A propaganda é como Bruce Willis, dura de matar

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Enquanto os filósofos de plantão ameaçam a publicidade, o criativo sempre acha uma nova forma de impactar o consumidor com a sua mensagem. “A criatividade aflora na dificuldade”, dizia um dos melhores professores que tive na faculdade.

De tempos em tempos lemos artigos que matam a publicidade de alguma maneira. Disseram, por exemplo, que a promoção de vendas seria mais importante, quando pesquisa do POPAI apontou que 85% das decisões de venda são feitas nos pontos de venda. Ok, mas o que motiva o consumidor a ir até lá?

Depois foi a internet, que acabaria com a comunicação em jornais, rádio e TV, pois integra tudo em um único lugar. O fato de muita gente trabalhar com computadores facilitaria. Ok, mas 67% dos brasileiros nunca acessaram a internet. E 98% têm TV e rádio em casa.

Agora a TV Digital vai acabar com o comercial convencional, dizem, pois afinal as pessoas vão poder selecionar o que assistir e pular os comerciais.

Realmente, os comerciais às vezes irritam. Ao mesmo tempo, o que dizer da ação onde em 20 dias foram baixados 38,8 mil comerciais da “Karina”, personagem criado pela Y&R para a Telefônica.

Essas pessoas viram o comercial na TV e fizeram o download do filme para deixar guardado!

Celular banda larga 100% de graça, mas com comerciais

Mas como a publicidade trabalha com criatividade em tudo o que faz (sim, atendimento, planejamento, mídia e produção gráfica devem ser criativos), já inventou uma nova forma de impactar o consumidor com comerciais. E o melhor, os anunciantes vão pagar você para que assista o comercial.

Estranho, surreal? Nada, é a previsão que o Google faz para os próximos anos.

Hoje você não ganha um aparelho de TV para assistir comerciais, mas em breve, a marca Y vai lhe dar um celular para você assistir comerciais e em troca você não vai pagar a conta.

Mas quem paga a conta? A Motorola, LG, Coca-Cola, Unilever, GM, Ford… os anunciantes! Que maravilha! Eles produzem produtos que os consumidores pedem (pesquisas valem para alguma coisa). Comerciais divertidos que viram assunto em rodas de conversa.

Se essa ação (pagar para o consumidor ver seus filmes) vier alinhada à estratégia de Impacto X Venda, a pessoa vai poder fazer a compra do produto na hora. É ser impactado pela mensagem e efetuar a compra. Igual na internet.

Recebeu a mensagem, gostou, entrou pelo celular via WAP e fez a compra. (Existe a opção do MCash, mas é assunto para outro dia.)

Esse novo mundo é previsto por Eric Schmidt, presidente-excutivo do Google. Microsoft e Google são as empresas que hoje ditam as regras na internet.

A previsão feita pelo Google considera que o celular cada vez mais vai ficar parecido com o computador, onde as pessoas vão passar quase oito horas por dia falando, escrevendo, acessando internet, filmando, tirando fotos, trocando arquivos via bluetooth, entre outras interações.

É bem aceitável, uma vez que hoje já podemos ver e-mails e acessar o MSN do celular. O problema é que ainda acessamos pagando, mas em breve creio eu que vamos pagar um valor mensal para ter acesso ilimitado, como hoje são as opções de banda larga a cabo ou SDSL. Quase 50% das pessoas admitem não conseguir viver mais sem celular.

Tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim. O lado ruim acontece quando você é acordado às 3h da manhã com uma mensagem tipo: ?Compre seu televisor LG nas Casas Bahia por 24x de R$ 199,99 agora mesmo!?. Quem nunca acordou com uma mensagem publicitária da sua operadora de celular de madrugada? A TIM é expert em fazer isso.

Só não adianta querer matar a propaganda. Ela é igual ao Bruce Willys em Duro de Matar: mesmo tendo um exército contra, ela sempre acha uma forma de sobreviver, ganhar fôlego e acabar com todos que estão contra ela. [Webinsider]

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Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

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5 respostas

  1. Eu colocaria um novo nome para este artigo ´´A Atividade Publicitária é highlander“,
    pois, a propaganda está sobrevivendo ás novas mudanças que a tecnologia nos proporciona.
    Tudo é uma questão de adaptação, não acho que ela esteja morrendo apenas se reinventando…ela mantêm suas raízes de persuasão mas um pouco mais moderna e adaptada.
    Necessário ter verba e ser participativa nessas novas mídias que surgem.
    Pode ser que tenha mais opção de produtos mas os que permanecem são aquelas campanhas visionárias que sabem muito bem em qual ponto atingir, sempre surpreendendo e reinventando prendendo á atenção/ conquistando o consumidor.

  2. qual a sua teoria ou opniao sobre a estrategia de marketing do google utilizando a TI que e seu ponto forte, afinal na google quem paga pela propaganda quando o link e acessado e a propria empresa.

  3. Com o aparelho já sendo custeado muitas vezes pela operadora, a tendência realmente é da conta ser custeada por anunciantes. Q venha a mobile era!

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