As sensações das cores nas campanhas de marketing

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coresTão poderosas como as palavras, as cores desempenham alcance direto sobre a disposição de espírito ou humor, a conduta e a decisão de adesão ou compra do consumidor.

 

O impacto das cores em nossa vida é maior do que imaginamos. Tudo em nossa volta é colorido e esse é o universo do homem, acostumado a cenários como o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho alaranjado do por-do-sol. Por isso, as tonalidades atuam diretamente a emotividade humana, produzindo sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva.

Experiências psicológicas têm provado, na área da saúde, que há uma reação física do indivíduo diante da cor. Por exemplo, o vermelho é puramente excitante e azul provoca efeito contrário. Se usarmos da nossa própria percepção, lembraremos que já tivemos a sensação de tranquilidade ao olhar para a cor azul ou já nos sentimos agitados ao nos deparar com a cor vermelha.

As tonalidades são expressivas e possuem a habilidade de, mais que qualquer outro elemento, liberar as reservas criativas do indivíduo.

Tão poderosas como as palavras, as cores desempenham alcance direto sobre a disposição de espírito ou humor, a conduta e a decisão de adesão ou compra do consumidor. Para se ter uma ideia, a cor aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca. Isto pode ser utilizado também nas campanhas de marketing, pois a impressão colorida e personalizada aliada a mídias digitais chega a ser quinze vezes mais eficiente; ou seja, o conjunto é mais visto e observado com atenção.

Além das informações relevantes dos impressos, as cores devem ser muito bem pensadas como apoio na hora de criar ou de escolher cartões de visita, cartazes, flyers, folhetos, marca página, cartões postais, convites de aniversário personalizados, pastas, calendários e outros impressos. Quando se acerta, as boas escolhas podem fazer a diferença e atrair ainda mais o público alvo.

Segundo um estudo chamado Colour Assignments, há diferenças na preferência das cores entre homens e mulheres: eles preferem azul, verde e preto, enquanto elas têm uma queda maior pelo azul, roxo e verde. As cores menos simpáticas ou aceitas pelos homens são o marrom e o roxo e para as mulheres o marrom e cinza.

Além das cores é necessário prezar pela visibilidade, acabamentos personalizados e dados variáveis. Dentro do conjunto criado, é necessário influenciar o público alvo através de cores isoladas, que servirão de guia dentro do material promocional criado. [Webinsider]

Gustavo Loureiro trampa com internet desde 1998 e escreve para o Webinsider desde 2006. Você encontra mais sobre ele no Digital Marketing Cube ou no SearchLab.

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