Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Comenta Mathew Ingram, no GigaOm, que Robert Kaiser, na época editor-administrativo do Washington Post, foi convidado pelo executivo-chefe da Apple em 1992 para participar de uma conferência no Japão sobre o futuro das mídias digitais.

Kaiser escreveu um memorando sobre a experiência (que pode ser visto em PDF aqui). Muito do que Kaiser cita em 1992 se tornou verdade, e isso em uma época em que a internet era primitiva e lenta, laptops eram novidade e os celulares eram tijolos caríssimos.

A World Wide Web só era conhecida por seus criadores. O ex-jornalista de tecnologia Mark Potts publicou em seu blog um extenso comentário sobre os 20 anos dessas transformações.

wp digital 92A Apple criou na época um modelo de página eletrônica do Post, usando o software HyperCard.

A aparência é rudimentar, mas a tela já contém todos os elementos do que viria a ser o WashingtonPost.com (do qual Mark Potts foi co-fundador).

O memorando de Kaiser estimulou a entrada do Post no mundo digital, e como chairman do jornal continuou a fomentar a inovação.

Mais tarde, foi mentor de Mark Zuckerberg, e um dos primeiros a apoiar a ideia do Facebook.

Por sinal, essa foi a única transformação que Kaiser e outros executivos visionários do setor não previram em 1992: o imenso impacto das redes sociais sobre as mídias e o jornalismo.

Veja o texto de Ingram aqui. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Sergio Kulpas

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *