Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Blogger beta não existe mais. Acabou de ser retirado o selo beta do novo Blogger, com funcionalidades que prometem revolucionar a experiência de blogar. Veja aqui uma lista das principais:

Em português

Entre as novidades da nova versão, a tradução de todo o Blogger é um grande destaque. Os brasileiros agora podem desfrutar de todas as funcionalidades do sistema sem precisar lidar com outra língua. Os templates também estão todos traduzidos.

Coisas

O usuário pode colocar coisas no seu blog com um único clique, sem precisar saber html. Essas coisas podem ser fotos do seu cachorro, RSS feeds, listas de links, um poema de Drummond, widgets do flickr, players de música, (qualquer outro widget), seu perfil, entre outras coisas.

Edição do layout com Arrastar e Soltar

O Google mais uma vez mostra porque foi ele que popularizou o uso do Ajax. Agora o usuário pode alterar a estrutura do layout do seu blog clicando e arrastando os elementos na tela.

Tipografia

Sem precisar saber CSS, agora qualquer um pode definir que fonte usar, de que tamanho e de que cor para cada elemento do blog.

Categorias

A maior diferença entre o Blogger e um sistema mais robusto de blogging (como o WordPress) era a habilidade de classificar suas postagens com categorias ou tags. Não é mais. Agora o usuário pode usar tags nas suas postagens.

Propaganda do Adsense

Agora o usuário pode colocar um bloco de propaganda do Adsense com apenas um clique. Depois de adicionar, ele pode clicar e arrastar a propaganda para onde quiser dentro do layout. Isso deve aumentar muito o número de blogs que usam Adsense, aumentando a renda do Google.

Mas há também a possibilidade de inserir um bloco de código qualquer, o que dá abertura para o usuário utilizar outro tipo de propaganda, como do Submarino, do Buscapé, da Amazon, do Yahoo, da Microsoft, do UOL.

Controle de acesso

Uma evolução natural do blog é o controle de quem pode ler qual postagem. No novo Blogger o usuário pode criar um blog público, só para convidados ou privado (para ficar falando sozinho). O usuário também pode definir estas permissões em cada postagem.

Esta funcionalidade tem um potencial enorme. Pode-se fazer um blog somente para amigos – afinal, o usuário não quer compartilhar com a mãe o que fez na última festa. Um blog interno da empresa, só para os funcionários. Um blog para alunos de uma classe. Enfim, um amplo leque de possibilidades se abre com a capacidade de restringir o conteúdo somente às pessoas que o usuário quer que tenham acesso.

Posição no mercado

O novo Blogger se impõe como o melhor sistema da categoria. As novas funcionalidades tornam tudo mais fácil, mais gostoso, mais pessoal, habilitando uma abordagem ainda mais próxima de comunidade para uma rede de blogs que já é de grande sucesso como o Blogger. Estou doido pra ver as novas funcionalidades que aparecerão daqui pra frente.

Para empresas?

O foco do Blogger são os blogs pessoais. Mas eu suponho que em breve seja adicionado ao pacote de Aplicativos Google para Seu Site. Esta ação enriqueceria muito o pacote e com certeza ampliaria sua base de usuários.

Bate o WordPress?

Você acha que o novo sistema do Blogger chega a ser melhor que o WordPress, com sua facilidade de instalação, seus plugins, etc ? Comente 🙂 [Webinsider]

.

Avatar de Gilberto Alves Jr.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

15 respostas

  1. Oi Gilberto! Não sou muito versada em informática. Utilizo sempre a forma mais simples do blogger para expressar-me e criar as postagens, emprego sempre os recurso mais fáceis. Como você sabe, a mente ao deparar-se com o ‘novo’ fica bastante ‘neurótica’ e, em verdade, eu estou bem ‘perdidona’ no novo blogger. Uma das minhas mais cruciais dúvidas (não ria) é recuperar um rascunho e editá-lo (faço isso várias vezes antes de publicar). Pode ajudar-me ? Por favor, tenha paciência comigo. Agradeço e aguardo sua resposta. Graça

  2. Caro Gilberto, na minha opinião o Blogger tem uma reputação a zelar e, por isso mesmo, as melhorias devem continuar (isso é mais fácil quando se tem um gigante como o Google por trás do desenvolvimento). Eu já utilizo o Google Apps em duas empresas para as quais presto consultoria e também estou ansioso para ver o Blogger corporativo.
    Quanto ao WordPress, não há comparações. O WP possui muitas outras características que possibilitam que ele seja utilizado até como CMS, tem uma comunidade enorme de desenvolvedores sérios e vocação para a diversificação; sua infinidade de plugins e a praticidade proporcionada pelo seu framework são imbatíveis.

  3. O editor de temas do Blogger ficou um espetáculo! Muito prático e intuitivo, com certeza vai ajudar muita gente.

    Estava demorando para o Blogger incluir a opção de Tags (Marcadores), né!?

    Talvez essas novidades vão ajudar bastante o pessoal que não sabe HTML. E acho que vão servir de mais estímulo ainda para os desenvolvedores do WordPress, principalmente para o wordpress.com (para blogs gratuitos)

    Mas sério, usuários avançados não vão querer trocar o WordPress por causa dessas coisas, pois não tem comparação. O WordPress tem muito mais funções (criação de páginas estáticas, de contato, excelentes plugins, muito mais possibilidade de personalização etc). Acho que vai continuar acontecendo que as pessoas vão iniciar no blogger e quando estiverem mais maduras vão sentir vontade de mais recursos e vão migrar para o wordpress.

    Mas que venham sempre novos blogueiros para oxigenar a web!

    Abraços,
    Marcelo
    http://virgulaimagem.redezero.org/

    PS. Desde a versão antiga já existe a opção de usar o blogger em servidor próprio. É só na hora de criar o blog, escolher as Opções Avançadas, com elas você poderá hospedar o blog em outro lugar que não o Blogspot.

  4. Desculpe, Gilberto, mas não tem como comparar o WordPress com o Blogger. Não vai ser nesse milênio ainda que o Blogger será melhor que o WordPress.
    E por uma simples razão: o blogger é feito para as massas e o wordpress, para os bloggers de verdade.

    Cada um tem seu mérito, pessoalmente até acho que o modelo do blogger seja mais inteligente, mas falar que o blogger é o melhor da atualidade é fogo.

  5. De fato houve grandes melhorias e como usuário do Blogger e do WordPress posso dizer o seguinte: é melhor que o WordPress.com, mas está muito longe de alcançar todos os recursos e plugins do WordPress!

  6. Excelente matéria, faltou apenas mencionar o corretor ortográfico que tb foi implementado. Adorei ver as alterações listadas aqui, muito bem redigido, como observação apenas mencionaria que o adsense já estava disponível muito antes da migração do sistema e que essas mudanças no Blogger já não são tão recentes, ocorreram no início de outubro. Cheguei inclusive a postar sobre alterações no layout do meu blog dia 14/10/2006.

    []s Joel Teixeira

  7. Ficou excelente, especialmente para quem não entende nada de programação.

    No entanto, o WordPress continua sendo muito mais forte, com muito mais capacidade de expansão e ainda conta com a força de uma comunidade de usuários extremamente ativa.

    Agora que todo mundo pode produzir seu próprio blog em minutos, deviam criar um serviço de apoio para itens como:

    – Escrevendo melhor, ainda existe um idioma chamado português =D
    – Seu papel como veículo de mídia
    – Um blog pode ser mais do que um diário

    Abraço,

    Guilherme
    http://www.papodehomem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *