Aprender uma nova língua tem o potencial de mudar sua vida. Além de viajar mais e melhor, você tem mais chances de fazer novas amizades e conseguir oportunidades boas no mercado de trabalho. Para completar, foi-se o tempo em que cursos pagos eram essenciais!

Aulas, sejam particulares ou em escolas, podem custar caro e tomar muito do seu tempo. E, por mais que aprender uma nova língua seja um bom investimento, dinheiro e tempo nem sempre estão sobrando, certo? A boa notícia é que existem muitas opções online que permitem o contato com outros idiomas.

Confira a seguir essa lista com as melhores formas de aprender uma nova língua na internet. Dica: depois da lista, coloquei algumas dicas para acelerar o aprendizado. Não deixe de ler até o final!

Podcasts

Essa mídia tem caído cada vez mais no gosto do público e não poderia de ter o seu papel também para quem quer aprender uma nova língua. Se você gosta de ouvir podcasts enquanto trabalha e dirige e gostaria de aproveitar, confira estes:

  • Inglês Nu e Cru Rádio – apresentado por um professor norte-americano e uma brasileira, esse podcast apresenta formas diferentes de aprender a língua, sem se ligar muito em livros didáticos tradicionais e monótonos.
  • Speak English Now – a proposta da apresentadora, Georgiana, é trazer pequenas histórias em inglês e passar mais do que a língua, focando também na cultura e história da linguagem.
  • Hoy Hablamos – para quem quer aprender espanhol, também existem opções. Uma delas é este podcast, com episódios curtos lançados todos os dias que falam de temas variados na língua.

Podcasts são ótimos para ter contato com a nova língua diariamente. Pode ser que, se seu nível for básico, você não tenha uma compreensão completa. Ainda assim, vale tentar treinar o ouvido escutando conversas entre nativos ou fluentes.

aprender uma nova língua

Canais do YouTube

Ainda na onda das novas mídias, o YouTube também oferece ótimas opções para quem quer aprender uma nova língua. Você vai precisar reservar um tempo específico para isso, mas os vídeos oferecem recursos visuais que ajudam a entender o contexto e, assim, também podem ser utilizados para quem ainda está no nível básico.

  • Tim Explica – o apresentador do canal é norte-americano e também fala português, idioma que ele aprendeu sozinho. Com suas dicas vindas diretamente de um nativo, ele explica regras gramaticais, expressões e palavras da língua.
  • Tia do Inglês – Marcela, a “tia do inglês” faz três vídeos por semana nos quais ensina de uma forma descontraída e divertida, incluindo expressões mais utilizadas na língua falada, para você aplicar no dia a dia.
  • Bora Falar Espanhol – Abraham Garcia é um mexicano que também fala português e procura ensinar brasileiros e falarem espanhol, bastante voltado para expressões e palavras utilizadas no dia a dia. Outra boa dica: Espanhol Para Brasileiros.

BBC Languages

A BBC é a emissora pública de rádio e TV do Reino Unido e, por isso, se dedica a vários projetos com cunho educativo. Um deles é o BBC Languages, site que existe desde 1943 e é específico para estrangeiros que querem aprender inglês.

São aulas em níveis variados, com testes de vocabulário e gramática e jogos de interpretação de notícias. Com alguns vídeos, é possível até mesmo treinar a pronúncia! Sugestão: se você ainda tem o inglês muito básico, evite começar por aqui – é ideal para quem já está no intermediário!

italki

O italki funciona de três maneiras distintas: você pode pagar por um professor particular da plataforma, pagar por aula de acordo com seu orçamento ou utilizar gratuitamente encontrando parceiros de idioma, conversando com pessoas falantes nativas.

Tudo funciona online, por Skype ou chats. Também é possível receber correção de erros em redações escritas ou corrigir os erros dos outros, participando de uma grande comunidade de pessoas que querem aprender uma nova língua.

Duolingo

Deixei o Duolingo por último por ser o mais conhecido. Apesar de parecer batido, ele não podia faltar nessa lista. Afinal, são dezenas de línguas disponíveis, com uma metodologia comprovada e que funciona por gamificação, o que motiva quem está aprendendo.

Também é possível utilizar o computador ou os apps, facilitando o ensino em qualquer lugar.

Como acelerar o aprendizado de uma nova língua

Você já deve ter percebido que algumas pessoas têm mais facilidade de aprender novos idiomas do que outras. Isso é um pouco verdade, mas quem tem dificuldade pode apenas não ter escolhido as estratégias certas, de forma inconsciente. Veja se as dicas abaixo podem ajudar você a aprender mais rápido:

Aprenda primeiro os sons

Você sabia que crianças têm mais facilidade em aprender línguas variadas, certo? Isso acontece porque elas têm habilidade de distinguir sons e guardá-los rapidamente. Conforme envelhecemos, essa agilidade se desfaz. Mas existe uma forma de recuperá-la. Comece aprendendo e repetindo os sons da nova língua ao invés de focar em vocabulário e gramática. Ao compreender bem sotaques e sons, você vai aprender muito mais rápido.

Tome lições antes de dormir

Ao dormir, nossa memória ativa funções de limpeza que são essenciais para ganhar capacidade de aprendizado. É provável que lendo ou ouvindo aulas antes de dormir você consiga transferir o aprendizado para sua memória de longo prazo, um lugar seguro para essas informações, que ficam gravadas mais tempo.

Estude o conteúdo

Ao invés de estudar apenas aulas específicas para aprender uma nova língua, procure acessar outros conteúdos no idioma, que não são necessariamente aulas. Valem notícias, artigos e vídeos, por exemplo.

Isso vai estimular seu cérebro a querer compreender o idioma. Na verdade, quanto mais exigência do contexto, maior o aprendizado. Jogar um jogo que exija a língua e se proibir de olhar o dicionário também é outro bom exercício.

Vale citar algumas dicas mais recorrentes, como ver um filme estrangeiro três vezes (dublado, com legenda e sem legenda) e ouvir músicas. Assim fica bem mais estimulante aprender uma nova língua, certo?

Agora, muita gente procura aprender inglês especificamente para se dar bem nos negócios. Saiba mais sobre o Business English aqui.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+