Quantas vezes nos pegamos com esse “problema”: publiquei um livro e ele simplesmente não vende.
Então, vários pensamentos nos vêm na cabeça:
- Sou um fracasso
- Meu trabalho é uma porcaria
- Meu livro é ruim
- Para vender somente sendo apadrinhado ou fazendo parte de panelinhas.
Natural nos sentirmos derrotados. Mas o caminho não é esse. É preciso ter a mente no lugar e analisar o que de fato está ocorrendo.
Um problema adequadamente diagnosticado está a caminho de ser solucionado – Richard Buckminster Fuller
Peça menos e ofereça mais
Uma das boas práticas que existe na publicidade e no marketing é oferecer conteúdos relevantes, exclusivos e originais para o público, no nosso caso, os leitores (os cativos e os prospects).
E como atuar para melhorar a visibilidade do meu livro?
Com criatividade!
O primeiro passo é reconhecer os pontos fortes e fracos do seu trabalho. A seguir, saiba com melhor precisão possível quem é o seu público-alvo. Por fim, desenvolva ações personalizadas. Os sites e as redes sociais são ótimos aliados para o sucesso da empreitada, pois nos aproximam das pessoas e criam possibilidades de interação e relacionamento.
Muitas vezes deixamos de vender porque nos tornamos inacessíveis. Pense nisso!
Crie uma comunicação gostosa, informativa e rica. Dê subsídios ao leitor para que esse comece a conhecer mais a fundo o seu trabalho, suas histórias e personagens. A venda depende dessa simbiose, de cativá-lo e torná-lo seu cúmplice.
Doe-se um pouco. O retorno vale a pena.
Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre o que constitui a verdadeira felicidade. Ela não é alcançada por meio de gratificação pessoal, mas através da fidelidade a um objetivo que valha a pena – Hellen Keller
Quando outros falam do nosso trabalho o peso fica maior
Falar de nós mesmos funciona. Mas quando outra pessoa nos dá o seu “endosso”, funciona melhor ainda. Esse ato expande a percepção de valor da nossa marca, pois se alguém está disposto a investir tempo e recursos para falar de um livro, de um conto ou mesmo de um profissional, é porque há qualidade e relevância.
Por isso é muito gratificante quando o leitor relata as suas experiências com o nosso trabalho, seja numa resenha, numa mensagem ou na indicação dos nossos livros. Isso potencializa o marketing, aumentando a abrangência e diversidade de público.
Assim sendo, leitores, parceiros e companheiros de profissão, precisam ser cativados e cultivados com todo o carinho e respeito, afinal, muito da nossa prosperidade como escritores depende deles.
Vamos juntos fazer esse jardim de cultura e diversão florescer?
Até mais! Até mais! [Webinsider]
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Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.