No trabalho, entre amigos, em família, no seu grupo religioso… não importa. Basta que pessoas com objetivos comuns se reúnam, que sempre haverá aquela que se destaca, que pensa à frente e que acaba conduzindo o grupo nas decisões. Essa pessoa que atrai a atenção e a admiração do grupo é aquela que chamamos de líder.
Você lidera ou manda?
Liderança é uma capacidade que se conquista mais pelo respeito e pela admiração dos outros, do que por cargos nomeados ou ameaças. O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência na hora em que cada uma dessas pessoas tem que tomar suas próprias decisões.
Para ser líder, ao contrário do que muitos pensam, é preciso um alto índice de humildade e de generosidade. São essas características que tornam fácil o trânsito do líder, fazendo-o aproximar-se de todos sempre dentro de um ambiente de confiança. Na presença do líder as pessoas se sentem à vontade, seguras.
O líder sabe a hora e a forma certa de repreender. Ele não humilha, nem expõe as pessoas ao ridículo, mas mostra a elas o que poderia ter sido feito melhor para o resultado que o grupo se propunha atingir.
Pode até haver líderes que ocupam uma posição de chefia no grupo. Mas nem todo chefe é um líder de verdade. Para saber se um chefe é líder, basta avaliar o comportamento do grupo na sua ausência. Se quando vira as costas as máscaras caem e o comportamento das pessoas muda, é porque ele mais manda do que lidera. É muito provável que controle sua equipe mais pelo medo do que pelo respeito. Mas, se mesmo quando o chefe sai, o ambiente de respeito permanece para quem fica, aí sim temos um líder de verdade.
A habilidade do líder é justamente extrair as habilidades individuais dos elementos da sua equipe, combinando-as na busca da sinergia. Explicar sinergia é fácil. Matematicamente, sinergia é quando o resultado da soma das habilidades das pessoas é muito maior do que a soma dos seus valores individuais. Uma adição que, na verdade, multiplica: um mais um não é igual a dois, mas sim a três, cinco, dez, mil.
A química também explica a sinergia no momento em que dois elementos se combinam, formando um terceiro muito maior e mais poderoso. A água que bebemos é fruto da sinergia entre o hidrogênio e o oxigênio. Sinal evidente que o líder que percebeu essa e as outras tantas combinações naturais que temos à nossa disposição, realmente sabe das coisas. [Webinsider]
.
Eduardo Zugaib
Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.
48 respostas
Muito bom este artigo,porque fala do valor de um verdadeiro líder. E o mais importante é que faz um paralelo com um outro personagem,o chefe.
gotaria de ser lider como fazer
Obrigado por está matéria maravilhosa, gostaria de receber mais informações sobre seu trabalho.
Tem algum trabalho direcionado a evangelismo?
Uilas Dias.
Hoje se fala muito nesta nova forma de liderança,mas o verdadeiro lider creio ser aquele que sabe avaliar a situação e ponderar sobre os dois objetivos; o da organização e o dos funcionários, pois muito provavelmente eles vão se contrapor. O lider deve ser o amortizador desse conflito, e entender que ele veste a camisa da empresa, mas necessita da força popular dos liderados. Ser lider é uma ciência!!!
achei muito interessante o que e ser um lider
adorei sua menssagem éla esplica muinto bem oq é ser um verdadeiro lider gostaria q vc me enviace algumas coisas q caem na provas de teste para lider pok estou fasendo escrição na minha empresa q eu trabalo e tenho muinta vontade de ser um lider …..obrgad
ser lider e ter humildade.
Gostei muito da publicação,particularmente sempre pensei assim,somos todos diferentes. Se extrairmos o melhor de cada pessoa para determinado objetivo o resultado positivo é certo.
ha certamente muita gente que acha que chefiar e liderarar e uma mesma coisa, mas ai esta o seu engano:
o lider mesmo na sua autoridade tem sido passifico e consequente, enquaanto o chefe so exerce a sua autoridade nao importando se ferre ou nao as sensibilidades ao seu redor
gostei.Não o bastante mas deu pra alguma coisa
Bom dia!
Muitos textos falam sobre liderança, liderar, qualidades do líder etc. Mas este foi o que tocou fundo no meu simples entendimento e me fez compreender melhor a função do líder e o identificar em pessoas que não tem cargos, mas tem a postura e as atitudes.
Fico feliz por encontrar textos tão simples e tão profundos que nos ajuda a entender melhor posturas e comportamentos.
Atenciosamente,
Edson
gostei muito por que eu ainda nao sabia a diferença entre liderar e mandar ou mesmo humilhar seus liderados.
você ate pode desenvolver essa habilidade, mas líder é líder e ponto.
PRA MIM SER UM LÍDER OU SEJA TER LIDERANÇA,É SER PRIMEIRO EM TUDO,SEJA NA PARTE DE COMUINICAÇÃO,AÇÃO,MOTIVAÇÃO,TER OUSADIA E TER DESCENIMENTO,POIS MUITOS GOSTARIAM DE TER,POIS MUITO POUCO SE TEM,SER HUMILDE,SER UMA PESSOA DIFERENCIADA,SER ADMIRADOS POR COLEGAS DE TRABALHO,FAMÍLIAERES E SOCIEDADE,ISSO SIM É UM LIDER O QUE ESTA AO TOPO DE TUDO,ESTA ATUALIZADO,BEM INFORMADO AOS ACONTECIMENTOS SEJA NO TRABALHO,NA FAMILIA,NA MIDIA ETC…(WELLINGTON-JALES-SP)…..
Ser líder e reconhecer e aceitar limitações e qualidades dos seres humanos e ser claro e objetivo e fazer com que as pessoas se sintam realmente parte do processo, lembrado que um bom líder e o que sempre esta aprendendo, pois todo líder um dia já foi um liderado.
Achei interessante e ao ler aprendi que ser líder requer humildade, generosidade e sensatez.
Obrigado.
*** NA VERDADE COMO O PRÓPRIO NOME DIZ líder E QUE A PRONUNCIA É LIDÊ , EU CONFIRMO QUE REALEMNTE SER LIDER É AQUELE QUE SERVE , ALGUEM QUE LHE DÁ , OU SEJA QUE SE DÁ PRA OS SEUS
Achei a matéria muito interessante para todos os tipos de cargo em especial de um líder, dizer também que ser um líder não basta só criticar é preciso junto com a equipe arranjar soluções para os problemas, delegar tarefas e confiar na equipe que trabalhe connosco, se assim for acredito que líderes desse tipo serao sempre lembrandos na cabeça de seus subordinados. e um dia mesmo nao exercendo a funçao de líder serao sempre respeitados como tal. abraços
gostei muito da materia aprende que ser lider nao significa ser chefe, mas ser lider e a capacidade de conquistar seguidores atravez da nossa forma de ser…
Concordo ypses litteris e apenas diria que um lider nato nunca deve temer ser superado pelos ‘subordinados’ muito pelo contrários deve aceitar, admitir, procurar e incentivar para que isso aconteça e se acontecer deve sentir orgulho ao ver um ex subordinado galgando degráus acima.
A cor desse site é horrível, toda vez que venho aqui acabo deixando o artigo no final da lista de prioridades e acabo nunca lendo…
Complementando o amigo Márcio:
1) No caso de erro da equipe, o mau líder aponta alguém e diz:
– “Você errou!”
Em seguida, para o superior, ele diz:
– “Fulano errou!”
2) No caso de erro da equipe, o bom líder reúne a equipe e diz:
– “Nós erramos”.
Para o superior, diz:
– “Eu errei.”
abs a todos,
Eduardo Zugaib
A amiga Beatriz perguntou: “é mas digam-me as caracteristicas de um bom e um péssimo lider.” Posso citar uma:
01) O péssimo nota primeiro os defeitos e pede uma solução.
02) O líder nota todos os pontos positivos, elogia e se oferece para ajudar nos últimos detalhes.
Gostei muito da matéria pois estou fazendo um trabalho no meu serviço e me ajudou muito!
é mas digam-me as caracteristicas de um bom e um péssimo lider.
adorei o artigo…muito sábia suas palavras Eduardo..ajudou muito na minha pesquisa,e os comentarios também estão ótimos!!
PARABÉNSSSSS”!!
gostei da materia ,gostaria de saber mais sobre liderança, pois meu espelho esta em outros lideres
Hoje em dia a definição de Liderança não tem mais lugar para o chefe, ele esta em extinção!
Ser Lider significa formar seguidores
Ser um Bom Lider significa Formar Lideres
Estou de acordo com a matéria e também com a colocação do Leonardo Brasil. Liderança é nato, é talento, é dom que precisa ser lapidado.Penso como o eduardo, não adianta ter uma voz bonita se não educá-la. É amar compreender pessoas, é descobrir nelas muitas habilidades que ainda estão tácitas, as quais elas mesmas desconhecem. É montar uma equipe que dança no palco do capitalismo, onde o chefe preocupa-se com a velocidade em que as coisas acontecem e o líder com as coisas que acontecem.
muito proveitoso, aprendi muito mesmo ñ só com a matéria e sim também com os comentários. show de bola.
