Paulo Rebêlo e Folha de Pernambuco
A Microsoft acaba de lançar uma versão beta (de testes) do Acrylic, um software para edição avançada de imagens que chega para concorrer de frente com o Adobe Photoshop (veja ao lado).
Com o Acrylic, profissionais de criação podem usufruir de vários recursos de edição, camadas, filtros e outras firulas avançadas. O software foi desenvolvido a partir de um outro programa, o Expression, originalmente criado em Hong Kong pela companhia Creature House.
A descrição oficial do Acrylic, nas palavras dos desenvolvedores da Microsoft, é de uma “ferramenta inovadora de ilustração, pintura e gráficos, com empolgantes capacidades criativas para designers que trabalham com impressos, web, vídeos e mídia interativa”.
A versão beta está disponível para download gratuito e funciona por 180 dias, porém, somente em inglês. Não há suporte técnico, mas no site oficial o usuário encontra um fórum com dicas e dúvidas respondidas por outras pessoas.
Para acirrar os ânimos da Adobe, o Acrylic pode exportar qualquer trabalho no formato proprietário do Photoshop (PSD) e até mesmo para PDF. Ainda não há indícios sobre o preço final do Acrylic, porém, a Microsoft nos Estados Unidos já antecipou que será mais barato do que as alternativas concorrentes.
Nesta primeira versão beta, que testamos, o programa ainda é lento e gera eventuais “travadas”, mas tem potencial. O lado ruim é que só funciona no Windows XP com Service Pack 2 instalado. São requisitos mínimos um processador 733
Mhz e 256 Mb de RAM. [Webinsider]
Paulo Rebêlo
Paulo Rebêlo é diretor da Paradox Zero e editor na Editora Paradoxum. Consultor em tecnologia, estratégias digitais, gestão e políticas públicas.
Uma resposta
legalllllll