As redes sociais são um fenômeno da internet e têm como premissa a interatividade e a conectividade entre os usuários de uma forma mais intensa e profunda do que era feito anteriormente. Em poucos anos foram formadas enormes comunidades como Orkut, Facebook, Twitter, Plaxo ou Linkedin.
Elas se alastram com a velocidade do marketing viral e as que dão certo passam a valer muito dinheiro, como já aconteceu com o o YouTube e o Skype.
O que está por trás do fenômeno é o interesse das pessoas em trocar informações e comunicar de uma forma mais ampla e em tempo real. Poucos anos atrás era difícil conseguir informações sobre ex-colegas de escola, saber para onde foram, que carreira seguiram ou onde moram. Hoje, é possível pesquisar em diversas comunidades virtuais o destino de cada um deles, conhecer seus hobbies ou saber se mudaram para o interior para criar seus filhos.
O que evoluiu rapidamente para comunidades de música (Myspace) e amigos (Orkut e Facebook) também ganhou força no mundo corporativo, com adeptos entre os mais jovens e também entre os profissionais com mais de 50 anos.
Um dos maiores sites neste contexto é o Linkedin, hoje com mais de 30 milhões de usuários. A grande sacada da empresa foi organizar e estruturar o processo de networking que já era feito há muito tempo pelas pessoas.
Antes da internet, os executivos trocavam cartões de visita, telefonemas e se reuniam periodicamente para falar sobre o mercado, indicar conhecidos para vagas abertas, contratar serviços ou para pedir opinião sobre decisões importantes.
Todas estas atividades são importantes e continuam ocorrendo. No entanto, o Linkedin inovou ao estruturar o processo e oferecer uma ferramenta online de acesso a informações atualizadas constantemente, com grande vantagem sobre os velhos cartões de visita. Como eles próprios dizem em seu site (em uma tradução livre): “Nossa missão é ajudá-lo a ser mais eficiente no seu trabalho diário e abrir portas para oportunidades utilizando as relações profissionais que você já tem. Isto não é networking – é o que networking deveria ser”.
O primeiro passo, ao se cadastrar na ferramenta, é criar seu perfil com dados sobre seus últimos empregos, habilidades, realizações e formação acadêmica. Esta primeira parte é importante para mostrar quem você é e por onde passou, exatamente como é feito quando se preenche um currículo. A vantagem é que as suas informações podem ser sempre atualizadas para serem acessadas por outros profissionais ou por headhunters.
O segundo passo é pedir recomendações de ex-colegas de trabalho, tenham sido eles chefes, pares, subordinados ou fornecedores. Esta é uma funcionalidade típica de redes sociais, pela qual as pessoas deixam um depoimento ou opinião sobre o executivo, para que as pessoas que acessam seu perfil conheçam um pouco mais sobre ele.
É claro que ninguém fala mal de um ex-colega publicamente (e o dono do perfil pode não autorizar um depoimento negativo), mas as recomendações são interessantes ao mostrar que existem diversas pessoas que podem dar testemunhos sobre suas qualidades. Afinal, é melhor ter conhecidos falando bem de você do que ninguém. Além disso, as empresas que recrutam e consultam também o Linkedin, acabam preferindo aqueles que tenham recomendações, do que os que não possuem, no seu perfil profissional.
Editando seu perfil público no Linkedin
Dica: é possível editar o endereço do seu perfil público no Linkedin. Ficará mais fácil encontrá-lo na internet e você pode divulgá-lo em um cartão de visitas, por exemplo. É mais simples procurar o perfil de http://www.linkedin.com/in/antoniopedro (meu perfil no Linkedin) do que http://www.linkedin.com/in/12345676oBd234 (o que lembra os antigos endereços do Geocities).
Uma vez colocadas as informações profissionais e recebidas as recomendações, o próximo passo, e mais importante, é montar sua rede de relacionamento, procurando pessoas que tenham trabalhado com você, amigos, clientes, fornecedores ou conhecidos. Para facilitar, o Linkedin possui uma ferramenta de busca interessante, pela qual é possível procurar todas as pessoas de uma determinada empresa, função ou região geográfica.
A busca torna-se útil para se criar um networking consistente e resgatar antigos contatos perdidos. E mais ainda para aqueles em fase de transição de carreira e interessados em uma recolocação, para os que querem aumentar o networking ou ainda para os que procuram clientes potenciais (caso dos consultores e prestadores de serviço).
Quando se procura uma pessoa na ferramenta, pelos resultados da busca é possível identificar qual é o nível de relacionamento que se tem com ela – ou seja, se ela é de primeira geração (ou primeiro nível), segunda, terceira etc. As gerações indicam o grau de conhecimento com relação a uma pessoa: as que estão na primeira são aquelas que você conhece, os da segunda são os amigos dos seus amigos e assim por diante.
Este conceito é importante porque ajuda na prospecção de um cliente ou um futuro empregador, por exemplo. O Linkedin mostra em qual geração esta pessoa está em relação a você e também mostra quem dos seus contatos está conectado a ela.
Se eu quiser falar com o diretor de marketing de determinada empresa, seja para vender serviços, trocar informações ou prospectar oportunidades de trabalho, posso pesquisar quem da minha rede conhece pessoas na área de marketing da empresa em questão e poderia apresentá-lo.
Ou seja, o Linkedin organiza o processo de networking e o deixa visível, o que antes não era possível. É interessante notar também que, quanto maior for sua rede, mais pessoas estarão conectadas a você e maiores serão as chances de entrar em contato com potenciais clientes e empregadores.
O Linkedin ainda disponibiliza outras ferramentas:
- Grupos: é possível criar o grupo de sua empresa, universidade ou assuntos de interesse;
- Apresentação: função onde é possível pedir aos seus conhecidos que o apresentem a pessoas de segunda ou terceira geração via web, o que será mais eficaz do que tentar uma abordagem direta;
- Aplicativos: há diversas opções, como apresentações de slides online, lista de livros que você está lendo atualmente, enquetes e conectividade com blogs, entre outros.
Plaxo
O Plaxo também é outro site voltado para executivos, mas com muito menos funcionalidades do que o Linkedin. Na realidade, ele surgiu com o intuito de ser uma agenda online de contatos (que se manteria sempre atualizada pelos usuários) contendo e-mail, telefone, data de aniversário e experiência profissional.
Devido a seu escopo mais limitado, é menos considerada do que o Linkedin para conectar executivos, apesar de ter uma enorme quantidade de usuários, em torno de 40 milhões. É útil como uma lista online de contatos e uma de suas funcionalidades, interessante e ainda não copiada, é um lembrete de aniversário enviado para seu e-mail com a opção de envio de um cartão eletrônico.
Glassdoor
Outra ferramenta para o mundo corporativo é o Glassdoor. Seu objetivo é divulgar, de forma gratuita e anônima, opiniões, avaliações e valor dos salários de empresas. A idéia é que as pessoas mais isentas para falarem a verdade sobre o que acontece no ambiente de trabalho são os próprios funcionários.
No site, é possível ler os comentários feitos por atuais ou ex-empregados sobre uma determinada empresa, sendo que cada mensagem contém prós e contras de se trabalhar lá, além de uma nota geral e por categoria (carreira, benefícios, comunicação, balanço entre trabalho e vida pessoal, entre outros).
Estas informações são bastante úteis para poder ter uma visão interna do que ocorre nestas empresas antes de aceitar uma proposta de emprego, por exemplo. Além disso, também é útil para os próprios empregadores, que terão acesso a uma avaliação interna sobre o que realmente motiva ou não seus funcionários.
Para poder contribuir com o Glassdoor, é necessário, primeiro, publicar uma avaliação ou salário para somente depois ter acesso ao que os demais usuários cadastraram. Obviamente, o objetivo disso é aumentar a quantidade de cadastros e aproveitar a interatividade e o compartilhamento de informações entre os internautas.
Outra ferramenta interessante são os dados de salários e benefícios colocados pelos usuários. É possível ver, e de forma gráfica, quais são as faixas salariais para diversos cargos dentro de uma empresa específica. O que antes estava restrito aos departamentos de RH, agora está disponível para todos na Internet.
No entanto, como o Glassdoor é um site norte-americano, muitas informações acabam servindo apenas de referência para nós brasileiros. O clima interno e os salários podem ser bastante diferentes para cada uma das filiais de uma multinacional e empresas brasileiras ainda têm uma presença tímida no site.
De qualquer forma, o Glassdoor é um site bastante inovador no mercado, mas que mesmo estando no seu começo, já traz informações relevantes tanto para funcionários quanto para empregadores, de forma transparente e pública.
Alludere
No Brasil também surgiram iniciativas semelhantes para o mercado corporativo. Uma delas é o site Alludere, que estimula as pessoas a indicarem executivos para vagas que estejam publicadas no seu site.
Pensando somente neste aspecto, não seria uma iniciativa inovadora, já que milhares de headhunters e empresas de recrutamento já fazem o mesmo, mesmo que não seja pela internet. No entanto, a novidade que o Alludere traz é recompensar as pessoas pela indicação um candidato contratado pela empresa anunciante. Já para a empresa que publica a vaga,a vantagem é que sairá mais barato contratar os serviços do Alludere do que os de um headhunter. Segundo o próprio site, ?a inovação do Alludere é incentivar e remunerar as pessoas que usam seu networking de maneira eficaz?.
Para participar, basta acessar a página, cadastrar-se e começar a indicar pessoas para as vagas publicadas. O único porém é que, como o site está há pouco tempo no ar, não há muitas vagas cadastradas ainda.
Por que não participar?
Iniciativas como as citadas acima são alguns exemplos de ferramentas interessantes para um uso mais eficaz e estruturado do networking.
Convém prestar atenção nestes sites para não ficar de fora de novas possibilidades que poderão surgir no mercado. Dependendo do seu caso, ajudam a prospectar novos negócios, empregos, clientes, candidatos, pesquisar salários e manter ativa e atualizada a sua rede de contatos. [Webinsider]
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Antonio Pedro Alves
<strong>Antonio Pedro Alves</strong> (apedroa@yahoo.com) é administrador, executivo de marketing e estratégia, palestrante e editor-chefe do site <strong><a href="http://www.vendamuitomais.com.br" rel="externo">Venda Muito Mais</a></strong>.
6 respostas
Alves,
Parabéns! Muito bom o artigo.
E como um professor ainda me comenta:
Na área da comunicação, informação é tudo!
Anderson Sanz
Artigo interessante
Katia
http://www.geradores-venda-locacao.com.br
O artigo é muito bom e muito útil mesmo. Parabéns.
Pedro,
O seu artigo é esclarecedor e de grande utilidade neste momento incerto que atravessamos. Cada vez mais os relacionamentos que estabelecemos vão fazer a diferença em nossa trajetória profissional. E estas ferramentas, que você com muita competência descreveu, são fundamentais. Parabéns!
Abraço grande,
Zina
Artigo interessante. Mostra de forma clara no que estas novas ferramentas podem auxiliar os empregados e empregadores. Pessoalmente só conhecia o Linkedin e através do texto tomei conhecimento dos demais.
Abraço
Roberto
Antonio, este é um tema muito atual, e, nestes dias de demissões em massa, de suma importância para a maioria das pessoas que não querem ou não podem contratar empresas de recolocação que nem sempre ou, em grande parte dos casos são inidôneas.
Acho importante aprofurndar-mo-nos nas análises mostrando não só as coisas boas mas também as não tão boas destes sites. Sou um usuário mais assíduo desde uns 2 anos para cá e posso testemunhar as infinitas possibilidades que principalmente o Linkedin proporciona.
Obrigado por eu artigo.
A Amato