Colaboração no trabalho: a importância e como incentivar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Colaboração no trabalho

A união faz a força, mas, como já dizia Henry Ford, “reunir-se é um começo, manter juntos é o progresso; trabalhar juntos é o sucesso”. Ou seja, a colaboração no trabalho é decisiva para impulsionar os resultados de uma organização.

Colaboração no trabalho

Algumas pesquisas mostram que, na área de TI, apenas 29% de todos os projetos são considerados bem-sucedidos. Embora existam várias causas para esse péssimo desempenho, mais de 30% desses projetos falham devido à falta de colaboração no trabalho, envolvendo toda a equipe.

Essa realidade não é exclusividade do segmento de TI. Vários especialistas alertam para a necessidade do trabalho colaborativo como força decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento.

As razões para você investir em uma equipe colaborativa

Colaboração no trabalho

A colaboração no trabalho tem outros benefícios relevantes para a organização. Entre eles, a agilidade na resolução de problemas. Afinal, como diz o velho e sábio ditado popular, “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Quando os funcionários trabalham juntos, eles somam os talentos, experiências, criatividade e energia… e também compartilham processos e infraestrutura. Nesse caso, o resultado vai direto para as planilhas, em forma de números.

E tem mais: quando existe colaboração no trabalho, as pessoas se completam. As diferenças geram força, a equipe ganha energia e cada pessoa acrescenta mais conhecimento para si mesma.

Ou seja, a colaboração no trabalho transforma a empresa em um local de aprendizado constante e crescimento pessoal e profissional.

Como incentivar a colaboração no trabalho

Ninguém duvida da importância de uma cultura colaborativa para impulsionar o negócio. A questão agora é como fazer os funcionários se ajudarem, de forma realmente produtiva.

Nós selecionamos algumas dicas valiosas. Vale a pena ler e colocar a mão na massa pra fazer a coisa acontecer em sua empresa. Vamos lá:

Tenha uma boa causa

As pessoas somente vão se juntar em torno de uma causa se ela for clara, atraente e convincente. E tem que empolgar. Assim fica mais fácil inspirar e motivar a equipe a participar das conquistas da empresa. Se você não fizer isso, não conseguirá a união do grupo e nem a colaboração no trabalho.

Seja transparente

Essa transparência deve ocorrer em todos os níveis hierárquicos da organização, inclusive, dentro de uma equipe. Isso trará ganhos significativos de comunicação, eliminando barreiras e promovendo o maior engajamento das pessoas.

Tenha metas para a equipe

Colaboração no trabalho

Quando os funcionários sabem claramente para onde estão caminhando, qual é o percurso, as ferramentas necessárias e o prazo para se completar a travessia, o fluxo segue normalmente. A ideia é criar metas mensuráveis a cada trimestre para dar à equipe vitórias palpáveis. Especialistas garantem que essas vitórias têm poder de derrubar barreiras e criar um clima de satisfação pessoal e coletiva.

Defina papéis responsabilidades

Colaboração no trabalho

Cada funcionário deve ter o seu papel específico, vinculado ao plano geral da equipe, além de responsabilidades individuais. Tudo isso precisa ser comunicado de maneira clara e cabe ao gestor assegura-se de que não existem dúvidas sobre o assunto. Sabendo exatamente o que a empresa espera dele, o funcionário será mais eficaz nas suas atividades, sem passar por cima do colega ou criar desentendimentos. Afinal, a ideia é trabalhar junto e não sair atropelando todo mundo pela frente.

Foque nos pontos fortes das pessoas

Todas as pessoas têm os seus pontos forte e aqueles que precisam ser evoluídos. Foque no positivo e não nas fraquezas. Promova algumas atividades que ajudam os funcionários desenvolverem o autoconhecimento. Isso permite ao gestor distribuir as atividades de forma a aproveitar o máximo do talento e força individuais em prol da equipe.

Apoie a criatividade

Colaboração no trabalho

Os funcionários devem ser preparados para acreditar no potencial individual e coletivo para enfrentar problemas e encontrar soluções. O sentimento de “eu posso fazer” precisa ser incorporado pela equipe e isso a motiva a ampliar o pensamento e buscar por novas ideias, a fim de superar os obstáculos e fazer a empresa avançar. Mas o funcionário precisa de fato ter liberdade e espaço para criar e inovar, sem medo de ser punido, se as coisas não saírem exatamente como se esperava.

Proporcione ambientes integrados

A colaboração no trabalho acontece de forma mais espontânea e objetiva em ambientes que favorecem a integração das pessoas. Algumas empresas investem em layouts, por exemplo. Outras apostam também em eventos, fóruns e reuniões que conectam os  diversos profissionais. O importante é que eles tenham espaço para troca de experiências, conhecimentos e, também, que possam se ajudar.

Ouça

Colaboração no trabalho

Esteja preparado para ouvir a sua equipe. Quando alguém tiver aquela “ideia brilhante”, preste atenção. Mostre que você realmente se interessa em saber e entender o que está sendo apresentado.

Honre as promessas

O exemplo vem das lideranças, mas a equipe inteira deve trabalhar para cumprir todos os compromissos assumidos com os clientes. Ou seja, prometeu, cumpra. Isso deve ser sagrado. Assim, as pessoas trabalharão com o espírito de que o cliente pode contar com elas e confiar no que for acertado. O resultado é um maior engajamento entre as pessoas e alto nível de responsabilidade com as metas. A empresa só tem a ganhar.

Reconheça, recompense e celebre

Quando a colaboração no trabalho gera resultados positivos, a empresa deve compartilhar a boa notícia com os demais funcionários – ou até mesmo com clientes, fornecedores e comunidade. Isso pode ser feito em reunião das equipes, informativos, relatórios, enfim, existe uma série de opções. Essa é uma ação que privilegia o trabalho coletivo. As recompensas podem vir de várias maneiras também, uma delas, seria o bônus. Se o desempenho foi algo extremamente grande, pode-se pensar, inclusive, em viagens. Use a criatividade.

Juntos, do lado de fora também

Colaboração no trabalho

As lideranças devem estimular a socialização da equipe não apenas durante o trabalho, mas do lado de fora da empresa também. Isso deve acontecer por meio de encontros descontraídos, para relaxamento e diversão do grupo.

Uma boa dica é envolver os familiares, sempre que possível, permitindo que eles se conheçam e interajam. Esses encontros informais extra-empresa expandem os canais de comunicação, promovem mais confiança, compreensão e entendimento mútuos, contribuem para quebrar pré-julgamentos, enfim, aproximam as pessoas.

Em sua empresa, existe colaboração no trabalho ou é cada um por si? Compartilhe conosco a sua experiência!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

5 respostas

  1. Quase uma utopía, se não fosse por pessoas como as que digitaram o texto por pessõas como eu que leram ,entenderam e compreenderam o texto, trabalho em uma organização que a maior do mundo no segmento (refinaria de alumina).
    É limpo a filosia da empresa,mas pessoas com mentalidade velha insistem em ir contra, gestores e até diretores doutores insistem em pequenos gestor e atitudes que atrasam em anos conquistas arduas.
    Mas como dizia meu pai ” O bem sempre vence”

  2. Obrigada pelo artigo 🙂 Acredito que ambiente do trabalho e muito, mas muito importante. Cada um de nos quer trabalhar com as pessoas simpaticas e confiáveis. Eu tambem penso, que as ferramentas digitais podem ajudar muito- quando cada collaborador sabe tudo, trabalho e a rotina diaria corre melhor 🙂 Li o artigo aqui e recomendo 🙂 https://kanbantool.com/pt/guia-kanban/introducao

  3. Eu trabalho nas lojas,trabalho a 11 anos adoro trabalhar no atendimento,mais quando um colega precisa estou sempre a disposição para ajuda-lo arrumando uma table,pegando uma peça de roupa a mais e isso tambem faz que produzimos mais e tenha um excelente resultado.

  4. Bom dia, muito obrigada adorei o seu artigo! Hoje em dia é muito dificil trabalher em equipe- As pessoas são altamente individualistas – mas para desenvolver nossa empresa precisamos fazer esforço trabalhando junto.. No meu ambiente do trabalho utilizamos uma ferramenta digital que ajuda nos preparar e completar as nossas tarefas https://kanbantool.com/pt/ Permita que clientes e membros da equipa colaborem facilmente em tempo real. Recomendo as ferramentas assim, porque a equipe fica mais unida 😉 Obrigada mais uma vez !

  5. Na empresa que trabalho hoje somos cada um pra si. A mentalidade é retrograda e funcionários temem que sua ideia possa ser levada adiante por outro que ganharia os louros. Também os patrões não permitem ideias que não partam de suas próprias cabeças.
    Obrigado por abrir meus olhos compartilhando esse conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *