Uma empresa de sucesso precisa de profissionais que desempenhem diferentes funções para que tudo funcione sem intercorrências.
Alguns destes papéis são bem definidos e outros não. A diferença entre um gestor e um líder, por exemplo. É possível ser gerente e líder ao mesmo tempo, mas um bom líder não é garantia de boa gestão, e vice versa.
E qual seria então a diferença entre os dois papéis?
O líder inova, o gestor administra
O líder é o que vem com ideias e movimentos para a organização, com visão de futuro. Ele tem o olhar voltado para o horizonte e procura desenvolver novas estratégias e táticas. Por isso se mantém informado sobre as últimas tendências e conjuntos de habilidades.
Existem pessoas que vão para o trabalho sem pensar porque estão fazendo o que fazem. É aí que você enxerga o líder.
Por outro lado, o gestor é o que mantém o estabelecido. Tem que ter tudo sob controle para garantir as suas entregas, sem as quais haverá desordem dentro da organização.
O gerente estabelece metas e critérios, analisa, avalia e interpreta o desempenho adequadamente.
O líder inspira e o gerente gerencia
Um líder é alguém que inspira outras pessoas a dar o seu melhor. E define o tempo e ritmo para o resto da equipe.
Não é o que você faz, mas o que os outros fazem em resposta a você.
Se as pessoas decidem segui-lo é porque você as inspirou. Criou um vínculo de confiança dentro da empresa, o que é essencial, principalmente se o negócio está mudando rapidamente e você precisa de gente que acredite em sua missão.
Já para o gestor, o trabalho é manter o controle sobre a equipe, ajudando as pessoas a desenvolverem os seus talentos. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso conhecer as pessoas com quem está trabalhando e entender seus interesses e paixões.
O gerente então cria uma equipe através de decisões sobre remuneração, colocação, promoção e através de sua comunicação com ela. Gerenciar um projeto é também diferente de capacitar profissionais.
O líder pergunta o que e por que, o gerente como e quando
O que e por que são questionamentos que você precisa responder, pois certas ações podem envolver desafiar seus superiores. Você precisa ser capaz de confrontar a administração superior quando algo a mais tem de ser feito para a empresa.
Se a empresa está enfrentando uma fase ruim, o líder entra e questiona: “O que podemos aprender com isso?” e “Como podemos usar essa informação para esclarecer nossos objetivos ou melhorar para ficar mais perto deles?”.
O líder sempre fala: “Não espero estar certo o tempo todo, posso errar muito”. Gerentes são como soldados do exército – sabem que planos e ordens são para serem seguidos e o trabalho é manter os objetivos atuais da empresa.
Os dois papeis são parecidos e um bom gerente pode fazer o papel de um líder também. Tempo e ritmo são fatores que identificam e distinguem profissionais no mercado de trabalho.
É possível exercer os dois papeis, mas é necessário tempo e experiência para cultivá-los, para que não se falhe nos dois. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O corporativismo feminino é diferente
- Dez atitudes que o líder costuma ter
- Para quem está cansado da rotina de trabalho
- Quando foi que você parou de sonhar?
…………………………
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Daniela Maimone
Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.