Recentemente estive em New York para o Ignition 2011, que foi um dos melhores eventos internacionais que acompanhei neste ano nos EUA.
A grade era bastante promissora e incluía, entre outros executivos de destaque, Sheryl Sandberg (COO do Facebook), Adam Bain (CRO do Twitter), Mark Cuban (dono do Dallas Mavericks, atual campeão da NBA, e bilionário desde a época da bolha), Glen Beck (autor e apresentador de televisão) e Eliot Spitzer, ex-governador de New York (ou “Client 9” para os íntimos).
Bain antecipou as mudanças realizadas recentemente no Twitter, que o tornaram mais parecido com o Facebook e o Google+, com a criação de páginas para marcas, assim como as fan pages da rede de Mark Zuckerberg.
Usuários inventaram o @
Bain contou também algumas curiosidades: por exemplo, o símbolo “@” antes do seu nome de usuário na plataforma foi uma criação dos primeiros usuários e não da empresa.
O mesmo para as famosas “#” (lê-se hashtags), que identificam e facilitam a busca por determinado assunto. As hashtags tornaram-se quase uma obsessão para as empresas, já que através dela são identificados os assuntos mais populares ou trend topics, uma forma de comprovar a visibilidade de uma marca, produto, serviço ou até mesmo pessoas.
Em termos de publicidade, o Twitter conta hoje com 2.400 anunciantes, com uma taxa de retenção de incríveis 80% (empresas que renovaram as campanhas).
Já sobre o Facebook, que hoje tem 11% da população mundial como usuário e cerca de 35 milhões de pessoas atualizando seu status diariamente, quem soube ler nas entrelinhas tirou duas conclusões bem claras: a primeira é óbvia, o IPO será muito em breve.
E a segunda, é sim, eles estão trabalhando em um telefone celular Facebook. Sheryl Sandberg não falou isso explicitamente, mas deixou claro que é o objetivo da empresa é que as pessoas possam compartilhar livremente fotos e atividades via Facebook em qualquer aparelho. Acrescentou ainda que eles estão em contato permanente com todos os fabricantes para viabilizar um aplicativo que funcione perfeitamente em qualquer plataforma. Ah, não faltou uma cutucada no Google Plus: ao ser questionada sobre o que pensa da iniciativa, respondeu dizendo que “ser copiado é uma boa forma de ter seu sucesso reconhecido”. Já sobre o futuro do Yahoo ela foi econômica: “pobre Yahoo”, o que tirou gargalhadas da plateia.
Sandberg é hoje uma das mais importantes executivas dos EUA e não são poucas as especulações de que ela pode no futuro se candidatar a presidência. Do Facebook? Não, dos Estados Unidos!
Mas quem roubou a cena mesmo foi Peter Vesterbacka, CMO da Rovio, empresa criadora do Angry BIrds, o jogo de maior sucesso para iPad. Ele ficou 15 minutos no palco, o suficiente para desfilar números e informações impressionantes:
- metade da população da Coréia do Sul já baixou o jogo.
- mais de 500 milhões de downloads do jogo.
- 10 milhões de mascotes de pelúcia já vendidos.
- marca mais pirateada na China, superando gigantes do licenciamento como Guerra nas Estrelas e Hello Kitty.
- há parques de diversão Angry Birds, no estilo Disneyworld, na China. Todos piratas, diga-se de passagem.
- a empresa inspira-se nos produtos piratas para criar novos produtos (genial, pirateiam os piratas!).
Vesterbacka estava vestido de moletom Angry Birds e seu cargo completo na empresa é CMO & Mighty Eagle ( a ave mais poderosa do jogo).
Enfim, eu poderia seguir falando sobre os outros painéis, mas sugiro que visitem o site Business Insider e procurem mais informações sobre o evento, vale muito a pena. [Webinsider]
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Marcelo Sant'Iago
Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.