Existe internet porque tem muita gente no mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os dois problemas fundamentais e decisivos para o futuro do planeta são o demográfico e o ecológico.
Eric Hobsbawm, da minha coleção de frases.

Existem três razões para a internet existir:

  • 1. O aumento populacional;
  • 2. O aumento populacional;
  • 3. O aumento populacional.

Todo o resto é consequência disso, olhem com atenção o quadro abaixo:

Worldpopulationgrowth-billions.jpg
(veja mais detalhes aqui.)

Desde 1800 viemos dobrando o tamanho da população em cada vez menos tempo. Ficamos mais tempo vivos e morremos menos em massa, como ocorria frequentemente no passado.

Assim, é preciso um conjunto cada vez maior de dados para alimentar, vestir, educar, transportar, iludir e distrair esses sete bilhões de pessoas que habitam nosso planeta.

Já disse aqui e repito: por dia, são necessários 21 bilhões de refeições, do café à janta. Por dia!

Quantos bilhões de dados isso gera, que precisam ser bem administrados?

Note que o computador de grande porte (o Eniac) aparece na década de 40 quando passamos dos dois para os três bilhões. E as pesquisas da internet aparecem na década de 60, quando começamos a virada para os quatro bilhões.

Hoje, com sete bilhões, não é mais possível imaginar um mundo tão cheio sem celular, sem laptops, sem uma rede digital nos moldes que temos hoje, que ficará obsoleta quando atingirmos os oito bilhões dentro dos próximos dez anos.

Estamos indo em direção às redes digitais mais e mais sofisticadas para dar conta do recado, utilizando agora, além de tudo que já vemos, assistentes digitais, a rede digital dos robôs.

Ela está aí de fraldas, mas começa a dar suas primeiras engatinhadas.

Esse tamanho de população exige um banho de loja civilizacional. O modelo hierárquico funcionou criando intermediários, gerentes, deputados, vendedores, corretores, por falta de opções.

Quando começamos a produção em massa, Henry Ford disse: ?Escolham todas as cores de carro, desde que seja a preta.?

Hoje, a rede digital, resgata o artesanato de massa. Algo assim: ?Escolha o produto que você quiser, desde que seja comigo, meu robô arruma para você.?

A rede, seu rastro, a reputação digital, a participação e a co-criação a distância, o acesso direto às bases de dados viabilizam uma nova forma de gestão menos centralizada, mais adaptada ao tamanho atual.

É o modelo de gestão do futuro, pois é mais coerente com sete bilhões de bocas, que sempre quiseram personalização, mas não havia ferramentas que viabilizasse a massificação com a customização por cliente.

Agora, é diferente! É inapelável. Pode estrebuchar a la vontê, mas Inês é morta.

Nunca fomos tanto e nem crescemos tão rápido. E nunca precisamos acelerar nossas plataformas de conhecimento nessa velocidade.

O problema é adaptar nossa cognição para esse nosso planeta. O que vai nos levar à necessidade de criar uma ciência que explique tudo isso.

Que esta ciência crie parâmetros para decisões estratégicas. E que a modulação das redes dentro e fora das instituições seja cada vez mais maleável para absorver esse crescimento sui-generis.

Isso é um fato tão claro e óbvio que se pergunta: por que somos tão cegos para não encará-lo de frente?

Responde aí, vai! [Webinsider]

.

Acompanhe o  Webinsider no Twitter.

.

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

7 respostas

  1. Muito interessante! Com a frase do Hobsbawm no início entao, o argumento passa a ser imbatível. Não é a primeira vez que vejo frases certeiras e auto-explicativas do professor Carlos Nepomuceno neste espaço. Continuarei acompanhando…

  2. Ligia

    Se cada casal tiver apenas um filho a massa de população se estagna, regride, pois das três pessoas que formam a familia, restará apenas um herdeiro. Mesmo se tiver dois filhos, no máximo ela se mantém, pois estes dois filhos tem de chegar à idade adulta saudáveis até estarem aptos para se reproduzir novamente e continuar o ciclo.Com a taxa de cinco filhos por casal é diferente, os herdeiros vão aumentando exponencialmente após algumas gerações.

  3. Muito Interessante….

    Mas Alexandre,
    poucas pessoas tendo 5 filhos não vai dar no mesmo que muitas pessoas tendo 1 filho?!?!
    Acho q chegaremos num colapso de qualquer maneira…
    Talvez o aumento da quantidade de animais de estimação se justifique por isso (menos filhos) de qualquer maneira ficaremos saturados de pessoas e cachorros!
    vixi!!!!

  4. Pelo que eu tenho visto, a população vai aumentar em uma proporção muito menor do que antigamente. Antes as pessoas tinham de cinco a seis filhos. Hoje, não passa de um, e olha lá!

    E o artigo é bem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *