Ainda na primeira quinzena deste mês, rolou um bate-papo bem bacana com o Fred Rocha. Ele é especialista em varejo e esteve no Shop.Org Summit, um dos maiores eventos do mundo sobre e-commerce, que acontece nos Estados Unidos. Diversas palestras debateram sobre o futuro do varejo eletrônico e o Fred passou um resumo do que foi falado por lá.
Mobile
O papel do mobile é um dos principais destaques quando o assunto é o futuro do e-commerce. A popularização dos smartphones mudou o comportamento dos e-compradores e faz com que as empresas também tenham que pensar em como se adaptar a isso.
Um exemplo é o surgimento dos pagamentos mobile, como o Apple Pay, no qual o usuário utiliza o iPhone como meio de pagamento em lojas físicas e em lojas virtuais.
Outro dado importante: o fato de que muitos dos usuários têm o primeiro contato com uma marca através do smartphone.
A tendência que está sendo vista é a do smartphone como a ligação entre o físico e o online. Ou seja, é importante que as empresas pensem em sites que sejam amigáveis para esse tipo de experiência.
O tal do Big Data
Cada vez mais o Big Data será importante para uma melhor conversão no e-commerce. Desta forma é possível segmentar melhor o perfil do comprador, aproximando cliente e empresa.
A personalização também faz com que as vendas sejam mais assertivas. Ao invés de oferecer ao cliente um produto de acordo com o perfil da última compra realizada, o Big Data permite que o e-commerce ofereça através de um e-mail marketing, por exemplo, um produto de acordo com o histórico de compras que ele realizou.
A segmentação não precisa ser apenas para e-mail marketing. É possível também segmentar vídeos! Uma empresa americana de materiais de construção segmenta vídeos para clientes de acordo com o tipo de casa que eles possuem. Assim eles conseguem oferecer de forma assertiva produtos para aqueles que curtem uma reforminha no fim de semana. [Webinsider]
…………………………
Leia também: