A comunicação nas empresas evolui

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Subestimada em relação a sua importância, normalmente a comunicação interna de uma empresa é feita baseada em manuais de boa conduta, proibições e informativos internos. Contudo, se utilizada de maneira eficaz ela pode ser uma grande aliada para gerar resultado entre todos os stakeholders.

Limpando a casa

A palavra inicial para se pensar em como agir internamente é autenticidade. Não se pode querer que alguém acredite em uma mensagem se nem mesmo você acredita nisso. Por isso, antes de qualquer coisa, seja você mesmo.

A partir daí, mantenha um foco. De nada adianta você falar uma coisa e a cada dia ir mudando o seu discurso. Leve a sério o que você pensa e reproduza seu pensamento em todas suas atitudes, em todos os setores.

Os exemplos nos mostram que as empresas mais bem sucedidas são aquelas que chegam a ter culturas e pensamentos tão fortes, que acabam funcionando como representantes de uma causa maior. Pensando nisso, qual a causa que você quer defender? Qual o seu propósito… é só ganhar dinheiro? Se for, é este tipo de pessoa que você ter ao seu lado?

Angariando seguidores e construindo uma marca de sucesso

Você já sabe o que quer, agora o próximo passo é fazer com que o maior número de pessoas comprem (e principalmente compartilhem) a sua proposta.

A melhor forma de fazer isso é com seus funcionários e consumidores, já que aqueles que fazem parte do dia-a-dia da empresa são os que estão mais sujeitos a falarem dela. Você quer essas pessoas compartilhando experiências ruins?

Partindo deste pensamento, a primeira ação que precisa ser feita é encontrar soluções e dar subsídios para que quem estiver vivenciando um problema, tenha como resolvê-lo. Um grande aliado para isso podem ser as mídias digitais, que proporcionam soluções praticamente em tempo real, por um custo baixíssimo.

Um exemplo de um problema bem resolvido foi feito pela Best Buy, que se deparando com o problema de que os consumidores pararam de ir nas lojas físicas e passaram a comprar mais pela internet, decidiram criar a @twelpforce, um suporte online feito pelos próprios vendedores das lojas, que segundo constataram, é seu maior diferencial.

Soluções deste tipo são cada vez mais comuns e o diálogo é, frequentemente, uma palavra chave para resolver este tipo de problema. E é exatamente com isso que a comunicação interna de uma empresa deve se preocupar – encontrar formas tanto da empresa se comunicar com seus funcionários, assim como dos funcionários se comunicarem com a empresa.

Quanto mais informal a maneira de agir, melhor. Muitas vezes você pode encontrar grandes soluções dentro de casa, só precisa procurar.[Webinsider]
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Jorge Gloss (@jorgegloss) é publicitário especializado na área de planejamento e marketing.

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Uma resposta

  1. Interessante a proposta desse artigo. Nos próximos poderia ser discutido – dentro desse mesmo conceito – a comunicação entre os funcionários. De maneira que, a partir disso, se possa ter um fluxo mais harmonioso no ambiente de trabalho.

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