Se, ao ler o título deste artigo, você pensou ?m-commerce não funciona, nunca comprei nada pelo celular e não conheço ninguém que comprou?, então, continue lendo, pois você pode ter boas surpresas.
Ou melhor, você pode, como eu, ter uma nova visão sobre o conceito de m-commerce.
Antes de entrar no detalhe de m-commerce, vale dividir alguns números sobre o e-commerce brasileiro em 2008, que correspondeu a um faturamento de R$ 8,2 bilhões (30% superior que 2007), atingiu 13,2 milhões de compradores (39% maior que valor de 2007) e teve entrada emblemática das Casas Bahia e Wal-Mart neste ?novo? mundo.
O gráfico abaixo ilustra bem a evolução de faturamento do e-commerce dos últimos anos.
Números de e-commerce servem para avaliarmos o potencial do m-commerce. Se, atualmente possuímos mais de 150 milhões de linhas ativas (tirando a sobreposição de 120 milhões de pessoas com celular) versus 60 milhões de internautas, temos então um mega potencial. Entretanto, com todo este público, como explicar o fato de você não conhecer ninguém que já transacionou pelo celular?
Bom, podemos ter inúmeras respostas. Os sites de e-commerce não estão adaptados para o celular, os cadastros são longos, muitas pessoas acreditam que não existe tecnologia suficiente para que a transação se torne segura etc. Mas o meu objetivo neste texto é dividir o que eu entendo como conceito de m-commerce, que é qualquer transação de compra e venda de produtos que começa e termina no celular.
Temos alguns exemplos interessantes. O primeiro deles foi simples de ser implementado: a Credicard Citi queria vender cartão de crédito por meio do celular. Para isso, fechamos um acordo com uma operadora de celular, incluímos um link no chip dos clientes (sim, podemos remotamente mudar o que está escrito no chip do seu celular) com as palavras “Credicard Citi”.
Ao clicar neste link, automaticamente era enviado ao celular um SMS que apresentava uma oferta exclusiva. O cliente precisava apenas clicar no 0800 exibido no texto da mensagem. Ao clicar, a ligação gratuita era efetuada e o usuário poderia adquirir o novo cartão de crédito.
Resumindo: em minutos, sem tirar a mão do celular, o usuário viu o nome do anunciante, se interessou, clicou no link, recebeu mais informações no SMS, se interessou ainda mais, clicou no 0800 do SMS, efetuou a ligação e comprou. Conclusão: na minha visão, o m-commerce foi realizado com sucesso, pois o processo começou e terminou no celular.
Outros exemplos mais ricos já foram realizados. No ano passado, a Polishop fez um vídeo para vender um produto. Ao entrar no portal WAP de uma operadora, o usuário era impactado por um anúncio ?Veja o vídeo e ganhe um desconto de R$ 300,00?.
Ao ver este vídeo, o consumidor recebia automaticamente um SMS perguntando se ele tinha interesse em adquirir o produto. Ao responder (gratuitamente) o SMS, ele recebia uma ligação do call center da Polishop para efetuar a compra. Fantástico! Ainda mais diante de uma lei que restringe o telemarketing ativo.
Voltando aos cases fáceis de serem implementados, e melhor, com cobertura de 100% dos aparelhos, a Editora Abril fez um projeto para vender mais assinaturas de revistas por meio do SMS MKT. Vale lembrar que, esta mensagem publicitária só pode ser enviada para quem autorizou o recebimento e as operadoras de celular já possuem hoje milhões de celulares autorizados.
A Abril, então, fez uma determinada seleção destas listas autorizadas, já que é possível segmentar por sexo, idade, planos etc. e enviou a seguinte mensagem: ?Oferta: Você, cliente Brasil Telecom, assina as revistas da Editora Abril e ganha até um ano a mais na sua assinatura. Ligue agora 0800-7751420?. Neste caso, temos segmentação, relevância e benefício exclusivo. Boas chances de gerar vendas, além de fortalecer o relacionamento entre a operadora e o cliente.
Por fim, aproveitando a repercussão do ?fenômeno Ronaldo?, a Shoptimão comunicou, na final do Campeonato Paulista, o lançamento da camisa comemorativa do Corinthians, que possui 26 estrelas, em alusão aos títulos estaduais do clube (obviamente, o anúncio foi feito poucos minutos antes do final da partida).
Faixas estrategicamente distribuídas e divulgações no placar eletrônico do estádio convidavam os torcedores a ativar o bluetooth em seus celulares. Junto com a imagem havia o número de contato da Shoptimão. Com esta ação, o torcedor podia comprar a camiseta dentro do próprio estádio. Os resultados puderam ser vistos no dia seguinte. A Shoptimão foi a empresa que mais comprou a camisa comemorativa para revenda e a primeira a esgotá-la em seu próprio site.
Se, ainda assim você pensa que o m-commerce só acontece quando há transação bancária pelo celular, também já temos isso por aqui. Recentemente, a Livraria Cultura lançou um aplicativo para iPhone que permite consultar preços e comprar livros, CDs e DVDs. O acervo disponível no iPhone é exatamente o mesmo das lojas físicas e virtual e a finalização do pedido pode ser feita no próprio aparelho, com a utilização do cartão de crédito. Eu já usei e, realmente, vale a pena.
Bom, vocês puderam observar que existem cases para todos os gostos, com as mais variadas tecnologias, e que proporcionam conveniência e segurança para o consumidor. Agora, da próxima vez que você precisar gerar vendas, comece a considerar o mobile como um caminho interessante. [Webinsider]
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Marcelo Castelo
Marcelo Castelo (twitter.com/mcastelo) é sócio da F.biz e editor-chefe do blog Mobilepedia.
5 respostas
Há 11 anos atrás quem acreditava que o ecommerce fosse ser um dia o sucesso que é hoje?
As tecnologias para dispositivos móveis estão cada vez avançadas, com a chegada da tecnologia 4G muita coisa vai mudar e os números vão aparecer.
4G + BI + IA = $uce$$o!
Olá Marcelo,
Muito bem explorado este assunto, pois faço parte desta evolução tecnológica. Trabalho na Novo e-pay, onde esta empresa faz pagamento via celular.Quanto ao e-commerce, acredito que o m-commerce atuarão de mãos dadas por muito tempo, pois pelo celular podemos comprar em site com muito mais segurança no momento de pagamento. Na Novo e-pay o cliente passa codgo novo e um token somente para esta transação e pronto.Não precisa mais passar o número do seu cartão,validade,nome e PIN algo muito aberto para ser uma transação segura.
Portanto o m-payment irá alavancar o e-commerece,e aí impulsionar m-commerce.
Abraços,
Anderson Cicotoste
http://www.novoepay.com
Oi Marcelo,
Show de bola o artigo e realmente e-commerce tende muito a crecer ainda mais com as classes C e D (pagadores fiéis) acessando a web e fazendo mais crediários… Vide a Dell vendendo no varejão através do Ponto Frio.
Sobre sites de e-commerce, vc acha que eles devem ser adaptados para mobile ou seria melhor cada loja criar uma app (assim como foi feito para o Iphone) para rodar mais rápido? Tipo, criar uma app do Mercado Livre para Nokia, por exemplo.
[ ]s
Rafael Xavier
Logo logo negociaremos com uma atendente virtual pelo celular. Vendedores que se cuidem!
Ótimo artigo
Ainda é um mercado que pode ser muito explorado! Atualmente poucas empresas dispõe de esse tipo de funcionalidade.