A arte de escrever bem para o e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O grande desafio de escrever para uma loja virtual está no fato de que os conteúdos devem atender as principais necessidades: informar de forma amigável, transmitir confiança, ser relevante para os motores de buscas e persuadir para conversão.

Para tentar atender esse objetivo é importante a compreensão dos pilares que apresentamos a seguir.

Escrever amigavelmente

A regra mais importante é que não devemos escrever longos parágrafos. A maioria dos clientes desiste da leitura quando vê um texto maior para ser lido e compreendido. É um fato e um desafio. Devemos facilitar e até criar listas com frases curtas, para incentivar a leitura.

Importante também é a linguagem utilizada. Boa parte do público não concluiu o ensino médio. O conteúdo principal deve ser de fácil assimilação.

Escrever para persuadir

É importante deixar em destaque alguma condição especial do produto ou da loja, além do “frete grátis” e outras vantagens mais comuns. Algo que seja único e exclusivo. E que o cliente perceba isso rapidamente e se sinta tentado a obter essa vantagem. O benefício pode ser uma característica do produto.

A utilização de itens de persuasão dentro do descritivo do produto, além de humanizar a loja virtual, cria uma familiaridade melhor do cliente com as características do produto. Por exemplo: em um produto como a televisão, se é preciso destacar a resolução em números (Full HD 1920x1080p), essa informação para a maioria das pessoas não é clara ou persuasiva, portante vale usar também “imagens tão nítidas como num cinema”.

Escrever para criar confiança

Durante o processo de compra todo cliente tenta se acercar de maior número de informações possíveis para garantir que aquela escolha que ele está fazendo é realmente o que ele está procurando. Por isso é tão importante gerar confiança no cliente no momento da compra.

É fundamental que permitamos que clientes possam fazer depoimentos e comentários sobre os produtos. Essas informações auxiliam de duas formas principais: primeiro porque oferecem experiências reais de consumidores para possíveis novos consumidores e, em segundo lugar, apresentam um conteúdo que poderá ser analisado e vai gerar insumo para criação de conteúdos persuasivos.

Escrever para motores de busca

A regra básica é mostrar para os motores de buscas que o conteúdo que está sendo analisando foi gerado manualmente e exclusivamente. Para isso algumas dicas:

  • Evite repetir o mesmo termo chave dentro do texto. O máximo de repetição deve ser de 5%, ou seja, a cada 100 palavras no máximo aparecer cinco vezes;
  • Use sinônimos e variações dos termos chave. Evita repetição e auxilia no processo de busca;
  • Não utilize textos de fabricantes. Os motores de busca contém uma regra de eliminação de conteúdo repetido; ou seja, se o site do fabricante estiver mais bem posicionado dentro do ranking, a página do produto da loja virtual será descartada, por conter um conteúdo igual e posicionamento menos relevante.

[Webinsider]

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *