As qualidades mais admiradas em um gestor

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Essa é uma dúvida para qual não existe uma resposta simples. Um determinado professor de gestão empresarial perguntou a centenas de funcionários de uma determinada empresa quais as qualidades que elas mais admiravam em um chefe. Aqui estão algumas respostas ouvidas com mais frequência:

  • Mantém os funcionários atualizados sobre as situações que afetam seus projetos futuros.
  • Mantém uma atitude positiva.
  • Possui habilidades para comunicação oral e escrita.
  • Esclarece as ações e as decisões que afetam os colaboradores.
  • Não tem favoritos na sua equipe.
  • Delega autoridade e permite que seus colaboradores executem parte das funções próprias de um gerente.
  • É bem específico ao dar instruções sobre atribuições a seus colaboradores.
  • Incentiva seus funcionários  a melhorarem suas aptidões e sua eficiência.
  • Realiza o treinamento de funcionários para que possam cobrir as ausências uns dos outros.
  • Elogia os trabalhos bem feitos, mas também critica quando necessário.
  • Está ciente dos problemas que os funcionários têm uns com os outros.
  • Faz perguntas frequentemente. É um ouvinte interessado e ativo.
  • Organiza a programação de trabalho e atribuições de sua equipe de forma tão eficaz quanto possível.
  • Demonstra atitude profissional em relação ao trabalho e aos funcionários.
  • Mostra seu lado humano e, em função disso, ele não é compelido a agir com “chefe” todo o tempo.
  • Trabalha ocasionalmente com empregados de menor nível hierárquico, a fim de melhor compreender seu trabalho.
  • Dedica parte de seu tempo a ouvir novas ideias.
  • Presta atenção a problemas mais amplos. Evita se prender a detalhes.
  • Mantém os outros informados sobre as mudanças organizacionais.
  • Discute problemas com subordinados tão logo seja possível, em vez de deixar as coisas chegarem a ponto de ebulição.
  • Expressa honestamente seus sentimentos.
  • Tenta conhecer cada funcionário como indivíduo.
  • Usa novas estratégias que tornarão a organização mais produtiva e competitiva.
  • Demonstra confiança nos seus subordinados.

[Webinsider]

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Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

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