Administrar o seu tempo pode mudar sua vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No mundo dos esportes, a diferença entre o primeiro e o segundo lugar é sempre muito pequena. Milésimos de segundo separam quem vence daquele que amarga o segundo lugar. Nadadores e corredores treinam duro durante vários anos para reduzir em centésimos seu tempo em uma olimpíada. Ayrton Senna sagrou-se um dos melhores pilotos por algo próximo de seis segundos: a soma das diferenças de tempo entre ele e seus respectivos segundos lugares, nos anos em que venceu o Grande Prêmio.

Olhando em volta, percebemos muitos exemplos de pessoas que destacam-se em relação às demais, tendo como diferencial pequenas mudanças no pensar, no falar e no agir. Mudanças simples, porém significativas, que acabam por projetarem suas vidas acima da média.

Vale lembrar, especialmente aos estudantes, que ?estar na média?, posição que é objetivo de muitos, é o mesmo que manter-se na linha da mediocridade. Ou seja: representando diferença alguma, tanto na vida pessoal, quanto nas relações que mantemos em nosso campo de ação familiar, profissional e social.

Um estado contínuo de ruptura com o cotidiano e com o gesso com o qual imobilizamos nossas vidas faz diferença. A forma como encaramos nossas contas a pagar, por exemplo, pode resultar em um estado de satisfação ou de frustração.

Neste caso, é preferível o de satisfação: repare que a maioria de nossas contas referem-se a bens ou serviços dos quais fazemos uso. Logo, nada mais gratificante que pagar aquilo que usufruímos para nosso próprio bem com prazer.

Outra dessas pequenas diferenças relaciona-se ao tempo. Poucos minutos fazem uma grande diferença no trânsito, por exemplo. Você já reparou que toda vez que você sai atrasados pela manhã, estourando de pressa, encontra pelo caminho pessoas que estão completamente dentro dos seus horários, sem pressa alguma? Pois é. Acordar alguns minutos mais cedo evitaria estados alterados de humor, que carregamos de forma atravessada, na garganta e no fígado, pelo resto do dia.

A ruptura dos pequenos gessos onde moldamos nosso comportamento faz diferença, o suficiente para transformar a vida em um grande negócio. Se Deus e o diabo moram nos detalhes, é bom decidir logo de qual lado pretendemos ficar. [Webinsider]

.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

14 respostas

  1. O tempo é algo muito importante em nossas vidas,
    se não for administrado corretamente com certeza influenciara nos resultados de sua vida,por isso segue algumas dicas:
    Acorde cedo 06:00 hs
    Fça uma lista de tarefas a realizar.
    Não perca tempo desnecessário.
    Almoçe tranquilo
    internet só o necessário, nos rouba muito tempo.
    Foque nas tarefas prioritarias.
    Não tenha pregiça nunca. ela vicia a humanidade.
    Tenha metas, sonhos, defina o que vc quer e busque
    incansavelmente pois vc consegirá. e lembre-se um barco sem rumo fica perdido no oceano por isso tenha sempre um rumo, um norte. felicidades.

  2. Fico feliz por existirem cites com dicas de sobrevivencia.

    Vou passar algumas.
    Vão ser de muita precisão.
    Muito obrigado e até mais.

    Se vocês olharem para o seu dia-a-dia, verão que há muito poucas coisas prazerosas nele e muitas que são indesejáveis. O que a maioria das pessoas faz é postergar as coisas indesejáveis e passar um bom tempo nas coisas menos desagradáveis e nas que são prazerosas, de modo a aumentar a quantidade de prazer em sua vida. Gostaria de sugerir que fizessem o oposto; que começassem o dia com as que são indesejáveis e se livrassem delas o mais rápido possível, e vocês verão que sobrará metade do dia para o que é prazeroso.

    Uma coisa muito importante ao iniciar uma tarefa é realmente concentrar-se nela. Vamos usar o raio laser como exemplo do poder da concentração. Por que ele é tão poderoso? É uma luz que atravessa madeira, paredes, até aço? Como é possível um pequeno facho de luz fazer isso? É possível porque ele é luz tremendamente concentrada. Ocorre o mesmo fenômeno com a sua mente. Se você decide concentrar-se intensamente numa tarefa, você pode realizá-la muito rápido e de uma forma cada vez mais fácil.

    Em contrapartida, nós perdemos muito tempo olhando pela janela ou desperdiçando energias com pensamentos desnecessários, com uma conversinha dentro de nós mesmos. Nós estamos o tempo todo num diálogo conosco , e isso tira a nossa concentração.

  3. Bacana essa coisa de ter uma mudança de hábitos e tentar economizar pedacinhos de tempo.

    Para contribuir com a discussão, digo que é preciso tomar cuidado: cada pessoa tem um ritmo próprio, e talvez, querer mudar muito e de uma hora pra outra pode ser frustante, se os objetivos forem grandes demais…

  4. Interessante o texto, gostei especialmente do exemplo do trânsito. Só achei desnecessária a referência a Deus e ao Diabo, para ser honesto eu nem entendi o que o autor quis dizer.

    Abraços a todos!

  5. Realmente, poucos praticam. Mas justamente esses poucos que fazem a diferença.

    São esses poucos que se destacam e obtém sucesso em sua carreira profissional e na vida pessoal.

    Muito bom artigo Eduardo!
    Valeu!

    Abraão.

  6. Olá, paz e bem!

    Parabéns pelo excelente artigo e a gentileza em atender ao solicitado pelo colega Caio. É isso aí, bons artigos, boas participações nos comentários. Colaboração na veia!

    Em relação ao observado pelo Carlos, gostaria de indicar para o Eduardo a excelente matéria de capa publicada na revista Vencer! (www.vencer.com.br) em seu nº 99 de autoria do Maurício Gois.

    Neste artigo ele expõe sobre as várias formas de conceituarmos excelência e ao final ele cita um comentário feito por uma senhora ao fim de uma de suas palestras acerca de não ter falado nenhuma novidade mesmo após vê-la anotando atenciosamente.

    Ela disse: ?Sr. Maurício Góis, tudo o que o Sr. disse eu já sabia mas o Sr. me ajudou a organizar o que eu já sabia!?

    Agradecido Eduardo por ajudar-nos na organização de vários temas e assunto que já sabíamos!

    []s livres,

    Leo
    Guarujá, SP-BR

  7. Ótimo Artigo Eduardo! Parabéns!
    E, Vicente, este artigo que você indicou ao Caio também foi de grande valia para mim!

    []s

    Newton Calegari

  8. Olá, Carlos! 🙂

    Fico feliz que tenha lido e, principalmente, que tenha chegado ao ponto central do artigo.
    Ele não foi escrito com a pretensão de apresentar nada de novo, mas justamente mostrar o que você mesmo disse: poucos praticam.

    Pequenas atitudes, por mais simples e óbvias que pareçam ser, merecem uma recauchutada de quando em vez.

    Um grande abraço,

    Eduardo Zugaib

  9. eu sempre acordo atrasado pra trabalhar devido a hora que vou dormir, acho que vou começar a acordar mais cedo pra ver o resultado.

    ah, quando vi no rss pensei que seria algo mais prático. talvez seria legal um how-to ensinando como administrar o tempo.

    até 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *