As empresas atuam bem na comunicação com o cliente, até que o inesperado atrapalha o sistema de atendimento.
Muitas vezes as empresas estressam seus clientes desnecessariamente por falta de uma comunicação bem simples.
Foi o que aconteceu comigo. Recebi um aviso de que a conta do pacote TV, celular, internet e telefone fixo daqui de casa não foi paga.
Não liguei, pois tinha certeza de que a conta estava paga.
Mas os avisos prosseguiram por e-mail e SMS . Tantos que achei melhor telefonar e esclarecer. Fui atendido, passei pela triagem e consegui chegar em uma pessoa.
Expliquei que a conta estava paga. A moça me pediu para enviar o comprovante de pagamento para o e-mail comprovante.pag@net.com.br. Foi o que fiz, direto do site do banco.
Silêncio.
Os avisos continuaram chegando e novamente enviei o comprovante para o endereço indicado, desta vez usando o meu e-mail (cadastrado no serviço).
Silêncio.
Os avisos continuavam e usei o canais do site (Fale Conosco e Ouvidoria) para pedir uma posição.
Recebi uma resposta desta vez, mas que me pareceu genérica e vaga, algo como “espere mais um pouco, às vezes demora mesmo”.
Os dias passando e os avisos continuavam chegando, já falando em suspender os serviços. E no site da Net consta pagamento em aberto. Ó raios!
Resolvi telefonar novamente. Fui atendido e pedi com calma e educação ao rapaz que tentasse descobrir o que houve pelo amor de Deus.
Passa um tempo até que ele volta e diz:
— O senhor pagou dezembro em duplicidade.
— Quer dizer que paguei janeiro usando o código de barras de dezembro?, perguntei.
— O senhor pagou dezembro em duplicidade.
Finalmente fez sentido. Entendi onde estava o erro, que foi meu. Resolvido o mistério. Vou pagar a fatura de janeiro de novo (desta vez a de verdade), depois pagar a de fevereiro normalmente e na fatura de março será abatido o pagamento em duplicidade.
Mas precisava passar por tudo isso? O que chama atenção para nós, amigos da UX, é encontrar um defeito no sistema que irrita o usuário.
Sim foi erro dele, mas não deve ser um fato tão raro assim. Já vi acontecer uma situação parecida em outra empresa e a resposta também não foi a mais adequada.
Por que, por exemplo, o pessoal que confere os comprovantes não se manifestou? Poderiam responder com um aviso fora do padrão, algo como:
– O senhor foi distraído e pagou a conta errada. O senhor tem certeza de que pagou a conta atual; mas na verdade pagou a do mês anterior pela segunda vez. Para consertar a bagunça é preciso fazer o seguinte: … …
Receber uma resposta clara assim seria ótimo. Como uma resposta deste tipo poderia ser automatizada?
Para o cliente é uma informação muito valiosa, pois seria poupado de desperdiçar seu tempo e energia em experiências que podem ser estressantes.
Devemos entender e corrigir os casos de má comunicação com o cliente, para que a experiência seja sempre positiva. Outrolado_
. . .
Leia também:
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
0 resposta
Ótimas dicas!
Foram claros e objetivos ao explicarem;isso é fundamental.