Afinal, para onde foi o meu dinheiro?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Intrigado por não conseguir interpretar os dados disponíveis no site da Transparência Brasil, um desenvolvedor chamado Thiago Rondon resolveu investigar a fundo como disponibilizá-los de forma clara e objetiva a qualquer cidadão interessado no assunto. Thiago é um dos organizadores do São Paulo Perl Workshop, evento realizado no último sábado e que contou com a presença de alguns palestrantes do exterior, entre eles Larry Wall, o autor da linguagem e co-autor do livro “Programming Perl”.

O que ele fez foi montar um mapa e dividi-lo por cores que sinalizam a distribuição dos investimentos do governo em áreas como Saúde, Educação e Segurança pública, entre tantas outras. O projeto, apropriadamente batizado de “Para onde foi o meu dinheiro?”, está em versão beta e é alimentado com informações abertas e disponíveis no portal da Transparência Brasil.

O interessante no formato utilizado para a disposição dos dados orçamentários é ver literalmente escancarado na tela o que o governo federal faz com o nosso suado dinheirinho: a maior fatia do bolo, quase R$ 1 trilhão, está reservada para gastos descritos como “Diversos”, aonde entram pagamento de pessoal, encargos sociais e dívida. Assim, sem muito detalhamento mesmo.

Mas o mais interessante, sem querer deixar para o final (e já deixando), é saber como ele fez para criar essa aplicação. Nos vídeos abaixo você aprende sobre as técnicas de disponibilização e (re-)organização de dados e também sobre o presente, passado e futuro do OpenData. Outros conceitos e recursos usados no desenvolvimento envolvem RDF, DataFlow, FOAF, DBIx::Class e Open Knowledge Foundation (na pequisa para a melhor forma de visualizar os dados).

Vídeos no YouTube:

URLs para linkar com as referências citadas acima:

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Laura Loenert é jornalista e editora do site 3DPrinting.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *