A equipe é a maior força das empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Senso de equipe é uma das competências mais desejadas pelas empresas que pretendem posicionar-se de forma duradoura no seus respectivos mercados.

Mais do que edificações, máquinas e tecnologia, empresas são feitas de pessoas. São elas que formam o software que faz a organização fazer algum sentido, manter algum nexo.

Uma empresa fora do horário do expediente, quando já não há mais ninguém trabalhando por lá, costuma ser um lugar assombrado, sinistro até. Toda a dinâmica provém das pessoas e, quando falta senso de equipe, o ambiente torna-se caótico, instável e altamente desgastante, já que ao invés de manter o foco no trabalho, cada profissional passa a maior parte das suas horas úteis preocupado em tornar-se imune às armações, reais e imaginárias, que estiverem preparando para ele.

O foco cede espaço para o espírito de defesa, para o estado de paz armada, tornando as decisões cada vez mais lentas, já que são tomadas com base em todos

Entre os fatores que compõem o senso de equipe, podemos destacar cinco deles: respeito, empatia, tolerância, união e sinergia.

A força da equipe

O respeito, essencial em qualquer relação, especialmente nos dias atuais, reveste a relação de integridade e humanismo. Entre profissionais hierarquicamente diferentes, o respeito catalisa a admiração e fortalece a liderança.

A empatia consiste na capacidade de se projetar no lugar do outro, buscando a compreensão sobre os porquês de cada um agir como age, fortalecendo assim a comunicação. Ela ajuda a fortalecer o quarto princípio, que é o da tolerância, que nada mais é do que o reconhecimento da individualidade de cada um, ciente de que a sua própria, com todas as suas manias, também é tolerada.

A união define-se pelo espírito de corpo. É o caminhar na mesma direção, cumprindo a missão, perseguindo a visão e honrando os valores da empresa. Ela é validada pelo quinto princípio, que é a sinergia, a capacidade de multiplicar resultados a partir da soma das pessoas e seus talentos.

Sinergia é quando a soma de um mais um é muito mais do que dois. Ou seja: o senso de equipe traduz-se, na prática, em mais e melhores resultados. [Webinsider]

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Eu concordo plenamente, a equipe de uma empresa é sua alma, por isso vejo que as empresas de tecnologia tentam dar o melhor ambiente para seus trabalhadores, fazendo a empresa ficar melhor do que em casa.

    Mas é difícil pensar que alguém não mudaria de emprego se oferecessem um salário melhor em outro lugar.

    E apesar disso ser válido, acredito que sua validade se restringe para empresas de cunho intelectual, onde ter um pesssoa ativa e participativa é melhor do que em um trabalho braçal com fácil substituição do empregaado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *