A comunicação interna é vital para o sucesso da empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Esse é um tema bem polêmico, mas que precisamos tomar bastante cuidado. Com tantos projetos e preocupações diárias, sempre acabamos dando prioridade aos nossos clientes externos – afinal, eles garantem o nosso salário -, e a comunicação interna acaba ficando de lado.

A intranet tem como principal função ser o meio de comunicação entre a instituição e seus colaboradores. A sua intranet está funcionando assim?

Acredito que em pouquíssimas instituições a intranet funcione (conforme citado acima). Porém para conseguirmos colher frutos é necessário realizar algumas mudanças no processo de comunicação, como a mudança de alguns processos internos para a intranet.

Muitos podem achar que sou exagerado, mas planejar uma intranet é muitas vezes mais complexo do que desenvolver um projeto de site institucional.

Abaixo vou citar algumas dicas para dar um “up” em sua intranet:

  • Criação de uma interface simples e de fácil navegação.
  • Valorização da interatividade, permitindo a inserção de comentários em notícias internas, envio de mensagens aos aniversariantes, galeria de fotos de confraternizações e etc.
  • Nomeação de uma comissão de determinados setor para alimentarem a intranet com conteúdos periodicamente.
  • O colaborador precisa ter acesso fácil a essa ferramenta de dentro ou fora da instituição.
  • Publicar todos os informativos institucionais (esqueça os murais de avisos).
  • Realização de processos internos (chamados técnicos, solicitações de reembolso, impressão de holerite, disponibilidade de ponto eletrônico, dentre tantos outros serviços).
  • Oferecer ferramentas úteis para o dia a dia do colaborador.
  • Estimular o uso da ferramenta.

O grande “X” da questão está em ter uma intranet útil para o colaborador. Para isso, é necessário amarrar as ferramentas necessárias para o dia a dia do colaborador dentro da intranet para que ele perceba que sem ela o seu trabalho e/ou serviços a solicitar aos demais setores é impossível.

Para finalizar o post de hoje, gostaria de desejar sorte a todos no processo de comunicação interna, e deixar uma dica que é o Instituto Intranet Portal, que realiza eventos voltados para estudo de cases de sucesso na área, vale apena ficar antenado no trabalho deles. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Felipe Foitinho (@felipefoitinho) é diretor de arte, designer de interfaces e responsável pela área de internet, marketing digital e redes sociais no Centro Universitário São Camilo-SP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *