Cezar Calligaris
Temos acompanhado nos últimos meses muitas notícias boas sobre os números crescentes da publicidade online. Apesar de boas notícias sobre internet serem sempre muito bem–vindas, a maioria delas ainda chega de outros países. Mas se você trabalha com propaganda online no Brasil, pode se animar.
Um estudo da PricewaterhouseCoopers, chamado Global Entertainment and Media Outlook: 2004–2008, aponta que os gastos em publicidade online na América Latina crescerão 34,8% ao ano, de US$ 62 milhões em 2003 para US$ 276 milhões em 2008. Apesar de toda a desconfiança que surge quando se fala em números de internet, esses números têm tudo para serem verdadeiros. Se você quiser saber os motivos, acompanhe o raciocínio a seguir.
A internet se desenvolve por meio de ondas de inovação, em que cada onda corrige os erros da onda anterior. No total, até hoje, tivemos quatro grandes ondas. A primeira foi “estar na web”. A segunda, “estar bonito na web”. A terceira, “web com conteúdo” e, a quarta, “tudo pelo usuário”. Mas o que são essas ondas?
A primeira onda teve início em 1995, quando foi liberado o uso comercial da internet brasileira. Nesse momento, o importante era estar na web, não interessava de que maneira. Como não se sabia exatamente de quem era o papel de colocar a empresa online, essa responsabilidade caiu sobre os departamentos de tecnologia. Apesar de todos os esforços, comunicação não é o forte desses departamentos, o que levou a resultados bons tecnologicamente mas ruins em comunicação. A responsabilidade por colocar empresas na internet começou a mudar de mãos, indo para os departamentos de marketing e iniciando a segunda onda.
A segunda onda foi a do design, uma mudança radical em relação à cara de tecnologia que os sites tinham. No auge da conexão discada com modems de 33,6 Kbps o objetivo era fazer algo bonito, não importando o conteúdo, a dificuldade de carregar páginas ou a funcionalidade. Todos queriam fazer um site como a referência da época, o Eye 4U. Um dia alguém percebeu que, como tudo na vida, um site bonito não é nada sem conteúdo e deu origem à terceira onda.
A terceira onda foi a do conteúdo. Contrariando a onda do design, o objetivo agora era colocar todo o conteúdo possível em todos os espaços que o site oferecia. Em quantos cliques ou com que grau de dificuldade não importava, mas o visitante deveria encontrar aquilo que procurava. As home–pages dos portais eram caóticas, com altura e barras de rolagem gigantes. Óbvio que esse volume de informação, de maneira desorganizada, confundia os visitantes e tornava impossível o gerenciamento do site. Por isso, iniciou–se a quarta onda.
Como estar na internet com um site bonito e que permita ao visitante encontrar todos os conteúdos que procura? Se você pensou em usabilidade e arquitetura da informação, acertou. A quarta onda, que representa a maturidade da internet, é fazer tudo pensando sempre no cliente, como acontece nos casos de sucesso na vida offline e como sempre deveria ter sido na web. É fazer um site seguindo a comunicação da empresa, fácil de navegar, limpo, com informações bem organizadas e fácil de gerenciar.
Mas, afinal, o que essas ondas têm a ver com a publicidade? É muito simples: agora que sua empresa está na internet com um site bonito, com conteúdo, fácil de navegar, com um brilhante projeto de relacionamento e você gastou um dinheirão com ele, como vai levar as pessoas até lá?
Existem várias alternativas: boca–a–boca, embalagem de produtos, propaganda tradicional, promoções e todas as ferramentas possíveis de comunicação. Mas, sem dúvida, uma das mais interessantes é a propaganda online.
Primeiro porque a internet é o lugar em que as pessoas estão mais próximas da sua marca: basta um clique ou alguns toques no teclado (observação importante: esqueça a taxa de cliques como medida de sucesso da propaganda online).
Segundo porque o custo da comunicação na internet é um dos menores quando comparado às outras ferramentas. E, por último, porque existem grandes oportunidades para se diferenciar nessa mídia.
Para fechar este artigo, assim como propaganda online pode levar pessoas ao seu site, pode levar também à sua loja, aos supermercados, aos shoppings, à praia. Por isso números tão positivos: os resultados que a sua marca pode conseguir com a mistura de formas de comunicação estão cada vez mais comprovados.
Em quatro anos saberemos se o raciocínio apresentado e os números estão corretos. Se você não acredita em publicidade online, fique na torcida para que não estejam. [Webinsider]
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Uma resposta
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