Ciclo de vida de um cliente

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Quando fazemos a análise das métricas de um site, devemos ter em mente que é um processo, e como tal, não há um ponto final e sim um contínuo procedimento de medir, analisar os dados apresentados, testar novas soluções, aplicar as melhorias encontradas e começar tudo de novo.

métricas_ruy2Prova disso é a definição de web Analytics usada pela WAA (Web Analytics Association): “web Analytics é a medição, coleta, análise e a comunicação dos dados de internet com o propósito de compreender e otimizar o uso da web.”

Para essa análise, um dos processos utilizados busca entender o ciclo de vida dos nossos visitantes em relação ao nosso site. Esse processo é dividido em cinco fases:

Medindo alcance

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Métricas de alcance são usadas para entender os efeitos dos programas de marketing, para conseguir alcançar novos clientes e lembrar os antigos que ainda existimos. Esses números podem vir de várias fontes, como os adservers e sistemas de e-mail marketing.

Algumas métricas que podem ser analisadas são:

  • Abertura, taxa de rejeição e taxa de clique de e-mail. Determina a qualidade do esforço em email marketing;
  • Taxa de “bounce” de email. Indica necessidade de melhoria na base de dados de clientes;
    Impressões – mostra quantas vezes a campanha foi veiculada;
  • Taxa de cliques. Identifica quantas pessoas impactadas realmente se interessaram em visitar o site.

É interessante estudar essas taxas nos diversos veículos, canais dentro dos veículos e em cada palavra-chave para entender a performance de cada um deles.

Nessa análise é interessante verificar a performance atual com a de um período anterior para analisar a melhoria na condução das campanhas.

Medindo aquisição

Sem dúvida é mais fácil medir aquisição do que o alcance, já que essas métricas vêm somente de seu website. Esses números são importantes para ver de onde os clientes estão vindo e, combinada com métricas de conversão, possibilita verificar a qualidade desta aquisição.

  • Reference. De onde vêm os visitantes;
  • Principais erros de acesso. Verificar os problemas que essas pessoas tiveram ao entrar no site;
  • Total de visitantes do site. Total de visitantes únicos;
  • Número de visitas. Indica quão bem está o trabalho de alcance e como está a aquisição de novos visitantes;
  • Número de novos visitantes. Indica as mudanças na audiência total;
  • Páginas de entrada. Por onde os visitantes entram (landing page);
  • Percentual de novos visitantes. Indica as mudanças na audiência total e como a publicidade está funcionando;
  • Média de visitas por visitante. Verifica se o consumo de conteúdo mantem-se e indiretamente mede a experiência do visitante;
  • Média de páginas por visita. Para entender as mudanças no comportamento que podem ocorrer ao atrair mais visitantes ao site;
  • Média de páginas por visitante. Mede o consumo além da página de entrada do site;
  • Custo por visitante. Quanto se investiu em marketing para atrair essas pessoas versus a quantidade de aquisições no período.

Medindo conversão

Aqui começamos a mostrar a importância do site para os visitantes, se estamos atraindo as pessoas certas e tendo o retorno do investimento. Quando falamos em conversão, não podemos deixar de lado a desistência dos consumidores em manter uma relação com a marca.

Algumas métricas e análises para medir a conversão:

  • Atividades. O que o nosso visitante fez antes da aquisição ou desistência e quais informações ele procurou;
  • Análise do funil de conversão. Quais os pontos em que nosso visitante desistiu de nosso site e qual o percentual final de conversão;
  • Taxa de conversão por campanha. Aqui é possível fazer ajustes finos na mensagem passada para o público, além de saber quais os veículos de mídia e canais trazem um público mais qualificado;
  • Custo de conversão. Análise do investimento realizado em campanhas e no próprio site contra a quantidade de pessoas convertidas;
  • ROI. Total das vendas pelo investimento total do site e das campanhas;
  • Percentagem de conversão para novos e antigos visitantes. Ajuda a entender melhor a efetividade das campanhas e programas de retenção de visitantes.

Essas informações mostram onde devemos fazer ajustes fino, seja nas campanhas, para atrair um público mais qualificado, ou para ajustes no próprio site.

É mais fazer esse tipo de análise em sites de comércio eletrônico já que a conversão se dá com a compra de um bem ou serviço. Se possível, faça a segmentação do seu público para ter mais detalhes do que funciona para um e outro grupo.

Medindo retenção e lealdade

Existem diversos motivos para julgar a retenção como uma das mais importantes métricas, principalmente porque manter os atuais clientes é mais barato que conseguir novos.

Alguns estudos mostram que custa de 5 a 10 vezes mais para atrair um cliente do que para retê-lo. Além disso, você tem somente de 20% a 40% de chance de conseguir que um cliente perdido retorne à sua empresa. Por isso retenção é a chave para o sucesso de uma empresa.

As métricas e análises que você pode usar:

  • Percentual de clientes que retornaram;
  • Percentual de clientes que retornam em relação a todos os visitantes;
  • Frequência de visitas dos clientes;
  • Frequência de visitas de clientes fiéis;
  • Visitas recentes;
  • Análise das atividades que fazem com que os visitantes retornem;
  • Páginas chave pesquisadas e conteúdos procurados dentro do site.

Conclusão

É importante saber que essas métricas e análises variam de empresa para empresa. Isso porque duas empresas não têm o mesmo objetivo estratégico, ou seja, essas análises são altamente dependentes do que a empresa quer de sua atuação digital.

Conforme já dito anteriormente, entender as fases do ciclo de vida de um cliente e suas motivações para interagir com a sua empresa é só o segundo passo do processo.

O trabalho é iniciado com a coleta dos dados. E no terceiro passo é onde são testadas as hipóteses levantadas na análise e, assim, poder melhorar e manter os clientes. [Webinsider]

Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

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2 respostas

  1. Exatamente Israel, por isso sou um fã incondicional do planejamento de métricas antes mesmo da implementação ou da otimização do Web Analytics na empresa. Assim sabemos exatamente o que precisamos medir e porque.

  2. Professor Ruy,

    Como sempre, nos brinda com um excelente artigo e mui interessante para quem trabalhar ou quer trabalhar na área de WA. Com certeza é de muita valia frisar que não há como aplicar processos de mensuração iguais (em sua aplicabilidade e leitura) para todos os clientes, depende realmente da empresa e o que ela precisa e quer saber sobre sua atuação online. Os dados coletados e a análise sobre eles compõem uma resposta, mas qual é a pergunta mesmo?

    Um grande abraço

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