Liderar é ter a habilidade de influenciar pessoas a desenvolver as atividades propostas com entusiasmo, sempre visando atingir os objetivos.
Essa liderença deve ser movida com respeito, amor,
compromisso,honestidade,humildade e motivação sempre.
E saber que ser lider não é exercer poder.
Devemos ser amigos dos liderados,teremos sempre eles ao nosso lado,prontos para encarar qualquer desafio.
Achei esse texto bem desenvolvido e tirei deles várias coisas que me serão bem útil. Eu como líder devo saber disso para que eu possa passar adiante para meus liderados para que futuramente eles passem para os liderados deles, devo passar q ser líder ñ é ser chefe, essas são duas coisas bem diferentes.
Muito bom!
Muito Bom…
CARO WILLSON;VOCE AINDA ACHA?
TENHA CERTEZA!FALOU POUCO, MAS FALOU TUDO
acho que ser lider é ser aquele que toma todas as iniciativas ou aquele que influencia pessoas de um determinado grupom ou comunidade a trabalharem para o próprio bem comum. a quele que dá o maximo incentivo, aquele que assume que o maior é o grupo não ele. e é tambem aquele que faz cumprir as regras e leis que existem neste mesmo grupo.
o lider deve ser o exemplo, e deve ter o auto dominio das pesssoas para conseguir convencer elas exercerem uma dada actividade…
ser hu8milde sobre tudo…
obrigado
Alfredo, meu caro, tudo bem?
Concordo com você e gostaria de complementar um pouco a sua opinião.
Tem certas coisas na vida que não se aprende na escola: samba, sexo e liderança são apenas algumas delas. Não existe apostila ou powerpoint que ensine isso de forma eficaz, pois o processo aqui envolve muito mais uma reforma íntima, no sentido da melhoria contínua. O máximo que um curso de gerência pode fazer é ensinar o lado burocrático de algo que é extremamente vivencial, dedo no pulso.
Ser líder não significa ser uma unanimidade, porque aí é a qualidade da equipe que vai se tornar questionável. Nelson Rodrigues que o diga: toda a unanimidade é burra. Logo, as duas laranjas podres, como vc mesmo diz, talvez estivessem ali justamente querendo ser conquistadas, não confrontadas. Talvez estivessem ali justamente para acrescentar uma opinião diferente, não para subtrair a sua. Entender a diversidade de opinião e trabalhá-la de forma que se somem é o que marca a visão do líder. A visão de que os diferentes se complementam, nunca se anulam.
Ser líder não significa afagar a todo instante a equipe. Tem horas em que é preciso desconstruí-la completamente, com energia e vigor até, para que ela própria se reconstrua.
Entendo que há uma certa banalização de conceitos e que nem tudo se resolve na base da terapia do abraço, como muitos gostariam. Liderança não é talento nato. É vocação. Você pode trabalhá-la ou não, da mesma forma que alguém opta por trabalhar-se para ser um músico, um padre ou um escritor. Isso envolve dedicação e muita, mas muita humildade. É ela que vai permitir que a gente perceba os nossos pontos negativos para, a partir daí, tratarmos de melhorá-los.
Certa vez recebi uma função de líder em uma empresa onde trabalhei. Bastou para que se instalasse em mim o espírito ditatorial, o que provou que ainda não estava preparado para isso até então. Detalhe: eu era o mais velho da turma e praticamente havia ajudado a montar a equipe, participando da seleção de boa parte dos profissionais ali. Um desastre que provou a mim mesmo que liderança não está relacionada a tempo de casa, nem a autoridade de cargo. Hoje eu coordeno uma equipe e aprendo a cada dia com ela, mesmo me estressando muito por não ter o feedback na velocidade que gostaria. É um exercício cotidiano de energia, vigor, afeto, amizade, ética, justiça e muitos outros pratos que ajudam a equilibrar essa balança. Ontem mesmo foi um dia de desconstrução (leia-se: enrabadas homéricas, escandalosas, ouvidas à distância… porém justas). A cada dia em que me vejo nessa situação, imagino que no dia seguinte ninguém vai olhar na minha cara, que vou estar sem moral nenhuma. A minha surpresa, para o meu exercício cotidiano de liderança, foi chegar hoje pela manhã e ser recebido com um sorriso no rosto por eles. Mais do que dar a bronca, é preciso mostrar o porquê da bronca, ciente que ninguém pode aparecer na foto errada, seja ela por mérito ou por culpa. É fácil? Óbvio que não. Mas quem é que disse que ia ser, não é mesmo?
um grande abraço e boa sorte!
