Quem sabe fazer uma apresentação consegue convencer qualquer audiência. E isso é crítico para muitas posições no mercado de trabalho, já que empresas precisam negociar e persuadir o tempo todo.

No entanto, conseguir uma comunicação efetiva com o público pode ser bastante desafiador. Hoje, além de boas palavras, você precisa de um bom design e presença de palco (mesmo que não vá se apresentar em um).

Se você vai realizar um pitch, uma proposta para um cliente ou um webinar, precisa conhecer essas dicas para preparar uma apresentação profissional. Boa leitura!

1 – Ganhe confiança no início

Na hora que você começar a sua apresentação profissional, a primeira coisa a fazer é ganhar a confiança da audiência. O ideal é falar sobre a sua credibilidade e autoridade com relação ao assunto (mas sem soar pretensioso!).

Assim, você demonstra para as pessoas porque está lá e consegue despertar mais interesse. Em nenhum momento, deixe de ser você mesmo. Se puder, inclua situações da sua trajetória para criar um contexto e um cenário interessante. Isso, inclusive, ajuda a criar uma conexão emocional.

Para isso, capte a imaginação da audiência despertando as emoções inerentes ao ser humano: felicidade, tristeza, raiva, nojo, surpresa e medo. Técnicas de storytelling ajudam muito nisso!

2 – Forneça provas sobre o que fala

Ainda no sentido de ganhar credibilidade para a sua apresentação profissional, forneça provas, de preferência vindas de estudos e pesquisas, sobre o que está falando. Com isso, você também mantém o interesse das pessoas, que vão ver que você tem base científica e teórica para aquilo.

No entanto, aqui vai uma dica de design: evite colocar gráficos e tabelas. Ambos são itens difíceis de interpretar. Imagine só se colocado em um telão! Além de ser difícil de ler, as pessoas não terão paciência ou tempo para compreender. Por isso, prefira esquemas simplificados e recursos visuais mais dinâmicos.

Cite referências, mesmo que no final da apresentação, especialmente para o caso de ser algo que será enviado para as pessoas.

3 – Siga uma estrutura básica

Se você está olhando para a folha branca e não sabe sair do lugar, pense em uma história, que tem começo, meio e fim. Que tal utilizar essa estrutura básica para montar a sua fala? Veja só:

  1. Introdução: ganhe a atenção passando a sua credibilidade e despertando emoções.
  2. Meio: detalhe o problema e ofereça uma solução com informações embasadas e coesas. Prove o que está falando e argumente seu ponto.
  3. Fim: resuma o que falou destacando os pontos principais. No último slide, coloque um call-to-action, que pode ser o seu contato ou o site da companhia, por exemplo.

Ao montar a apresentação, deixe cada slide com um ponto principal. Não tente “economizar” telas falando várias coisas ao mesmo tempo. Isso pode entediar a audiência. Seja sempre o mais coerente e breve que conseguir.

4 – Não deixe o design de lado

Jamais desconsidere o design na sua apresentação profissional. Se você não é da área, veja essas dicas essenciais:

  • Não utilize bullet points: esse recurso só deve ser utilizado em textos corridos, como este!
  • Quanto mais simples, melhor: especialmente se você não é especialista em design, procure manter os slides o mais limpos possível.
  • Utilize imagens e letras grandes: esses são os principais mandamentos do design de uma boa apresentação profissional.

Alguns exemplos de bom design de apresentações:

5 – Utilize as ferramentas certas

Confira esta lista de ferramentas para montar uma apresentação profissional incrível:

  • Fotor: para cortar e redimensionar suas fotos.
  • Coolors: para escolher cores perfeitas.
  • Librestock: imagens gratuitas bonitas.
  • Google Fonts: fontes gratuitas para uma boa tipografia.
  • Google Slides: além de ser gratuito, é possível trabalhar junto da equipe simultaneamente.

6 – Treine antes

Você provavelmente já ouviu essa dica antes, mas aqui vai mais uma vez: treine a sua apresentação. Quem se apresenta no TED, por exemplo, é obrigado a enviar um roteiro exatamente igual ao que será falado. Ainda assim, parece bem natural, certo? É porque as pessoas não decoram o texto todo, mas sabem exatamente qual fala vem em seguida.

Por isso, preocupe-se em treinar e afiar suas habilidades de apresentação em público. Com o tempo, você pega o jeito!

7 – Seja você mesmo

Procure seguir todas essas dicas para preparar uma apresentação profissional. No entanto, é importante manter a sua essência em qualquer projeto que se propuser a realizar. Por isso, é possível que você, como um veterano das apresentações, se veja discordando de algumas delas. Não há problema nisso!

Confira outro conteúdo aqui do Webinsider que pode ajudá-lo a criar a sua apresentação: Prezi, uma abordagem diferente para apresentações.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+