Esta semana o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão representativo do segmento digital interativo brasileiro, apresentou projeções de faturamento e crescimento do setor interativo para 2012.
As estimativas da entidade apontam que o investimento em publicidade online deve crescer 39,1% (considerando display+search, ou seja, banners e links patrocinados), o que representa R$ 4.646 bi em compra de mídia neste ano.
Já o share de mercado deve alcançar 13,7%, tornando-se o segundo meio com maior participação no bolo publicitário, ultrapassando os jornais e ficando atrás apenas de TV.
Segundo Fabio Coelho, presidente da entidade, o mercado de internet cresce quatro vezes mais que todo o bolo publicitário brasileiro.
“Estamos em uma fase de expansão que supera os demais meios. Em 2011, as 100 maiores empresas no Brasil investiram 13,7% de seus orçamentos em mídia digital e isso deve aumentar ainda mais este ano com nossa expectativa de quase 40%”, afirma.
Os dados foram apresentados por Fabio Coelho e os membros da diretoria do IAB Brasil: Marcos Swaroswsky (VP de Veículos), Paulo Loeb (VP de Agências) e Roberto Eckersdorf (VP de Fornecedores) e Ari Meneghini (diretor executivo).
Search na frente
O volume de faturamento publicitário digital contabiliza o investimento publicitário em portais, nos buscadores (Google, Yahoo, Bing/Microsoft, Buscapé e Ask.com) e em ad networks (boo-box, Hi-Mídia).
As redes sociais mais importantes (Facebook, Twitter) ainda não entram na conta.
Na ocasião também foram apresentadas algumas iniciativas da entidade, como associação aos órgãos regulatórios CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), 2ª edição da competição universitária AdGame Digital, parceria com o UTALK para treinamentos e capacitação profissional e realização do evento IAB MiXX Brasil.
Baixe o PDF do IAB e veja mais informações, com dados e gráficos. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
Uma resposta
É nesse mercado crescente que atua a MISTER COLIBRI. É um mercado em ascensão, está crescendo disparadamente e todos que aproveitarem as oportunidades de negócios apresentadas nessa midia, vão faturar muito com isso. MISTER