Aprenda o passo a passo de como usar o SEMrush para escrever um blog post otimizado para SEO
Escolher a palavra chave correta para um post é essencial para uma estratégia bem feita de SEO, afinal não adianta ter um artigo excelente se ninguém encontrá-lo porque está mal otimizado.
Graças a evolução da tecnologia temos diversas ferramentas que podem nos ajudar nesse processo.
Nesse tutorial vamos mostrar passo a passo como você pode utilizar o SEMrush para auxiliar na escrita do seu blog post otimizado para SEO.
O que é o SEMrush?
SEMrush é uma das melhores ferramentas do mercado para otimização em SEO, com ela é possível fazer uma análise completa de qualquer palavra chave e domínio disponível na web, inclusive dos seus concorrentes.
Apesar de ser uma ferramenta paga, vale muito a pena se você está realmente disposto a investir em uma estratégia de marketing digital.
Definindo um tópico
Primeiro você precisa saber qual o assunto vai abordar, esse é o passo inicial para poder criar qualquer conteúdo, pense na sua persona, sobre qual assunto ela gostaria de ler e também um conteúdo que você domine escrever.
No nosso exemplo queremos falar sobre trabalho de freelancer, talvez um guia de como começar… Então vamos usar o SEMrush para ver quais as palavras chave devemos usar.
Análise do tópico
Uma vez que temos o tópico principal vamos verificar os dados.
Abra a ferramenta do semrush e na lateral esquerda clique em “Visão geral de palavras -chave”
No campo de pesquisa digite os termos mais gerais do seu tópico, No meu caso é “freelancer”, pois eu quero ter uma visão mais geral do que as pessoas buscam pelo termo.
Nessa página é possível ter uma visão geral da palavra chave, como o volume de buscas orgânico, pago e o CPC.
Correspondência de frase
Na aba lateral direita clique em “Correspondência de Frase”
Aqui vamos encontrar as palavras chave relacionadas à nossa busca; são as palavras que os usuários clicam quando buscam pelo nosso termo em questão, “Freelancer”.
Perceba que a palavra chave “o que é freelancer” é uma das mais clicadas.
Clicando em “avançado “ é possível fazer diversos filtros, incluindo/excluindo palavras chave, definindo mínimo de volume, KD, CPC etc.
Eu coloquei várias palavras que eu queria excluir da minha busca.
Após filtrar sua busca e ter uma lista mais concreta, você pode selecionar as palavras que fazem mais sentido para sua persona e depois exportar para o Excel.
Guarde esses dados que serão complementares em um próximo passo.
Keyword Magic Tool
Esse é um novo recurso que o SEMrush oferece, que reúne diversas ferramentas em uma só. Você digita sua palavra chave e a ferramenta vai providenciar uma lista de termos mais pesquisados com base nela.
Por ser uma ferramenta bem completa você pode optar a usar somente ela, e não usar a Correspondência de palavras chave citada no tópico anterior, mas eu particularmente gosto de usar as 2, dedicando mais tempo na Keyword Magic Tool.
Perceba que você também consegue fazer diversos filtros que podem ser super interessantes, também é possível optar por mostrar apenas perguntas ou todas as palavras chave, o que é bem legal para saber as dúvidas da sua persona, ou até mesmo encontrar ótimas opções de títulos.
Eu filtrei pela quantidade de palavras, porque eu queria ver opções de longtails.
Adicione também aqui as palavras daquela lista que você obteve usando a Correspondência de Frase.
Após aplicar os filtros desejados, vamos selecionar algumas palavras chaves e adicionar ao Keyword Analyzer.
Análise de Palavras chave
Agora que você já tem uma lista de palavra chaves, analise sua lista considerando KD, Potencial de Cliques, Volumes, dentre outros dados que forem importantes para você.
No final fique com apenas alguns resultados.
Além da sua palavra chave principal, você pode manter outros termos que poderiam se encaixar bem com tópicos no seu texto..
Nesse caso, eu fiquei bastante em dúvida entre essas 2 primeiras palavras para o título do texto.
Para ter uma visão geral das 2 palavras chave e tomar minha decisão final eu coloquei ambas na ferramenta Keyword Difficulty.
Percebam que “ o que é freelancer” tem um nível de dificuldade um pouco menor, por outro lado apresenta um alto volume de busca e muitos resultados já existentes, enquanto “trabalhar como freelancer” possui uma maior dificuldade, um volume menor de buscas e de resultados.
Aparentemente o termo vencedor seria “o que é freelancer” concorda?
Porém voltamos a olhar pelo lado da Persona, alguém que digita “trabalhar como freelancer” está realmente interessado no assunto e sabe o que está procurando, provavelmente é um leitor que vai consumir o meu conteúdo por inteiro.
Já alguém que busca por “o que é freelancer” nem sempre vai estar interessado em saber mais sobre o assunto, pode ser que ele simplesmente ouviu o termo e ficou curioso, ou queria apenas uma tradução, ele pode até entrar no seu site, mas é possível que saia depois de ler o primeiro parágrafo e tiver sanado sua dúvida.
Então na minha opinião não é a melhor palavra chave, podemos usar ela no texto, mas não como principal.
Então vamos lá, agora já temos a nossa palavra chave “Trabalhar como Freelancer”
Hora de escolher o título
Com sua palavra definida, agora é hora de definir um título para o seu conteúdo.
Alguns critérios que é importante levar em conta para o SEO Title
- O título deve conter a palavra-chave quanto mais no início melhor
- O título deve ter entre 50 e 65 caracteres.
- O título deve conter uma Proposta de Valor: Chamar atenção da sua persona
O que escolhi foi :
“Trabalhar como Freelancer: passo a passo nesse guia completo.”
Esse título contempla todos os critérios acima, então é um bom título.
Montando a estrutura do Blog Post usando o SEO Content Template
Essa é uma parte que eu considero bem legal principalmente se você é iniciante.
A ferramenta faz uma análise geral dos seus concorrentes e dá diversas dicas para a estrutura do seu texto considerado o que os concorrentes estão fazendo.
A primeira informação mostrada é a lista dos 10 primeiros links que rankeiam para sua palavra chave. É legal para saber o que eles estão falando e também para se inspirar.
Veja algumas das dicas:
- Semantically related words: Aqui ele indica algumas palavras relacionadas que eu posso usar para enriquecer o texto.
- Backlinks: Sites para contactar e tentar obter backlinks
- Text Lenghts: O tamanho recomendado para o meu texto é de 1405 palavras
- Video Content: Ele diz que meus concorrentes estão usando vídeo de conteúdo e me recomenda a usar também.
Além disso tem algumas recomendações básicas no final, como o número de vezes para usar a palavra chave, o tamanho do título ideal, tamanho da meta description etc.
É possível ainda baixar todas as informações em um DOC e ir estruturando seu texto a partir do documento, veja:
Lembrando que são apenas recomendações com base nos concorrentes, é importante também saber julgar o que vai ser melhor ou não de acordo com o seu conhecimento.
Fica bem mais fácil começar a escrever seu Blog post com essa estrutura , concorda?
Mão na massa e solte a imaginação!
Agora que você já tem todas essas informações é hora de colocar em prática e escrever um excelente post otimizado para SEO !