Uma versão do Windows XP que funciona em máquinas antigas, aquelas com processador lento e pouca memória RAM. Pegue todos os computadores sucateados do setor, que ainda rodam Windows 95/98 e, em vez de gastar fazendo upgrade de peças, compre apenas o “novo” sistema operacional da Microsoft. Eis a proposta da empresa para fazer com que as pessoas aposentem, desta vez para valer, as versões antigas do Windows.
Enquanto o Windows 98 é rápido feito uma bala com 128 Mb de RAM, o Windows XP mais parece uma mula com a mesma quantidade de memória. Não tem nada a ver com o recente anúncio do Windows XP Starter Edition, mas com uma outra versão, ainda não finalizada, de um sistema adaptado que tenha as funcionalidades e “segurança” do XP,
com a versatilidade do Windows 98.
Sob o codinome de “Eiger”, o produto deve funcionar com hardware antigo sem os constantes travamentos encontrados no Windows 98. Na prática, é a segunda tentativa da Microsoft de aposentar os sistemas antigos, ainda tão utilizados mundialmente. A primeira vez foi quando a companhia decretou o fim do suporte técnico e das atualizações de segurança.
Apesar dos benefícios aparentes, poucos detalhes foram revelados pela Microsoft. No entanto, analistas independentes acreditam que o Eiger não será um sistema completo, mas uma espécie de terminal de rede que poderá rodar aplicativos remotos – por exemplo, acessar o Office e outros programas a partir do servidor da empresa, sem deixá–los instalados na mesma máquina com o Eiger. [Webinsider] com Folha de Pernambuco.
Webinsider
Artigos de autores diversos.