Aprenda a cultivar o avatar, sua marca registrada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Outro dia me perguntaram sobre um avatar em umas das contas que tenho: por que mudei o avatar algumas contas, mas não daquela?

No informatiquês, avatar nada mais é do que a representação (geralmente gráfica ou visual) de um usuário. No caso, você.

Qualquer semelhança com o filme Avatar, de James Cameron, não é mera coincidência. O termo é comum e não é nem um pouco novo.

Várias pessoas acharam que eu tinha parado de escrever ou tinha abandonado a internet, apenas porque estavam acostumados com meu avatar antigo.

É o tipo de comentário que me fez pensar sobre o quão importante é manter o mesmo avatar nas redes sociais. Quando as pessoas se acostumam com uma fotografia, esta já se torna parte de sua imagem, sua marca pessoal.

E quando você altera ou modifica a imagem, alguns acreditam que a marca tenha desaparecido. Talvez esse pensamento seja um pouco exagerado, mas para algumas pessoas isso causa efeito, sim.

Então, o nosso avatar é algo como a “logo” que nos representa em plataformas sociais, um selo de identificação virtual, seu RG Social, que pode ter mais peso do que as melhores biografias que podemos escrever no nosso perfil.

E como me disse um contato, “essa imagem sua é seu rosto na Internet. Se você usar por muito tempo e trocar de uma hora pra outra, muitos vão estranhar”.

Trocar avatar (quando as pessoas já estão acostumadas com um) não seria conveniente para aqueles que utilizam este meio para promover sua empresa, seu conteúdo ou relacionar-se com amigos e conhecidos.

Portanto, contei a vocês a minha falha. Pode parecer pequena, mas por ser relacionada a nossa marca pessoal, tem grande influência.

E deixei aqui minhas reflexões sobre o assunto para que você possa obter alguma orientação para melhorar suas próprias experiências em mídias sociais. [Webinsider]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
.

Bruno de Souza é graduado em Marketing, fundador do blog Marketing Digital 2.0 e do primeiro blog brasileiro sobre mobile learning (Mlearningpedia). Social Manager na Empresa Magoweb - MS. Social Media e Mobile Learning Researcher.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Olá Bruno,

    como vê sigo lendo tudo que escreve. Eu uso o mesmo avatar (e até o favicon) fotográfico há 4 anos. Como personal branding é muito importante assim como a grafia do nome que usa em tudo que assinamos. Eu uso a minha “assinatura”, como está acima, inclusive sem espaço entre o M e o O dos meus nomes do meio, sem espaço (M.O.) há mais de 20 anos.
    É impressionante como as pessoas notam e é mais uma coisa que marca no seu brand.
    o único problema que tenho é que essa foto que uso tem mais de 4 anos o que na minha idade já faz alguma diferença. (smile)
    Um abraço,
    Claudio
    @_cmom_

  2. Andei pensando no avatar como uma logo depois que comecei a ler um livro sobre personal branding, tenho o costume de manter a mesma foto em diferentes redes sociais e quando troco em uma, troco em todas, mas lendo isso agora acho que vou procurar uma imagem que eu não queira trocar futuramente. Várias vezes já procurei amigos nas minhas redes sociais olhando apenas as imagens, e confesso que sempre espero encontrar a mesma imagem os representando, mas isso nem sempre acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *