A metodologia por trás de uma Social Business

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Já aprendemos que um negócio social se baseia na mudança cultural da própria empresa em perceber e receber as transformações que a sociedade anda enfrentando após a popularização da mídia social. E já sabemos também que esta transformação é contínua. Infelizmente não será em um workshop de quatro horas que a sua empresa estará apta a lidar com todas estas mudanças (talvez para o próximo mês).

A verdade é que a tecnologia nos colocou em uma posição – ora espectadores, ora agentes – de constantes transformações, em ciclos muito mais curtos do que aconteciam anos atrás. E este é o verdadeiro macromovimento impactando o mundo dos negócios.

Como preparar sua empresa, não para o resultado de uma mudança, mas para prever, identificar e se beneficiar das próximas e contínuas mudanças que estão por vir?

Na minha tese de mestrado estudei os valores que permeiam uma Social Business, entre eles: inovação, crítica construtiva e filosofia de mensuração. Ou seja, todos os projetos ligados a SB devem ser guiados por estes – e/ou outros – valores.

A partir disso, desenvolvi uma metodologia para que projetos sejam criados e desenvolvidos em uma empresa que busca o status de social. Essa metodologia possui cinco fases cíclicas.

social_business

  1. Testar. Período de testes para ferramentas e sistemas internamente.
  2. Verificar. Mensurar sua aceitação e impacto.
  3. Incorporar. Caso haja feedback positivo, se torna parte ‘oficial’ do fluxo de trabalho da empresa.
  4. Mensurar. Analisar as métricas de retorno e identificar eventuais erros.
  5. Ajustar. Fazer correções no processo ou produto e incorporar a versão aprimorada.

Através desta metodologia é possível garantir inovação ao mesmo tempo em que os resultados são controlados em detalhes, garantindo maior efetividade de ROI. Além disso, o período de teste interno antes da incorporação oficial permite minimização de riscos de falha.

E sua empresa? Como está trabalhando inovação? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Cássia Colling, (@cassiacolling ) cursa Mestrado em "e-Marketing and Social Media" na Middlesex University de Londres – UK. Atualmente trabalha como Social Business Strategist.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *