Fernando Canuto Nunes
A transformação já está acontecendo: já existem operadoras capazes de fornecer serviços de telefonia IP de alta qualidade, à medida que as antigas redes estão sendo substituídas pelas redes de nova geração, ou redes NGN (Next Generation Network)
A VoIP, que trafega por redes NGN, está pronta para ser utilizada por qualquer usuário com acesso internet em banda larga. Esses usuários só precisarão escolher um provedor de Telefonia IP e já poderão se beneficiar dos custos atrativos oferecidos por essa tecnologia.
O Skype, um dos precursores desse tipo de serviço, não será nem de longe a única opção. Já existem hoje operadoras mais focadas às necessidades corporativas e capazes de oferecer esse tipo de serviço, sem a necessidade de instalação de programas em computadores.
O aspecto legal do VoIP é um tanto quanto conturbado. A Anatel exige uma licença para quem quiser prestar esse tipo de serviço. Contudo, o órgão ainda não se manifestou quanto à regulamentação desse mercado.
Recentemente a FCC americana decidiu em favor dos usuários VoIP, ao considerá–lo um serviço de internet e não de telecomunicações. A distinção é de fundamental importância para definir o aspecto tributário que se adotará em relação ao serviço.
Se serviço é de internet, o imposto incidente é o ISS; se é de telecomunicação, é o ICMS. Acreditamos que a Anatel irá seguir a corrente internacional, mas enfrentará muita pressão contrária dos Estados e das operadoras de telecomunicações STFC.
Opções. A tecnologia oferece hoje varias opções para o mercado. Uma delas é o Soft–Phone, programa que simula um telefone em seu computador, como também faz o Skype. Esse tipo de serviço, embora bastante flexível, exige um computador para ser utilizado, o que nem sempre é prático. É, portanto, mais focado no mercado doméstico e em executivos que se deslocam muito.
O IP–Phone, por sua vez, é mais prático. É um aparelho telefônico já com todos os programas instalados internamente. Basta configurá–los uma única vez e ligá–lo a uma rede com acesso internet. Embora mais prático do que o Soft–Phone ou Skype, ainda não é uma solução voltada ao mercado corporativo.
Os equipamentos mais adequados ao ambiente de trabalho são os gateways, capazes de serem conectados diretamente ao PABX, com total transparência ao usuário final.
O IG pensa em oferecer VoIP, serviço que tem tudo para dar certo, principalmente se tiver boas tarifas para terminação. Outros provedores também já estão montando sua infra–estrutura para atender clientes com Voip, construindo um modelo de negócio bem atraente para todos, onde o usuário final terá total flexibilidade para ele mesmo gerenciar seu serviço.
Muitos players entrarão nesse mercado, oferecendo serviços de voz sobre IP. A qualidade do serviço e a tarifa praticada serão diferenciais para atrair e conquistar o cliente. Afinal, ninguém quer pagar, mesmo que poucos centavos, por algo que não funciona bem quando é preciso.
Alguns ITSPs (Internet Telephone Service Providers) são revendedores das operadoras e nem sempre possuem as melhores tarifas. Assim, sempre que possível, devemos contratar serviços de VoIP diretamente das operadoras que possuem a infra–estrutura de telefonia IP, pois estas quase sempre podem oferecer as melhores tarifas e estão mais comprometidas com a qualidade do serviço.
Assim como não existe diferença entre um e–mail local e um e–mail internacional, o sistema de telefonia tradicional passa por uma transformação que visa o rompimento das fronteiras (local, DDD e DDI).
Alguns fabricantes já estão produzindo equipamentos, chamados de aparelhos multiplataforma, capazes de funcionar em Wi–fi, Wi–Max e GSM. No Estados Unidos esses equipamentos já estão sendo usados.
Imagine um aparelho que conectado a um cabo telefônico comum atua como um telefone fixo. Quando você sair de casa e fizer uma ligação, ele tentará achar um hotspot, uma rede wi–fi de grande potência para se conectar à internet e falar VoIP. Se não conseguir a rede wi–fi, no mesmo instante buscará, de forma rápida e transparente para o usuário, uma rede GSM para completar a ligação.
Ao chegar ao seu escritório você poderá ligá–lo à internet para usá–lo com VoIP ou até mesmo usá–lo como um handset. VoIP tem tudo para ser a tecnologia do ano, com a expectativa de iniciar uma nova era onde dados, som e imagem serão acessíveis o tempo todo.
Quem aposta que isso não ocorrerá tão cedo não olhou o que está acontecendo no mercado de telecomunicações. Será que a British Telecom, que anunciou que até o final de 2007, terá 100% do seu sistema de telefonia rodando VoIP, está remando contra a corrente? Achamos que não… [Webinsider]
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Uma resposta
gostei muito desta tecnologia visto que tem realmente tudo para ser a melhor do ano…