Cinco boas práticas para conquistar espaços na imprensa

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Grande parte das empresas, órgãos governamentais e instituições onde há pessoas qualificadas têm uma assessoria de imprensa trabalhando pela imagem institucional. E são jornalistas e relações públicas os responsáveis por ajudá-los a abrir e manter canais de contato com redatores, editores, repórteres, produtores e outros profissionais que atuam em veículos de comunicação, como as revistas, jornais, emissoras de rádios, TVs e em portais de conteúdo online.

Esse importante canal, que faz parte das ações da Comunicação Corporativa, tem como objetivo informar os stakeholders – sociedade, consumidores, investidores, clientes, parceiros e tantos outros profissionais à volta do empreendimento – sobre assuntos ligados ao seu negócio.

Basta observar como é comum vermos notícias de empresas comentando sobre parcerias, fechamento de contratos, novos investimentos, novas contratações e outros informes. São os assessores de imprensa que buscam esses espaços, a fim de gerar valor e credibilidade às suas marcas junto aos formadores de opinião nas redações.

Acompanhe algumas dicas para que consiga manter um bom canal de comunicação entre sua empresa e os veículos de imprensa:

Como identificar uma boa notícia?

Planejar é fundamental. Por isso, antes de qualquer atitude, organize os assuntos que julgue importante comunicar ao assessor de imprensa contratado e observe: trata-se de informações relevantes ao mercado de atuação ou interessam somente à empresa? Neste segundo caso, guarde as informações para ações de marketing, já que jornalistas têm interesse, apenas, em temas que macros, de interesses coletivos (social ou empresarial). Mas como fazer isso? Escreva duas linhas sobre a “ideia” de notícia que você teve e retire os adjetivos. Se sobrar informações relevantes, passem-nas para o assessor de imprensa avaliar e planejar as ações.

O perfil do porta-voz pesa muito

Toda sugestão de pauta deve ser sugerida aos jornalistas, nas redações, com a indicação de boas “fontes de informação”. São técnicos, especialistas, profissionais com boa formação e qualificação para criar um panorama sobre os assuntos que serão sugeridos. Os temas devem ajudar os formadores de opinião a criar pautas relevantes, que tenham profundidade. Não tem o perfil? Reveja seus planos e analise, com o assessor, a possibilidade de trabalhar somente a divulgação de produtos e serviços. Porém, é importante ter em mente que esse segundo tipo de ação não reforça a imagem institucional, mas sim as estratégias ligadas às vendas e marketing – o que, geralmente, nada tem a ver com conteúdos jornalísticos.

Temas atuais e no time certo

Falar sobre assuntos que não se domina é sempre muito perigoso. Por isso, é vital que você fique antenado em temas que possam convergir ao negócio/serviço a ser divulgado e estude-os. Antes mesmo de sugerir pautas, analise com sua assessoria de imprensa o que está acontecendo no mercado, quais dados atuais entidades de classes divulgam (estudos e pesquisas) e quais foram as últimas medidas governamentais/setoriais divulgadas. Sempre que possível, ajude os jornalistas das redações a fazerem “previsões” do que poderá se tornar notícia.

Concedendo entrevistas

Como resultado efetivo de um bom relacionamento com a imprensa, a entrevista é o momento máximo de conversar com o jornalista e aplicar as teorias. Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente, a clareza e a objetividade devem ser privilegiadas na conversa. Procure fazer um panorama geral sobre o tema da entrevista, para que o repórter possa entender melhor o assunto e, posteriormente, colocar os seus pontos de vista um a um. Desta forma, evitará erros na edição da reportagem. Lembre-se que jornalistas não sabem tudo sobre o setor. Se você e sua empresa foram procurados é porque têm capacidades para ajudar na produção de ideias para os conteúdos jornalísticos – aproveite da melhor forma possível, sem exagerar na dose.

Utilizando bem as informações publicadas

Quase nunca os jornalistas que entrevistam fontes de informação utilizam todas as ideias do entrevistado. Isso porque se privilegiam conteúdos relevantes, conhecimento “doado” pela fonte consultada – ou seja, você. Não se aborreça se seu nome e da sua empresa aparecerem no final da reportagem. O que importa é estar na pauta! Por fim, a publicação poderá servir como um excelente meio de informar aos stakeholders, por meio de seus canais via marketing, área comercial e das relações institucionais, o quanto é importante suas opiniões e de seus porta-vozes nos setores em que atua. [Webinsider]

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Thiago Ermano é jornalista da Anunciattho Comunicação, especializada em comunicação corporativa para startups.

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