Comenta Mathew Ingram, no GigaOm, que Robert Kaiser, na época editor-administrativo do Washington Post, foi convidado pelo executivo-chefe da Apple em 1992 para participar de uma conferência no Japão sobre o futuro das mídias digitais.
Kaiser escreveu um memorando sobre a experiência (que pode ser visto em PDF aqui). Muito do que Kaiser cita em 1992 se tornou verdade, e isso em uma época em que a internet era primitiva e lenta, laptops eram novidade e os celulares eram tijolos caríssimos.
A World Wide Web só era conhecida por seus criadores. O ex-jornalista de tecnologia Mark Potts publicou em seu blog um extenso comentário sobre os 20 anos dessas transformações.
A Apple criou na época um modelo de página eletrônica do Post, usando o software HyperCard.
A aparência é rudimentar, mas a tela já contém todos os elementos do que viria a ser o WashingtonPost.com (do qual Mark Potts foi co-fundador).
O memorando de Kaiser estimulou a entrada do Post no mundo digital, e como chairman do jornal continuou a fomentar a inovação.
Mais tarde, foi mentor de Mark Zuckerberg, e um dos primeiros a apoiar a ideia do Facebook.
Por sinal, essa foi a única transformação que Kaiser e outros executivos visionários do setor não previram em 1992: o imenso impacto das redes sociais sobre as mídias e o jornalismo.
Veja o texto de Ingram aqui. [Webinsider]
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