Eduardo Zugaib
Eu gostaria muito de acreditar que ser líder é apenas uma questão de talento.
Muitas equipes boicotam o líder, principalmente quando ele se encontrar de fato com o cargo de chefia.
Aqui mesmo, sempre fui líder entre a equipe que trabalhava (até por ter uma experiência de 10 anos a mais que todos na equipe), um belo dia(ou não) me deram a responsabilidade de gestão desta equipe, que eu mesmo montei.
Percebí que precisava me preparar para a tarefa e com isso lí e até investí em curso de gerência
Mas infelizmente para duas laranjas podres começarem a questionar minhas atitudes e discordar de caminhos e visões que eu propunha.
Para mim, esse papinho de líder é mais uma historinha…
Concordo com o texto pena que hoje em dia um lider nao agir assim, pelo cintrario ele huminha as pessoas tratam mau as pessoas que quem ele mesmo precisa.
As pessoas deviam se concientizar disso,
pois isso iria ajudar a propria pessoa no tabalho,
no seu melhor desenpenho na Empresa.
Concordo plenamente com seu artigo. Mas há vários outros exemplos, existem os chefes, os chefes líderes e os pseudo líderes, que puxam para si a liderança sem conquistar realmente os outros ao seu redor.
tambem concordo com seu texto é muito bom q pena q muitos ñ concorde com isso ,ou ate pode concordar mas ñ exerce de acordo com tal……..
Ótimas palavras.
É uma pena sabermos que nem todos os chefes são líderes.
[]s
Concordo com o Lourenzo, que em alguns casos há necessidade de chefia. Trabalhei para uma empresa em que havia alta rotatividade de funcionários na área de sistemas de tecnologia, dessa forma, até mesmo os candidatos a líder ficavam pouco tempo na empresa. Entao era comum as chefias do tipo linha dura. Que defendem os interêsses da empresa. Manda quem pode e obedeçe quem tem juizo.
Em um ambiente desses, é difícil de manter uma estrutura que cultive a formação de líderes, embora tivéssemos visto diversas demonstrações de liderança e solidariedade nos intervalos do cafezinho e nas demandas extras de finais de semana.
abraços.
Concordo com seu texto.
Um lider é tido como mestre. que deseja lhe passar todos os conhecimentos que obteve ao longo de sua vida.
Infelizmente liderança não é uma conquista e sim um talento. poucos o tem.
Abraço
Nossa, muito bom o seu texto. Lembro-me de um chefe que eu tive. O cara era um estúpido, grosso, mau-educado, e tudo mais de ruim. E o pior, o infeliz ainda se achava um Líder…
Ele até poderia ser um líder, mas do exercito, da marinha, do Bope, etc… mas em plena empresa do século 21, trabalhando com gente jovem, inteligente, etc.. aquele não passou de um chefe(zinho) meia-boca, que todo mundo mete o pau (no bom sentido, se é que tem bom sentido nisso).
Forte abraço,
Monthiel
Olá Eduardo,
Concordo com o que você disse. O líder acaba exercendo muita influência, e é preciso de muita sabedoria para não ser o chefe, mas também não ser só mais um colega de trabalho.
O meio termo é o ideal, mas tem que ser trabalhado dia-a-dia. Acredito que o melhor líder é aquele que escuta sua equipe, aprende com os erros e sabe trabalhar as habilidades de cada profissional. Entender seus limites e propor desafios.
Abraços
São palavras sábias, com as quais concordo plenamente.
Em alguns casos, porém, há necessidade de chefia – principalmente em ações rápidas que requerem resultados e onde a equipe ainda não se habitou a trabalhar sem ter quem mande.
Esse também é um grande vício muito comum, o de precisar de ordens para funcionar.
Mas é bom acompanhar a evolução das empresas, onde cada vez mais as pessoas procuram verdadeiros líderes como referência.
É uma transição lenta e difícil, mas está acontecendo.
Realmente, líderar é realmente servir em primeiro lugar. Como líder me preocupo com o bem estar dos meus liderados. Se eles depois deles conversarem comigo eles sairam pior ou melhores.
Liderar é exercer influência sobre a vida das pessoas. Você precisa trabalhar pra essa influência ser positiva. Todo mundo sai ganhando!