A fórmula para obter informações e organizá-las

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Se as grandes empresas já se armaram com inúmeros softwares para obter mais informações e gerenciar estas informações, eu, com o meu pequeno e-commerce, tenho alternativas?

A resposta é sim, e bem mais simples e baratas do que as grandes empresas pagam.

Nem tudo se resolve com sistemas complexos, especialistas e mais burocracia. O pequeno empresário não tem possibilidade de contar, pelo orçamento reduzido, profissionais que pensam em pequenas empresas com soluções customizadas. O que geralmente existe são produtos prontos, que podem ser customizados.

Mas como obter mais informação sobre meus clientes? E como gerenciar minhas informações?

Melhor seria perguntar o que raios vão fazer com estas informações.

Informação hoje é um bem precioso – que o pequeno empresário desconhece, ignora ou simplesmente não tem tempo para analisar mais a fundo os dados que possui.

Um exemplo interessante são os restaurantes – pelo menos aqui em São Paulo já pedem o número do seu CPF para gerar a nota fiscal eletrônica. Mas ficam apenas no CPF. Poderiam, por exemplo, pedir o nome, telefone e a data de aniversário, assim no aniversário poderia oferecer um desconto para o cliente, que levaria outros.

A resposta para as questões é muito simples.

  • A melhor forma de obter informação é perguntar e buscar.
  • O gerenciamento depende dos objetivos – onde você pretende chegar.

Três palavras mágicas bem balanceadas podem ajudar você a organizar suas informações e dar uma direção de onde você pode chegar com a sua empresa. São elas: eficiente, eficaz e efetiva.

Com estas palavras você se pergunta:

Minha empresa é eficiente? Ou seja, ela faz mais com menos?

Este dado você tem de imediato quando você olha os custos e o quanto vendeu. É olhar para a sua empresa e ver o quanto pode melhorar operacionalmente. O pequeno empresário não precisa de softwares caríssimos.

Minha empresa é eficaz? Ou seja, ela faz o que o mercado quer?

Não é preciso muitos recursos tecnológicos para identificar o que os clientes necessitam, nem o que o mercado está esperando, pois além do contato diário com os clientes, temos empresas como Google e Yahoo que nos dão isto de mão beijada, através de buscas que trazem fóruns, blogs etc. Basta estar “antenado” para seguir estas informações, pois hoje o site do cliente deixou de ser uma página da internet para ser um influenciador nas vendas.

Além do seu site, veja também os concorrentes, os blogueiros, os curiosos, chats etc. Veja o que falam de sua empresa e posicione-se melhor na luta com os concorrentes.

Minha empresa é efetiva? Ou seja, faz o que é bom para a sociedade e é sustentável?

Esta pergunta é mais analítica e exige um pouco mais de conhecimento. Para chegar a esta resposta não há ferramentas nem indicadores, nem para as grandes, muito menos para as pequenas empresas. É a consolidação das duas perguntas anteriores.

Com estas informações fica mais fácil entender a “teoria do caos”, que são os dados que temos. Podemos, por exemplo, de um e-commerce que vende pastilhas para mosaico, vender além das pastilhas e produtos para mosaicistas, mas ajudar pessoas a desenvolver uma atividade prazerosa na criação de peças artesanais, como um hobby para sair do stress cotidiano.

Para isso é preciso evidenciar os produtos necessários para criar o mosaico e oferecer um passo a passo para iniciantes. Isto não depende de sistemas complexos, mas apenas de um pouco de informação do seu negócio, do mercado que você está atuando e da sociedade em geral.

Acredito que com a implantação dos novos sistemas de nota fiscal eletrônica os empresários irão obter mais informações do seu próprio negócio. Ficará mais fácil cruzar com os dados coletados na internet e assim criar sistemas de informações customizados e mais efetivos. [Webinsider]

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Armando Ferraz Santos (armando@targetdigital.com.br) é especialista em vendas online e soluções para mobile marketing e desenvolve projetos para a Target Digital. No Twitter é @Armanrulla.

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