A manipulação da imprensa e a fragilidade da mídia online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você nunca mais vai ler as notícias da mesma forma e poderá entender a mídia e ser menos manipulado por ela. É o que promete o livro Acredite, estou mentindo, que a Companhia Editora Nacional trouxe para o Brasil.

O autor, Ryan Holiday é um estrategista de mídia e ex-marketeiro, que se tornou polêmico nos Estados Unidos ao expor a fragilidade da mídia americana, principalmente os blogs, sites e as redes sociais. Para ele, a grande imprensa se pauta através dos veículos online e influenciá-los é muito fácil.

O livro mostra em detalhes a vulnerabilidade do sistema de mídia e o passo a passo para manipular o ciclo de notícias online, plantar uma história dentro de um grande site e fazer qualquer história aparecer na TV, em rede nacional. As denúncias de Holiday são resultado de sua experiência nos bastidores de blogs, grandes sites e agências de relações públicas. O autor esteve no Brasil no ano passado, quando participou do The Next Web Conference Latin America, um dos principais eventos mundiais ligados à internet.

Em vez de capítulos extensos, o livro está dividido em duas partes, cada uma constituída de textos curtos, que se completam. Na primeira, o autor explica por que a mídia online é importante, como ela direciona notícias e como pode ser manipulada. Na segunda, ele mostra as consequências perigosas desse sistema atual de jornalismo com casos reais e exemplos. Holiday começa o livro com fortes críticas ao jornalismo online. Ele diz que essa mídia valoriza muito os cliques e as visualizações de páginas, por isso os blogs e sites precisam cada vez mais de notícias e rumores. “Assuntos tristes não são compartilhados na internet e o que não é compartilhado está morto. A raiva, por outro lado, faz com que as pessoas passem a mensagem adiante. E é por isso que blogueiros escrevem para te deixar irado.”, disse ele em sua passagem pelo Brasil.

Além do sistema, Holiday também ataca os profissionais desses veículos online. Ele diz que os repórteres, por exemplo, são avaliados pela frequência com que seu material aparece publicado e lido, e não checam fontes nem as informações que lhe são passadas. Ao longo de todo o livro, Ryan Holiday dá exemplos de como obteve êxito em todas as suas façanhas e como coleciona diversos artigos publicados de boatos e fraudes que ele mesmo teria criado. Acredite, estou mentindo (Companhia Editora Nacional) é um livro para profissionais e estudantes de comunicação e marketing e também para os leitores em geral entenderem como funcionam os meios de comunicação de massa.

Muitos irão considerá-lo mentiroso ou exagerado. Outros não vão gostar de perder uma ilusão. O fato é que a obra de Holiday é inquietante. Que o leitor tire a sua própria conclusão.

Mas quem é Ryan Holiday?

Ryan Holiday é um estrategista de mídia para clientes como a American Apparel, um dos maiores fabricantes de roupas nos Estados Unidos. Aos 19 anos, largou a faculdade para trabalhar com Robert Greene, autor de As 48 leis do poder. Aos 25 anos, é diretor de marketing da American Apparel, onde seu trabalho de publicidade é conhecido internacionalmente. Suas estratégias são usadas como estudo de caso no Twitter, Youtube e Google e foram publicadas na AdAge, New York Times, Fast Company e no blog Gawker. Atualmente vive em Nova Orleans.

Serviço

Acredite, estou mentindo – confissões de um manipulador das mídias
Autor: Ryan Holiday
Companhia Editora Nacional
Páginas: 264
Preço: R$ 38,00

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *