Ferramenta gratuita auxilia no planejamento de marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As ferramentas visuais facilitam significativamente os processos de análise e planejamento em qualquer empresa ou departamento. Elas são intuitivas e simples, melhorando interação entre os participantes. Também expõem os diferentes elementos da análise em um processo organizado, porém flexível. São objetivas e ágeis, permitindo correções e adaptações rápidas. E ainda, possibilita a visão holística entre diferentes elementos de uma análise, favorecendo a harmonização.

Como você pode notar, as ferramentas visuais são uma maneira funcional, prática e sofisticada de planejar e analisar.

Existem diversas ferramentas visuais. Uma das mais difundidas é o Business Model Canvas. O BMC permite analisar, confrontar e modelar os elementos mais relevantes na criação de um novo negócio. Com uma tela impressa e alguns Post-Its, preenche-se cada quadrante do modelo, certificando-se de que exista coerência e complementaridade entre eles.

bmc

Inspirados pelo BMC, a DRB Marketing criou o Marketing Strategy Canvas. Trata-se de uma tela que dispõe de modo estruturado, os principais elementos de um planejamento de marketing, facilitando o processo de criação.

msc

No Marketing Strategy Canvas, a esquerda, encontra-se o produto e seus diferenciais. No lado direito, o segmento de mercado e seu comportamento de compra e consumo. Deve-se preencher os quadrantes entre eles, harmonizando posicionamento, marca, mensagem, comunicação, distribuição e o preço. O MSC é autoexplicativo e bastante intuitivo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa.

O Marketing Strategy Canvas pode ser baixado e utilizado gratuitamente. Para conhecê-lo, acesse www.marketingstrategycanvas.com.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avatar de Daniel Rodrigo Bastreghi

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *