google-site-verification=DiQSzZV6ZIn9SBZxRwYugy1FrRRU-hjWZ8AsZOwQugk

O leitor, a revista impressa e a revista eletrônica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Fernando Dias Martins e Alessandro Nicolau

A internet é um meio de comunicação cada vez mais presente em casa e no trabalho. Sua crescente utilização modificou, de forma significativa, a maneira como as pessoas utilizam as diferentes mídias.

Em paralelo a este movimento, a indústria de mídia impressa passa por uma grande transição, sofrendo estagnação ou queda nas vendas de suas revistas e jornais, e sentindo o efeito da diminuição do tempo que os leitores dedicam às páginas impressas de seus veículos de comunicação.

Em contrapartida, o tempo gasto pelos leitores com a mídia internet, assim como a venda de conteúdo pela rede, vem crescendo de forma exponencial, na medida que o acesso a hardware e banda larga vem se tornando possível às classes de menor poder aquisitivo, em conjunto com interfaces melhores resolvidas nos campos da identidade visual e usabilidade.

Os jornais e revistas da atualidade se caracterizam por serem produtos com publicação de periodicidade definida e com conteúdo jornalístico. Seus modelos econômicos se sustentam em dois tipos principais de receita: o valor pago pelos leitores para terem acesso ao conteúdo publicado – o mercado leitor – e o valor pago pelos anunciantes para promoverem seus produtos e serviços aos leitores da revista ou jornal através de anúncios impressos – o mercado anunciante.

O aumento da penetração da internet a partir do final dos anos 90 trouxe novas oportunidades e desafios para a indústria de mídia impressa. Os jornais e revistas dispõem de um grande acervo de conteúdo que podem ser disponibilizados com certa facilidade para serem acessados através da internet. E ainda, aproveitando–se a mecânica de geração de novos conteúdos – constituídos por suas redações editoriais – é possível criar um fluxo contínuo de conteúdo interessante para acesso online, somado à crescente demanda publicitária em seus diversos formatos.

A construção de um modelo de negócios que possibilite ao mercado de mídia impressa recuperar o brilho através da conquista de um novo espaço na internet é uma questão em voga que movimenta os bastidores dessas empresas e, principalmente, como avaliar a real necessidade de disponibilizar seus conteúdos e qual modelo estratégico adotar, entendendo que não há competição entre as duas mídias, e sim, que utilizando ferramentas de restrição de acesso ao conteúdo do site de forma exclusiva aos assinantes da revista impressa, a versão eletrônica tem o poder de agregar valor e complementar a versão impressa do produto.

O caminho de trabalhar comercialmente um pacote do produto ampliado, ou seja, trabalhar a venda do pacote “revista + site” é uma forma de agregar valor à comercialização do produto impresso, constituindo, de um lado, uma forma de romper a estagnação na circulação de revista e, de outro, fomentar estrategicamente esta nova mídia, possibilitando um caminho de transição suficientemente suave entre os dois canais de comunicação, vitais ao mercado atual.

Frente a estas questões, reposicionar o negócio tradicional impresso para aumentar a utilização dos ativos da empresa na internet, absorvendo parte do crescimento deste meio eletrônico, deve ser encarado com coragem, e ancorado na realidade.

Assim, compreender a relação de lealdade que o leitor guarda com a versão impressa e com a versão eletrônica de um veículo de comunicação é um ponto importante e surge dela a questão central: a construção da lealdade do leitor com a versão eletrônica do produto impresso segue as mesmas bases da construção da lealdade com a revista impressa?

Ponto para se pensar e conversamos no próximo artigo, até lá! [Webinsider]


Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

2 respostas

  1. Olá fernando e Alessandro ou outros experts no assunto, salvo seja. É q procuro informações mais atualizadas sobre como produzir e rentabilizar uma emag. Sei q há varios sws mas não consigo descobrir entre eles qual tem por base uma plataforma q possa ser 100% multimídia.
    Valeu.

  2. Olá!?Estou fazendo um projeto de uma revista cientíca no formato eletrônico e, por isso, desejaria saber-se tiveres essa dado estatístico- qual o gasto anual de uma revista no formato impressa?
    Atenciosamente,
    Luana Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *