Com Luciene Santos.
Após décadas amarrando-se a navios petroleiros e enfrentando jatos d’água da polícia, ativistas do Greenpeace decidiram mudar de tática e tornar a defesa do meio ambiente em algo mais pacífico e divertido. Com sede em Amsterdã (Holanda), a organização não governamental (ONG) decidiu criar um simulador como instrumento didático para reabrir o debate público sobre o uso urgente da energia descentralizada – produção combinada de calor e energia como otimização da eficiência energética do planeta.
Alicerçado em princípios de NewsGames e técnicas de animação de jogos, o game EfficienCity simula o funcionamento energético de cidades reais, trabalhando o conceito de produção combinada de calor e energia para redução dos efeitos danosos da produção industrial ao meio ambiente. A iniciativa do jogo visa alertar sobre a necessidade de uso combinado de energias renováveis, como energia das marés, energia eólica, micro-hidráulica, digestão anaeróbia e uso inteligente da biomassa.
Uso de técnicas de jogos
Desenvolvida pelo site britânico do Greenpeace, a cidade virtual é baseada em experiências reais no Reino Unido. Na categoria de jogos de sustentabilidade, o game ensina como um centro urbano pode ser abastecido com energia renovável. É um ambiente interativo com animações, textos, fotos e vídeos didáticos. Em funcionamento há dois anos, a EfficienCity já produz efeitos em cidades reais. Na Dinamarca, a energia descentralizada já atinge até 95% de eficiência energética.
Países como Portugal estão bem adiantados nessa área, ao contrário da própria Inglaterra, onde apenas 38% do carvão mineral queimado realmente são fontes geradoras de energia. O resto é jogado na atmosfera com efeitos desastrosos que vão além da inocente fórmula CO2. Como forma de mobilização, o site do Greenpeace disponibiliza aos internautas e-mails dos conselhos ambientais de prefeituras de cidades inglesas para que possam propor o uso de energia sustentável onde não há.
Enquanto governos promovem a falácia de que ainda precisamos de energia a carvão, nuclear e movida a fósseis para manter o planeta girando, ativistas ambientais e empresas engajadas estão cada vez mais aderindo à ideia de uso da energia descentralizada. A técnica de jogos tem sido uma ferramenta importante de mobilização social. Até então apáticos, cidadãos comuns estão cada vez mais envolvidos com os problemas de suas cidades.
Muitos já conseguem fazer uma associação natural de palavras que vem à cabeça quando o inverno chega com seus mil tons de cinza: isolamento, calafetagem, cinzas, inconveniências, depressão… Como o governo do Reino Unido demonstra estar inclinado a parar o desenvolvimento de energias renováveis, o projeto EfficienCity busca aquecer o marasmo social sem precisar colocar mais lenha na fogueira.
Princípios da Teoria dos NewsGames
Um dos grandes pontos da Teoria dos NewsGames é garantir uma maior transparência da gestão pública de cidades reais, usando como instrumento a ludicidade dos suportes de games como plataforma de engajamento social de pessoas aparentemente afastadas do debate público. Diferente dos violentos protestos de rua, o projeto EfficienCity avança ao propor uma mudança estratégica na luta pelos direitos civis e sociais.
No tabuleiro dos NewsGames, a cidade mapeada por sistemas de geoprocessamento vai sendo revelada a seus moradores de forma lúdica, através de notícias cartografadas em infográficos dinâmicos. Esse novo modelo de jornalismo online ajuda a entender o funcionamento de uma cidade, sob qualquer prisma temático. No caso do simulador EfficienCity, a notícia-tema é relacionada a dados tabulados sobre energias renováveis.
Desta forma, o projeto do Greenpeace oferece a chance de coparticipação na gestão sustentável de uma cidade. De forma pacífica, cidadãos comuns são convidados a se tornem jogadores sociais para ler, entender, envolver-se, discutir e propor soluções através do contato diário com notícias usadas como base narrativa para o desenvolvimento social da cidade onde moram. Além de participar da gestão de sua cidade, eles desenvolvem novas habilidades e competências para uso na vida profissional e acadêmica.
Transformando dor em ação
A ideia de criar um simulador como instrumento didático é um dos pilares da Teoria dos Jogos Baseados em Notícias. Uma plataforma virtual simula ações a partir de informações compiladas de uma cidade real, mesmo que esses dados que vão sendo tabulados não forem necessariamente usados pela cidade real. Porém, a ideia é induzir a cidade real a reproduzir os pontos positivos apontados pela sua versão virtual.
Nesse sentido, a prefeitura de Santa Maria (RS) poderia aproveitar esse momento de comoção e dor e pensar na possibilidade de criar uma plataforma jogável da cidade, que entrou para a história como palco de uma das maiores tragédias envolvendo jovens. É razoável transformar os moradores em cidadãos atuantes em prol de uma gestão mais sustentável do município. Afinal, estudos demonstram que a maioria das prefeituras não conta com planejamento estratégico.
A fiscalização não pode chegar depois que a casa cair! Numa mesma plataforma, ativistas sociais, moradores atuantes, empresas engajadas e governos locais podem buscar formatar, juntos, uma cidade mais justa, mais segura e melhor para se morar e viver. Embora ainda não ostente a complexidade de um newsgame em potencial, o projeto EfficienCity é um pequeno passo rumo às grandes mudanças sociais. Mas já serviu para mostrar que a Galáxia dos NewsGames não está tão, tão, tão distante assim!
Site do projeto EfficienCity: http://www.greenpeace.org.uk/files/efficiencity/index.html
Ações nos conselhos ambientais de cidades inglesas: http://www.greenpeace.org.uk/efficiencity/act
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Jogos online e mobile são apostas de muitas empresas e países
- O uso racional da tecnologia: economia e sustentabilidade
- Menos conversa fiada e mais sustentabilidade
…………………………
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Geraldo Seabra
Geraldo Seabra, (@newsgames) jornalista e professor, mestre em estudos midiáticos e tecnologia, e especialista em informação visual e em games como informação e notícia. É editor e produtor do Blog dos NewsGames.