Ferramentas para valorizar o investimento em search

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Alocar seu budget de marketing corretamente é fundamental para maximizar a receita da sua empresa, principalmente se o seu orçamento for limitado. É importante impactar clientes em potencial com assertividade, para que cliques não sejam gerados com baixa probabilidade de conversão. Existem ferramentas de fácil acesso para auxiliar na criação e divulgação das campanhas e, também, para ajudar a investir melhor o dinheiro. Chegou a hora de você conhecer seis maneiras de utilizá-las.

1. Geo-targeting (Onde você quer aparecer?)

Relatórios de custo e receita por localidade permitem analisar e guiar a criação de campanhas, a alocação do orçamento e do valor que você está disposto a pagar pelo CPC. Entenda em que região suas campanhas performam melhor. Entenda as particularidades dessa área para criar campanhas específicas e escrever anúncios relevantes, de preferência, com palavras-chave relacionadas.

Aloque seu orçamento nessas campanhas na forma de entrega acelerada e em um CPC que te coloque nas três primeiras posições de ranqueamento. Se o seu KPI de sucesso for ruim em uma determinada cidade, você poderá utilizar as demais dicas a seguir para otimizar seus resultados. No entanto, se o seu orçamento for limitado, exclua essa localidade de suas campanhas e invista onde você tem retorno.

2. Dia/Hora (Em que momento?)

Gerar um relatório de custo e receita por dia da semana e hora do dia é bastante simples e de extrema relevância para o sucesso da sua campanha.

Digamos que seus investimentos apresentem maior retorno na segunda e terça-feira, entre 9h e 16h. Por que “bidar” em palavras-chave em todos os horários ao longo da semana? É de suma importância entender o dia e horário que apresentam os melhores resultados. Se você não souber responder a essa questão, já passou da hora de fazer essa análise e distribuir da melhor forma o seu orçamento. Certamente você tem campanhas limitadas por causa do budget, então, os recursos são consumidos na melhor hora do dia?

3. Dispositivo

Outra análise que pode trazer grandes ganhos é a do retorno por tipo de dispositivo (computadores, tablets e celulares). Você deve saber quanto gasta com cada um deles e distribuir o seu orçamento, privilegiando o aparelho em que você tem melhor retorno. De forma geral, apesar de não ser uma verdade absoluta, ao terminar de fazer essa reflexão, você irá concluir que seu retorno com computadores é muito superior ao obtido com celulares, apesar de pagar um CPC mais elevado.

Estudos dizem que o consumidor clica no seu anúncio pelo celular, mas finaliza a compra pelo computador. Mas caso seu orçamento seja limitado, e, sendo possível investir no aparelho de melhor retorno, não desperdice cliques em canais onde não há conversão. O mesmo vale caso seus resultados atuais estejam com um ROI que não pague sua operação.

4. Match Type

As melhores práticas recomendam um gasto maior com o tipo de correspondência exata e menor com as palavras amplas. A correspondência ampla deve ser utilizada com cautela e de forma a gerar ideias para palavras-chave relevantes, que devem ser posteriormente adicionadas à conta.

  • Comprando a palavra-chave “calçados femininos” em correspondência ampla, seu anúncio poderá ser exibido para usuários buscando por chinelo, tênis e outras palavras correlacionadas. Se você vende calçados, mas não chinelo, você certamente não está disposto a pagar por esse clique.
  • Já com a palavra-chave “calçados femininos” em frase, você será mais assertivo. Mas se o usuário buscar por calçados femininos vermelhos e você não vender esse produto, esse será outro clique com pouca probabilidade de conversão.
  • Usando “calçados femininos” em exata, você apenas irá aparecer se o usuário fizer essa busca. E esse é um clique pelo qual você está disposto a pagar.

Portanto, invista mais no tipo de correspondência que te trará retorno. Pague mais por uma busca que ative suas palavras em correspondência exata. Sua conta tem que estar 100% otimizada dessa maneira.

5. Impression Share (IS)

Impression Share corresponde a parcela de vezes que seus anúncios apareceram, em relação à quantidade de vezes que poderiam ter aparecido. Um IS de 80% significa que, de cada 100 impressões que seus anúncios poderiam ter, eles tiveram 80, sendo que as outras 20 foram perdidas, ou por um baixo rank (combinação de bid e de quality score) ou por falta de orçamento.

A questão é a seguinte: suas melhores palavras e campanhas têm IS superior às suas palavras e campanhas de pior desempenho? Quando você fez essa análise pela última vez?

6. Anúncios

É importante trabalhar com algo em torno de três anúncios por grupo de anúncios e atualizá-los frequentemente. Caso você utilize apenas um anúncio e ele seja reprovado, ou por algum motivo não atraia a atenção dos usuários, as perdas certamente serão grandes. Caso você trabalhe com 20 anúncios será difícil atualizá-los com qualidade e, talvez, muitos não tenham tráfego suficiente para que você possa decidir se são bons ou não.

Portanto, seja sensato. Trabalhe com um número adequado de anúncios por grupo de anúncios e busque o melhor CTR possível, o que que aumentará seu quality score e, por consequência, permitirá que você pague um valor menor de CPC para se manter em uma mesma posição. [Webinsider]

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Avatar de Carlos Bertucci

Carlos Bertucci é Head de Data Analytics da filial brasileira da ESV Digital.

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