pela medição efetiva do nível de satisfação do cliente.

O conhecimento sobre gente e as informações que o vendedor colhe do cliente no dia-a-dia nem sempre estão impressos no script. A cada cliente que é jogado na vala comum, um vendedor dorme na bacia das almas. [Webinsider]
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Avatar de Eduardo Zugaib

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

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2 respostas

  1. Eduardo, muito bem colocado essa nova realidade sobre a área comercial.

    Não da para empurrar uma venda, é necessário prestar primeiramente um serviço de consultoria e demonstrar as vantagens do seu serviço.

    E saber se ele realmente vai atender e suprir essa necessidade que o cliente tem, pois muitas vezes não atende.

  2. Olá Eduardo,

    De fato, por fim, trata-se do conhecimento sobre pessoas, seus desejos e expectativas.

    Depois de 10 anos atuando com marketing e vendas, percebo que algumas vendas recebem uma “força” maior do vendedor para ajudar o cliente em sua decisão devido principalmente o momento da negociação ter sido “cavado”, ou seja, provocado.

    Muitas empresas só conseguem mais vendas, “cavando” o mercado e exaurindo relacionamentos! O que poderia ser minimizado por melhores práticas de marketing, como por exemplo: Processos que ATRAIAM O CLIENTE, evitando que o vendedor saia em PERSEGUIÇÃO AO CLIENTE!

    Atender um cliente no momento da necessidade dele, onde ele foi pró-ativo em te procurar, já o coloca com crédito, te posicionando como pré-qualificado para fornecer produtos e serviços!

    Dar atenção para um cliente que SOLICITA um atendimento tem possibilidade superior de êxito na negociação se comparado ao vendedor que sai “batendo palma” no mercado.

    Estas declarações faço devido vivências de êxito em inúmeros nichos de mercado, pois aplicamos o processo de marketing de ATRAIR O CLIENTE, com métricas de resultados também na área Educacional – cursos e treinamentos abertos ou para cursos regulares -, onde ainda há restrições culturais por parte dos gestores escolares em tratar o aluno como cliente!

    MUITO AGRADECIDO!!

    Pedro Mizcci Majeau
    Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos

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